Holanda inaugura primeiro parque flutuante feito de plástico da Europa

A cidade de Roterdã, segunda maior da Holanda, inaugurou o primeiro parque flutuante feito de plástico reciclado da Europa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto do arquiteto holandês Ramon Knoester saiu da prancheta depois de cinco anos de muito trabalho, que envolveu a recuperação de plásticos, reciclagem e arrecadação de fundos, informou o site CICLOVIVO.

O ‘Recycled Park’ mede 140 metros quadrados e é vizinho do porto de Rijnhaven, o maior porto marítimo da Europa. A Recycled Island, fundação criada por Knoester, utilizou resíduos captados no rio Meuse, que nasce na França, cruza a Bélgica e a Holanda, e vai em direção ao mar do Norte.

A organização afirmou que a tecnologia usada na coleta pode capturar lixos mesmo com tráfego de navios, mudanças de vento ou maré. O bacana é que ela também pode ser implementada em rios e fozes dos rios.

holanda parque flutuante feito plástico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O plástico coletado para o Recycled Park foi levado para a Universidade de Wageningen, líder de pesquisas sobre técnicas eficazes de reciclagem. Outras universidades holandesas, como a TU Delft e Universidade de Amsterdã, ajudaram a desenvolver os blocos hexagonais ancorados no piso do porto de Rijnhaven.

holanda parque flutuante feito plástico

“Quando recuperamos os plásticos diretamente em nossas cidades e portos, evitamos ativamente o crescimento adicional da “sopa de plástico” em nossos mares e oceanos. Roterdã pode servir de exemplo para as cidades portuárias em todos os lugares do mundo”, afirmou Knoester.

“A construção dos blocos de construção em plástico reciclado é um passo importante em direção a um rio livre de lixo”, completou.

holanda parque flutuante feito plástico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além de diminuir o impacto ambiental do lixo plástico em rios e oceanos, o parque ajuda as plantas a se desenvolverem. Tanto a parte superior quanto inferior das plataformas é coberta por uma vegetação.

Isso é bom inclusive para as espécies marinhas, que encontram alimento e abrigo nos blocos hexagonais. O lugar é ideal para animais que precisam se desenvolver ali antes de mergulhar em águas mais profundas.

Confira mais fotos do Recycled Park:

holanda parque flutuante feito plástico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

holanda parque flutuante feito plástico

holanda parque flutuante feito plásticocrédito das fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,092,098SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ele é o primeiro tetraplégico do Brasil que voltará a andar após tratamento inovador

O engenheiro Bruno Medeiros, de 32 anos, passou oito anos em uma cadeira de rodas. O mineiro de Santa Rita do Sapucaí ficou tetraplégico...

Fada skatista de webvídeo que viralizou revela: “Quero ser profissional”

O vídeo da fada skatista, a pequena Rayssa Leal, de só 7 anos, viralizou na web na última quarta-feira, 9. Rayssa é maranhense e mostra...

Mulher sobrevivente do câncer resolve encorajar as pessoas através de sua fotografia

Quando a fotógrafa canadense Robin Macmillan foi diagnosticada com câncer de mama aos 39 anos de idade, ela estava há apenas 6 dias após...

Projeto de consumo colaborativo faz brechó grátis em São Paulo

O “clothing swap”, ou troca de roupas, é um conceito de consumo colaborativo e uma tendência mundialmente conhecida e muito praticada na Europa, EUA...

Aos 104 anos, vovô colombiano termina tese de doutorado com pesquisa que desenvolve há 3 décadas

Quanta dedicação e vivacidade há no Lucio Chiquito, gente! Aos 104 anos e completamente lúcido, esse idoso acabou de enviar a sua tese de...

Instagram

Holanda inaugura primeiro parque flutuante feito de plástico da Europa 2