Holanda inaugura primeiro parque flutuante feito de plástico da Europa

A cidade de Roterdã, segunda maior da Holanda, inaugurou o primeiro parque flutuante feito de plástico reciclado da Europa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto do arquiteto holandês Ramon Knoester saiu da prancheta depois de cinco anos de muito trabalho, que envolveu a recuperação de plásticos, reciclagem e arrecadação de fundos, informou o site CICLOVIVO.

O ‘Recycled Park’ mede 140 metros quadrados e é vizinho do porto de Rijnhaven, o maior porto marítimo da Europa. A Recycled Island, fundação criada por Knoester, utilizou resíduos captados no rio Meuse, que nasce na França, cruza a Bélgica e a Holanda, e vai em direção ao mar do Norte.

A organização afirmou que a tecnologia usada na coleta pode capturar lixos mesmo com tráfego de navios, mudanças de vento ou maré. O bacana é que ela também pode ser implementada em rios e fozes dos rios.

holanda parque flutuante feito plástico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O plástico coletado para o Recycled Park foi levado para a Universidade de Wageningen, líder de pesquisas sobre técnicas eficazes de reciclagem. Outras universidades holandesas, como a TU Delft e Universidade de Amsterdã, ajudaram a desenvolver os blocos hexagonais ancorados no piso do porto de Rijnhaven.

holanda parque flutuante feito plástico

“Quando recuperamos os plásticos diretamente em nossas cidades e portos, evitamos ativamente o crescimento adicional da “sopa de plástico” em nossos mares e oceanos. Roterdã pode servir de exemplo para as cidades portuárias em todos os lugares do mundo”, afirmou Knoester.

“A construção dos blocos de construção em plástico reciclado é um passo importante em direção a um rio livre de lixo”, completou.

holanda parque flutuante feito plástico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além de diminuir o impacto ambiental do lixo plástico em rios e oceanos, o parque ajuda as plantas a se desenvolverem. Tanto a parte superior quanto inferior das plataformas é coberta por uma vegetação.

Isso é bom inclusive para as espécies marinhas, que encontram alimento e abrigo nos blocos hexagonais. O lugar é ideal para animais que precisam se desenvolver ali antes de mergulhar em águas mais profundas.

Confira mais fotos do Recycled Park:

holanda parque flutuante feito plástico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

holanda parque flutuante feito plástico

holanda parque flutuante feito plásticocrédito das fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bebê coala confunde cachorro com mãe e o abraça bem forte

Um vídeo super fofo que mostra um bebê coala brincando com um cachorro conquistou as redes sociais, acumulando milhões de visualizações em poucos dias. Nas...

Pesquisadores anunciam novo tratamento e dão passo decisivo para a cura do câncer no cérebro

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, anunciaram uma descoberta importante para a cura do tipo mais comum e agressivo de câncer no...

Mulher humilhada arrecada mais de US$ 100 mil para pagar taxis a quem sofre discriminação nos EUA

Tudo começou quando Maddy Park assistiu a uma reportagem chocante sobre a crescente onda de xenofobia contra americanos descendentes de asiáticos na cidade de...

Clínica permite a animais internados ter acompanhante no RJ

Em uma suíte, o bichinho fica junto a seu dono durante toda a internação. Veterinária responsável teve esta ideia ao pensar em sua cadela, já com 17 anos e cardiopata.

A amizade duradoura entre idoso e menina floresce a cada dia

Norah convidou seu querido amigo, de 85 anos, para a formatura dela na pré-escola, dois anos depois deles se conhecerem.

Instagram

Holanda inaugura primeiro parque flutuante feito de plástico da Europa 3