Holanda inaugura primeiro parque flutuante feito de plástico da Europa

A cidade de Roterdã, segunda maior da Holanda, inaugurou o primeiro parque flutuante feito de plástico reciclado da Europa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto do arquiteto holandês Ramon Knoester saiu da prancheta depois de cinco anos de muito trabalho, que envolveu a recuperação de plásticos, reciclagem e arrecadação de fundos, informou o site CICLOVIVO.

O ‘Recycled Park’ mede 140 metros quadrados e é vizinho do porto de Rijnhaven, o maior porto marítimo da Europa. A Recycled Island, fundação criada por Knoester, utilizou resíduos captados no rio Meuse, que nasce na França, cruza a Bélgica e a Holanda, e vai em direção ao mar do Norte.

A organização afirmou que a tecnologia usada na coleta pode capturar lixos mesmo com tráfego de navios, mudanças de vento ou maré. O bacana é que ela também pode ser implementada em rios e fozes dos rios.

holanda parque flutuante feito plástico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O plástico coletado para o Recycled Park foi levado para a Universidade de Wageningen, líder de pesquisas sobre técnicas eficazes de reciclagem. Outras universidades holandesas, como a TU Delft e Universidade de Amsterdã, ajudaram a desenvolver os blocos hexagonais ancorados no piso do porto de Rijnhaven.

holanda parque flutuante feito plástico

“Quando recuperamos os plásticos diretamente em nossas cidades e portos, evitamos ativamente o crescimento adicional da “sopa de plástico” em nossos mares e oceanos. Roterdã pode servir de exemplo para as cidades portuárias em todos os lugares do mundo”, afirmou Knoester.

“A construção dos blocos de construção em plástico reciclado é um passo importante em direção a um rio livre de lixo”, completou.

holanda parque flutuante feito plástico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além de diminuir o impacto ambiental do lixo plástico em rios e oceanos, o parque ajuda as plantas a se desenvolverem. Tanto a parte superior quanto inferior das plataformas é coberta por uma vegetação.

Isso é bom inclusive para as espécies marinhas, que encontram alimento e abrigo nos blocos hexagonais. O lugar é ideal para animais que precisam se desenvolver ali antes de mergulhar em águas mais profundas.

Confira mais fotos do Recycled Park:

holanda parque flutuante feito plástico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

holanda parque flutuante feito plástico

holanda parque flutuante feito plásticocrédito das fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,646,211SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher conhece seu doador de esperma e encontro acaba em casamento

Aos 42 anos, Londoner Aminah Hart era solteira, mas ela queria um filho. Então ela foi recorreu a um banco de esperma e selecionou um doador...

Aos 94 anos, atleta idosa corre 3 vezes por semana de 7 a 12 km e brinca: ‘Vovó corredora’

Aos 94 anos de idade, a dona Adelmira Adão mantém uma rotina de dar inveja: três vezes por semana, antes das cinco horas da...

Engenheiro do Alemão cria impressora 3D com sucatas de ferro-velho

"A ideia é ter uma tecnologia 100% favela, mostrar que somos mais do que estatística de violência, somos o futuro", diz Lucas.

Professor passa um ano pedalando pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água

Além de ser o recurso natural mais importante do planeta, a água potável é essencial para a sobrevivência humana. E com o objetivo de...

Debaixo de uma lona, nasceu instituição que há 26 anos transforma a vida de jovens de comunidade no RJ

A fundadora Selma Pacheco, de vizinha, se tornou parte de comunidade carente de Campo Grande (RJ). Hoje, O Neac (Núcleo Especial de Atenção a Criança) atende crianças e jovens que recebem aulas de dança, esportes e tecnologia.

Instagram