A cidade de Roterdã, segunda maior da Holanda, inaugurou o primeiro parque flutuante feito de plástico reciclado da Europa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O projeto do arquiteto holandês Ramon Knoester saiu da prancheta depois de cinco anos de muito trabalho, que envolveu a recuperação de plásticos, reciclagem e arrecadação de fundos, informou o site CICLOVIVO.
O ‘Recycled Park’ mede 140 metros quadrados e é vizinho do porto de Rijnhaven, o maior porto marítimo da Europa. A Recycled Island, fundação criada por Knoester, utilizou resíduos captados no rio Meuse, que nasce na França, cruza a Bélgica e a Holanda, e vai em direção ao mar do Norte.
A organização afirmou que a tecnologia usada na coleta pode capturar lixos mesmo com tráfego de navios, mudanças de vento ou maré. O bacana é que ela também pode ser implementada em rios e fozes dos rios.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O plástico coletado para o Recycled Park foi levado para a Universidade de Wageningen, líder de pesquisas sobre técnicas eficazes de reciclagem. Outras universidades holandesas, como a TU Delft e Universidade de Amsterdã, ajudaram a desenvolver os blocos hexagonais ancorados no piso do porto de Rijnhaven.
“Quando recuperamos os plásticos diretamente em nossas cidades e portos, evitamos ativamente o crescimento adicional da “sopa de plástico” em nossos mares e oceanos. Roterdã pode servir de exemplo para as cidades portuárias em todos os lugares do mundo”, afirmou Knoester.
“A construção dos blocos de construção em plástico reciclado é um passo importante em direção a um rio livre de lixo”, completou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além de diminuir o impacto ambiental do lixo plástico em rios e oceanos, o parque ajuda as plantas a se desenvolverem. Tanto a parte superior quanto inferior das plataformas é coberta por uma vegetação.
Isso é bom inclusive para as espécies marinhas, que encontram alimento e abrigo nos blocos hexagonais. O lugar é ideal para animais que precisam se desenvolver ali antes de mergulhar em águas mais profundas.
Confira mais fotos do Recycled Park:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
crédito das fotos: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.