Sozinho, homem cria usina hidrelétrica capaz de abastecer 300 casas ao mesmo tempo no Alaska

Aposentado após uma vida inteira trabalhando como hidrologista, o norte-americano Dave Brailey, de Anchorage, no Alaska (EUA), se mudou há alguns anos para a comunidade Eagle River, onde tem trabalhado em uma mini-usina para fornecer eletricidade às casas da vizinhança.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No final de julho, a mini-usina hidrelétrica de Dave passou a gerar energia suficiente para abastecer 300 casas (beneficiando diretamente cerca de 1000 pessoas).

A ideia surgiu há 10 anos como uma proposta utópica, que foi tão bem desenvolvida que hoje gera até 300 quilowatts por meio do “Projeto Hidrelétrico Juniper Creek”.

Dave pagou os US$ 1,7 milhão da empreitada (mais de R$ 8 milhões) com recursos próprios, apesar das inúmeras tentativas de se conseguir verbas públicas para o projeto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao lado da esposa Melaine Janigo e outro casal de engenheiros, ele dividem e mantém um terreno onde fica a moderna usina.

O hidrologista cuida pessoalmente do planejamento e da maior parte do trabalho físico, com a ajuda ocasional de familiares e amigos. Recentemente, ele contratou um engenheiro civil para supervisionar a estrutura e outros profissionais para atestar a segurança do gerador de energia.

Como funciona

Um enorme cano de 18 polegadas coleta a água e a canaliza ao longo de 400 metros para a usina de Dave, que é totalmente gerida por computador e fornece eletricidade para linhas de força.

A nascente sob a encosta da montanha, próxima a Eagle River, também contribui com água, mantendo o projeto funcionando o ano todo, inclusive em períodos de estiagem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No verão, segundo o hidrologista, a usina Juniper Creek pode fornecer energia para mais de 300 residências. Em cerca de 15 anos, todo o projeto terá “se pagado” e continuará produzindo energia elétrica para as futuras gerações.

“Sempre pensei que temos que fazer algo a respeito das emissões de carbono. E esse se tornou meu propósito de vida, fazer algo por meus filhos e pela humanidade no futuro”, disse Dave.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao contrário das soluções “residenciais” mais comuns (e sustentáveis), como painéis solares ou até mini turbinas eólicas, a hidroelétrica criada por Dave fornece energia de uma maneira constante e para um grande número de residências. Tomara que novas iniciativas tão legais quanto esta sejam reproduzidas em outros lugares do mundo!

Veja também:

Fonte: ADN
Fotos: Loren Holmes / ADN

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,843,411SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

A linda forma que essa menina acalma sua irmã recém-nascida que chorava

Já mostramos aqui o momento em que crianças conhecem seus irmãos recém-nascidos, lembram? (se não lembram, vejam aqui), pois acabamos de ver um vídeo...

Policial compra bolo de aniversário para jovem que chorava por terem esquecido a data

O que você faria se todo mundo que você conhecesse esquecesse de seu aniversário? Esta situação, hipotética para muitos, aconteceu com um garoto tailandês....

Jovem paraplégico caminha ao lado da noiva no dia do casamento e é impossível não se emocionar

O amor é capaz até do impossível, é o que nos ensina esta linda história. Há 7 anos, o norte-americano, Chris Norton sofreu uma...

Brasiliense que vive em Portugal ganha chá de bebê no Brasil

O melhor chá de bebê para uma mamãe que morre de saudades das amigas!

Jovem com doença rara autoimune, conta como foi superar a amputação e inspira outras pessoas

Foi uma doença rara que fez Letícia Fabri, de 26 anos, mudar a sua perspectiva de vida e inspirar muita gente! Ela tem Plaquetopenia Trombocitopenica...

Instagram