Com uma escova e detergente, homem viraliza ao lavar “pedaço de meteoro” que caiu em Iraí de Minas (MG)

No último sábado (15), um morador de Iraí de Minas, no Triângulo Mineiro, repercutiu nas redes sociais após compartilhar a foto de um suposto meteorito que teria caído próximo à cidade um dia antes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na imagem, ele aparece lavando o fragmento de corpo celeste com uma escova e detergente antes de, aparentemente, disponibilizá-lo para venda.

“‘Ó’ o sinal que ela derreteu com o calor, olha aqui! E outra coisa também, ela quebrou com a pancada, olha lá. Cabou de lavar ela”, narrou o rapaz, que não quis se identificar.

Não demorou muito para a foto viralizar internet afora – e levantar a dúvida entre muitos internautas se tocar objetos vindos do espaço é um risco para a saúde.

Em entrevista ao portal “BHAZ”, o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador de um projeto brasileiro de pesquisa envolvendo meteoros no Observatório Nacional, disse que o pequeno corpo celeste não causa nenhum mal ao organismo humano.

Entretanto, recomenda que o mais correto é levá-lo a um centro de estudos astrofísicos, onde profissionais treinados poderão manusear o objeto adequadamente.

“Não há perigo nenhum em pega-lo, é uma rocha comum. Mas não precisa lavar, o recomendado é cobri-lo e colocar dentro de um saco plástico. Quando a pessoa encontra um objeto que suspeita que seja um meteorito ela precisa entrar em contato com a universidade federal mais próxima, porque lá tem o setor de metalúrgica, o setor da área de química, que fazem o encaminhamento”, explicou.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quem quer comprar um meteorito?”

No último fim de semana, uma montagem que mostra o suposto meteorito sendo vendido por mais de R$ 15 mil em um site de compra e venda viralizou nas redes sociais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E por incrível que pareça, segundo Marcelo, esse comum é relativamente comum no Brasil – ainda que seja ilegal.

“Eu sou uma das pessoas no Brasil que combate esse mercado de objetos científicos, mas tem gente até da área de ciências envolvido em compra e vendas de meteorito”, lamentou o astrônomo.

Com uma escova e detergente, homem viraliza ao lavar pedaço de meteoro que caiu em Iraí de Minas (MG)

“Existe um decreto no Brasil que todo objeto científico – o meteorito se enquadra nele – tem que ter autorização do Ministério de Ciência e Tecnologia pra sair do Brasil. Se não tiver, é considerado contrabando. Mas em geral ele vai escondido na roupa, por correio”, disse.

“Tem os meteoritos que são os mais comuns, eles alcançam até um valor baixo, mas tem alguns tipos com liga metálica que alcançam valores de milhares de dólares por grama. Também tem os meteoritos marcianos, que atingem valores altos. Varia muito no mercado e esses costumam ser anunciados de compra e venda”, completou.

Tesouro inestimável para a ciência

Os meteoritos são, em geral, formados por grãos de poeira e carbono. Outros, mais valiosos (e raros), podem ser formados por ferro, níquel e outros metais pesados.

De toda forma, o que importa, segundo Marcelo, é o valor científico desses corpos celestes.

“É muito mais estratégico você estudar um objeto que veio do espaço, do que mandar uma sonda para o espaço para estudá-lo, o que demanda muito mais tempo e dinheiro. Esses objetos são testemunhos do surgimento do sistema solar, são verdadeiros relógios arqueológicos, marcadores das transformações que o sistema solar vem passando”, explicou.

Fonte: BHAZ
Fotos: Reprodução / Instagram: @bh.da.zueira

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Com uma escova e detergente, homem viraliza ao lavar "pedaço de meteoro" que caiu em Iraí de Minas (MG) 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,388SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jogador de hóquei vence o câncer e recebe apoio de todo o seu time em última quimioterapia [VIDEO]

Apoio, amizade e solidariedade! 💪 Em seu primeiro dia de quimioterapia, o jogador de hóquei Luke Davidson, de Phoenix, no Arizona (EUA), recebeu o apoio...

Após ser impedida de se matricular na USP, jovem ganha estágio e imersão nos EUA

A jovem Elisa Flemer, 17 anos, passou para engenharia civil na USP (Universidade de São Paulo) com a 5ª melhor nota entre os candidatos...

Criança corre para abraçar entregador de pizza que perdeu a filha

Um abraço inocente de uma criança de 2 anos deixou mais leve o dia de um pai que perdeu a filha recentemente. Abraço de...

Após morte de melhor amigo, garoto de 12 anos arrecada R$ 10 mil para pagar funeral

Quando Kaleb Klakulak começou a segunda série em Warren, Michigan (EUA), ele era o garoto novo da escola. Seus pais tinham acabado de se...

Casal de SC que sonhava em ter uma família grande adota quatro irmãos para mantê-los juntos

Um casal de Mafra, no norte catarinense, adotou 4 irmãos de uma só vez para que eles não ficassem separados. Desde que o processo de...

Instagram

Com uma escova e detergente, homem viraliza ao lavar "pedaço de meteoro" que caiu em Iraí de Minas (MG) 4