Homem que perdeu os pais e foi morar em abrigo hoje ensina crianças no Guarujá (SP)
Juramir tinha apenas 2 anos quando, de maneira súbita, perdeu o pai. Com a tragédia, ele deixou São Paulo para ir morar no Guarujá (SP) com a mãe.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Infelizmente, pouco tempo depois, a progenitora faleceu também, deixando o menino sem família. O Estado então assumiu a tutela do garoto, que foi morar em um abrigo da cidade paulista.
Hoje aos 29 anos, Juramir Valentim da Costa – o Jura, como é chamado, – tinha tudo para escolher os caminhos mais adversos na vida. No entanto, ele sempre optou pelo caminho do equilíbrio.
Leia Mais
Infância no abrigo
Em entrevista ao portal Costa Norte, Juramir contou que sua vida começou a mudar para melhor aos 7 anos, quando ele ingressou no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Isabel Ortega de Souza, no Santa Rosa, para fazer aulas de natação, de onde nunca mais saiu.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Muitas pessoas me diziam que eu não seria nada na vida, mas estou aqui. Quando você vem de abrigo as pessoas te olham diferente, mas graças a Deus tenho orgulho de mim, da pessoa que me tornei”, comentou o paulistano, que hoje mora no bairro Jardim Helena Maria, é casado e pai de 3 filhos.
Mais de duas décadas após ingressar na Natação, Jura não atua mais na condição de aluno, mas de professor voluntário no Caec, onde também ministra aulas de tênis de mesa.
Docência e importância do Centro
Hoje, o Centro mantém 60 alunos ativos. Juramir estima ter dado aulas para ao menos 80 crianças e jovens desde que se tornou professor.
Seu principal objetivo, ele conta, é ensinar o esporte às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. “Por isso, digo aos meus alunos: se querem algo, acredite, pois um dia vocês vão alcançar”.
O professor também fez questão de reconhecer a importância do Caec em sua vida. “Se não fosse o Caec, certamente eu teria passado por muitos mais perrengues nessa vida. Aqui estou em casa onde vivo desde criança”, destacou, acrescentando que os centros comunitários fazem um trabalho de excelência no acolhimento da comunidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Sempre batalhei”
Desde meados da adolescência, Juramir já vendeu chup chup, confeccionou pipas, tomou conta de carros na rua… Atualmente, trabalha como motorista de aplicativo.
“Nunca fiz coisa errada, sempre batalhei”, afirma. Como jogador de tênis de mesa, o paulistano participou de diversos campeonatos, entre eles, os Jogos Abertos (2008 – 2º lugar); 2010 (3º lugar); 2011 (2º lugar) e também já teve a oportunidade de jogar como mesa-tenista profissional, Hugo Hoyama.
A cidade do Guarujá, no litoral paulista, mantém 7 Caecs na rede municipal de ensino, somando 10.300 alunos. São ofertados 10 monitores de curso e outros 2 monitores de esporte por Unidade.
O Caec Isabel Ortega, “lar” de Juramir, possui hoje cerca de 3.804 alunos matriculados, em 28 modalidades, entre atividades esportivas, culturais, educacionais e de geração de renda.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: Costa Norte
Fotos: Arquivo pessoal
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.