Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: ‘Minha missão na Terra’

Todo cão merece viver em um lar feliz e amoroso. Infelizmente, nem todos conseguem experimentar esse tipo de vida. É por isso que organizações como a SPCA foram criadas para ajudar os animais. Muitos nascem nas ruas, enquanto alguns são abandonados por seus tutores devido à idade, doenças ou simples indiferença.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com sorte, existem pessoas no mundo como Dejan Gacic que têm um grande coração pelos animais.

Cerca de 20 anos atrás, Dejan e sua falecida mãe Svetlana encontraram um filhote em um elevador e o levaram para casa. Logo, eles começaram a alimentar os animais de rua em sua aldeia de Cumic, na Sérvia.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra'

As notícias de sua espécie em relação aos animais se espalharam rapidamente pela comunidade, e a dupla começou a expandir o escopo de seus esforços.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Antes que eles percebessem, mãe e filho abriram um abrigo para animais em 1997 e o chamaram de “Abrigo Vucjak”. Poucos anoss depois, Svetlana faleceu, deixando Dejan como o único zelador do abrigo e de seus moradores peludos.

“Minha mãe era uma pessoa com uma personalidade forte e um caráter forte”, disse Dejan.

“Ela abandonou a própria vida social e mudou-se para o abrigo para cuidar dos cães. Minha mãe e eu éramos inseparáveis. Ainda estou conversando com ela, através de orações, e informando sobre todos os problemas e obstáculos que enfrento diariamente.”

Com a morte de Svetlana, o trabalho no abrigo não era mais tão simples quanto antes. Dejan se vira sozinho, fornecendo assistência a centenas de animais todos os dias.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra'

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Na Sérvia, a situação dos cães desabrigados é terrível”, disse ele. “Todos os dias, as pessoas abandonam seus cães. Todos os dias, recebo várias ligações de pessoas que querem se livrar de seus cães.”

De acordo com o site da organização sem fins lucrativos, a missão do Abrigo Vucjak é “salvar todos os animais e fornecer-lhes comida, abrigo, amor, segurança e cuidados médicos”.

Fiel à sua palavra, o amor de Dejan pelos animais vai além desses preciosos caninos.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra'

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2014, ele comprou terras nas Montanhas Gledic e construiu um santuário para lobos. Apesar de ser o animal nacional da Sérvia, essas criaturas estão à beira da extinção devido aos caçadores furtivos. O abrigo também cuida de outros animais, como gatos e raposas.

Dejan também enfatiza a importância de deixar esses animais viverem livremente pela propriedade.

“Todos os cães aqui estão livres para correr e brincar”, disse ele. “Não há cães acorrentados. Vinte e quatro horas, eles estão livres.”

Para acomodar mais animais, Dejan comprou uma casa distante e com muito espaço para os animais passearem. O rapaz está fazendo o melhor que pode com seus recursos e está constantemente procurando melhorar as condições de vida dessas amorosas criaturas.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra' 2

No entanto, a pandemia provou ser um momento desafiador para muitos animais também. Agora, mais do que nunca, mais pessoas estão desistindo de seus animais de estimação: hoje, o abrigo abriga mais de mil cães, gatos e animais selvagens.

O abrigo Vucjak como o SPCA depende principalmente de doações e subsídios do público.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra' 3

“Esse apoio permite que o abrigo continue seu trabalho e dê aos animais um lugar digno, seguro e amoroso para viver”, disse a organização em seu site.

Felizmente, o povo da Sérvia conhece a importância do trabalho de Dejan. Através de seu apoio, o abrigo é mantido à todo vapor e é capaz de ajudar mais animais necessitados.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra' 4

Dejan raramente faz uma pausa devido a todo o trabalho que ele precisa concluir em um dia, mas ele diz que seus esforços valem a pena.

“Eu amo meus cães, eles são minha vida. Estou tentando dar tudo para que mais deles sejam adotados para dar mais espaço para esses animais. Para a maioria dos meus cães adotados, vejo fotos todos os dias… eles têm uma vida ótima. Desejo que muitos cães encontrem novos lares”, disse.

Assista ao vídeo:

Fonte: The Dodo
Fotos: Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,539SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

VOAA lança vaquinha para cabeleireiro de Petrópolis, que continua salvando vidas mesmo após ter perdido tudo

O vídeo do cabeleireiro Fabrício Guerra viralizou em toda internet quando ele arriscou sua própria vida para salvar pessoas desconhecidas que estavam ilhadas por...

Mais uma vez o Maranhão dá exemplo aprovando fim do auxílio-moradia dos deputados

Na semana passada o estado do Maranhão já deu um exemplo maravilhoso aumentando consideravelmente o salário dos professores, atingindo o maior salário da categoria...

Este gato tem uma doença genética rara, mas isso só significa constantes dias de bons pelos

Atchoum é um gato persa muito lindo de Quebec, no Canadá. Mas como você pode ter notado, esta lidenza de 1 ano, tem um pouco mais pelo...

Após veto do Uber a bairros de SP, moradores da periferia criam a Ubra

"A demanda está muito grande e a gente já está perdendo corrida"

Foto de duas crianças com câncer se abraçando comove a internet

A imagem mostra duas meninas com câncer que, abraçadas, olham a vista do Hospital Infantil de Pittsburgh, no Estado norte-americano da Pensilvânia. A foto foi tirada e divulgada...

Instagram

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra' 6