Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: ‘Minha missão na Terra’

Todo cão merece viver em um lar feliz e amoroso. Infelizmente, nem todos conseguem experimentar esse tipo de vida. É por isso que organizações como a SPCA foram criadas para ajudar os animais. Muitos nascem nas ruas, enquanto alguns são abandonados por seus tutores devido à idade, doenças ou simples indiferença.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com sorte, existem pessoas no mundo como Dejan Gacic que têm um grande coração pelos animais.

Cerca de 20 anos atrás, Dejan e sua falecida mãe Svetlana encontraram um filhote em um elevador e o levaram para casa. Logo, eles começaram a alimentar os animais de rua em sua aldeia de Cumic, na Sérvia.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra'

As notícias de sua espécie em relação aos animais se espalharam rapidamente pela comunidade, e a dupla começou a expandir o escopo de seus esforços.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Antes que eles percebessem, mãe e filho abriram um abrigo para animais em 1997 e o chamaram de “Abrigo Vucjak”. Poucos anoss depois, Svetlana faleceu, deixando Dejan como o único zelador do abrigo e de seus moradores peludos.

“Minha mãe era uma pessoa com uma personalidade forte e um caráter forte”, disse Dejan.

“Ela abandonou a própria vida social e mudou-se para o abrigo para cuidar dos cães. Minha mãe e eu éramos inseparáveis. Ainda estou conversando com ela, através de orações, e informando sobre todos os problemas e obstáculos que enfrento diariamente.”

Com a morte de Svetlana, o trabalho no abrigo não era mais tão simples quanto antes. Dejan se vira sozinho, fornecendo assistência a centenas de animais todos os dias.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra'

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Na Sérvia, a situação dos cães desabrigados é terrível”, disse ele. “Todos os dias, as pessoas abandonam seus cães. Todos os dias, recebo várias ligações de pessoas que querem se livrar de seus cães.”

De acordo com o site da organização sem fins lucrativos, a missão do Abrigo Vucjak é “salvar todos os animais e fornecer-lhes comida, abrigo, amor, segurança e cuidados médicos”.

Fiel à sua palavra, o amor de Dejan pelos animais vai além desses preciosos caninos.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra'

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2014, ele comprou terras nas Montanhas Gledic e construiu um santuário para lobos. Apesar de ser o animal nacional da Sérvia, essas criaturas estão à beira da extinção devido aos caçadores furtivos. O abrigo também cuida de outros animais, como gatos e raposas.

Dejan também enfatiza a importância de deixar esses animais viverem livremente pela propriedade.

“Todos os cães aqui estão livres para correr e brincar”, disse ele. “Não há cães acorrentados. Vinte e quatro horas, eles estão livres.”

Para acomodar mais animais, Dejan comprou uma casa distante e com muito espaço para os animais passearem. O rapaz está fazendo o melhor que pode com seus recursos e está constantemente procurando melhorar as condições de vida dessas amorosas criaturas.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra' 2

No entanto, a pandemia provou ser um momento desafiador para muitos animais também. Agora, mais do que nunca, mais pessoas estão desistindo de seus animais de estimação: hoje, o abrigo abriga mais de mil cães, gatos e animais selvagens.

O abrigo Vucjak como o SPCA depende principalmente de doações e subsídios do público.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra' 3

“Esse apoio permite que o abrigo continue seu trabalho e dê aos animais um lugar digno, seguro e amoroso para viver”, disse a organização em seu site.

Felizmente, o povo da Sérvia conhece a importância do trabalho de Dejan. Através de seu apoio, o abrigo é mantido à todo vapor e é capaz de ajudar mais animais necessitados.

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra' 4

Dejan raramente faz uma pausa devido a todo o trabalho que ele precisa concluir em um dia, mas ele diz que seus esforços valem a pena.

“Eu amo meus cães, eles são minha vida. Estou tentando dar tudo para que mais deles sejam adotados para dar mais espaço para esses animais. Para a maioria dos meus cães adotados, vejo fotos todos os dias… eles têm uma vida ótima. Desejo que muitos cães encontrem novos lares”, disse.

Assista ao vídeo:

Fonte: The Dodo
Fotos: Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra' 6

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,464SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

“Meu pai foi convidado para uma festa de 60 anos e achou que era uma festa dos anos 60”

James "Jimbo" McComb é apaixonado pelos anos 60. Tão apaixonado, que confundiu o aniversário de 60 anos de um amigo com uma festa temática...

Seleção da Alemanha não jogará mais em países que discriminam mulheres

Em mais um passo rumo à equidade de gênero, a seleção alemã de futebol divulgou que não irá mais jogar em países onde mulheres são...

Rapaz procura dona de aliança perdida e você pode ajudar a encontrar

“Por trás de cada aliança existe uma história."

Gentileza: Mulher é fotografada cobrindo morador de rua em Joinville

Uma cena chamou a atenção de quem passou pela rua Albano Schmidt da cidade de Joinville. Um morador de rua dormia na calçada, descoberto e com poucas...

Site alemão funciona como um Airbnb para refugiados

As imagens e histórias dos refugiados de guerra estão por toda a internet, com suas tragédias pessoas. No meio de tanta dor e trsiteza, um...

Instagram

Homem dedica vida à resgatar milhares de cães abandonados nas ruas da Sérvia: 'Minha missão na Terra' 7