Ex-morador de rua tira 920 pontos em redação do Enem e quer se tornar escritor

Alexandre Camilo, 55 anos, viveu em situação de rua por cerca de um ano em Fortaleza (CE), e conquistou 920 pontos dos mil possíveis na redação do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado em janeiro deste ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, ele tentará uma das vagas do curso de Letras da UFPI (Universidade Federal do Piauí). Carioca, Alexandre é formado em Biologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e cursou até mestrado na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), mas viu seu vício em drogas afastar suas chances de seguir carreira na sua área.

A saída do Rio para Fortaleza foi uma tentativa de mudar de vida, que não deu certo.

“Morei durante nove meses na rua em Fortaleza. Saí do Rio de Janeiro para tentar a vida lá, mas não consegui e fiquei na rua. Depois, tive problemas com drogas. Sou formado em biologia, tenho mestrado, mas o uso de drogas me afastou da profissão”, contou Alexandre ao site Cidades em Foco.

Segunda chance

Mais uma vez buscando novos ares e tentando sair da situação de rua em que se encontrava, o biólogo conseguiu se mudar para Teresina (PI), onde foi acolhido pela Pastoral de Rua da cidade. No local, ele estudou pra valer para a prova do Enem!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Minha preparação foi através de videoaulas pelo YouTube e um livro de gramática. Gostei muito da temática, por isso sempre esperei uma boa média. Ao acessar o meu resultado, fiquei muito satisfeito”, disse Alexandre.

O biólogo, que teve um livro de poesias publicado em 2020, já está pensando em sua segunda obra. O objetivo de Alexandre na faculdade de letras é aperfeiçoar sua técnica de escrita.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Decidi que queria melhorar meu português. Até que eu escrevia razoavelmente bem, mas decidi me inscrever no Enem”, declarou em entrevista ao Estado de Minas.

A força de vontade de Alexandre para se afastar das drogas e continuar sempre aprendendo fez com que ele desse um passo importante rumo à mais uma graduação. Nunca é tarde para recomeçar! 👏💪

 

Quer conhecer mais uma história inspiradora? Dá o play! 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,763,858SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Série emocionante mostra momento em que família conhece sua filha adotiva

A fotógrafa Kristen Prosser, de Minesota, nos Estados Unidos, sempre quis fazer uma série de fotos dos primeiros momentos de um bebê adotivo com sua nova...

Coronavírus: Messi doa 1 milhão de euros para hospitais da Espanha e Argentina

Astro do futebol mundial, Lionel Messi doou 1 milhão de euros para dois hospitais – um em Barcelona e outro cidade argentina de Rosário,...

Estrangeiros levam cem crianças de comunidade para assistir a competições da Olimpíada

Imagine o quão frustrante deve ser morar na cidade onde acontecem os Jogos Olímpicos e não ter condições de assistir a nenhuma competição. Foi pensando...

Gari se sensibiliza com idoso que vive em condições desumanas e faz campanha

O idoso tem 78 anos, moram com ele mais dois filhos com transtornos mentais. A casa não possui móveis e nem banheiro, ou seja, nenhuma infraestrutura para moradia.

Idoso realiza sonho de conhecer São Paulo e é surpreendido com um ‘pulinho’ na praia

O Seu Vicente, de Alfenas (MG), ganhou as passagens de uma empresa e foi recebido por um casal em SP.

Instagram