Homem em situação de rua ganha a vida vendendo livros que encontra no lixo

Odilon Tavares vive em Belo Horizonte e é catador de recicláveis em sua cidade. Em situação de rua, ele já trabalhou como auxiliar de pedreiro e realizou alguns bicos, mas encontrou nos lixos da capital mineira uma oportunidade de viver melhor, dando novo significado ao que encontrava lá. Impressionado com a quantidade de livros jogados no lixo, ele começou a vendê-los há uns anos e hoje essa é a sua principal fonte de renda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No início, Odilon os vendia por 1 real, agora cada um vale em média 5 reais. Ele criou uma espécie de sebo e costuma ficar sempre no mesmo lugar, na esquina da rua Grão Mogol com a Avenida do Contorno. Seu trabalho não é fácil, ele sai atrás dos livros, todos os dias, sem folga, costuma acordar às 4 da manhã, mas já encontrou muita coisa boa, como um exemplar novinho de Harry Potter, que ele conseguiu vender por 20 reais.

Hoje, figura conhecida na cidade, alguns sebos chegam a procurá-lo, mas ele diz que prefere a venda individual. Vendendo cerca de 100 livros por mês, o que lhe rende entre 400 e 500 reais, agora pensa em alugar um lugar para viver e quem sabe, em breve, montar o seu próprio sebo.

Apesar de ter estudado somente até a quarta série do fundamental, Odilon diz que sempre teve o costume de ler e que viu em sua atividade, uma maneira de pagar suas contas e de dar nova vida aos livros, que estavam no lixo. Que incrível!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações de Observatório 3 Setor

Apoie causas com Visa, sem pagar a mais por isso. Inscreva-se e ajude já! Aqui.

Fotos: Alexandre Rezende / UOL

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,444,158SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pesquisadores ingleses criam neurônios artificiais para tratar o Mal de Alzheimer

Os neurônios artificiais também podem tratar condições como insuficiência cardíaca.

Menino sofre bullying por causa de lancheira ‘feminina’ e seu tio responde

Ryker sofreu intimidações de garotos da escola que diziam que sua lancheira é 'de menina', só porque ela tem desenhos de gatos coloridos.

Você conhece madeira transparente? Material é mais resistente, leve e durável que o vidro

Madeira transparente já existe há algum tempo. A novidade é que pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA, descobriram uma forma de produzir o...

A moeda virtual BitSeeds irá plantar 1 bilhão de árvores no mundo!

Nada melhor do que quando a tecnologia e a sustentabilidade caminham juntas, não é mesmo? E é exatamente o que acontecerá neste caso: BitSeeds...

Casal gay de pinguins ganha ovo para chocar no Zoológico de Berlim

Com o auxílio dos funcionários do Zoológico de Berlim, um casal de pinguins imperadores machos conseguiram um ovo para chocarem juntos. Eles manifestaram tal...

Instagram