Desde 1979, as mulheres iranianas são legalmente obrigadas a cobrir seus cabelos em público.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com isso em mente, o jornalista iraniano Masih Alinejad lançou um poderoso movimento social para defender o direito de cada indivíduo decidir como se vestir, desafiando as regras de gênero restritivas.
Com uma campanha online chamada My Stealthy Freedom, as mulheres iranianas são convidados a compartilhar fotos de si mesmas sem seus hijabs; enquanto isso, os homens ostentam os lenços com a hashtag #MenInHijab para mostrar apoio e solidariedade.
Leia Mais
Em um post no Facebook, Alinejad explica: “Quando minhas primas viram que eu estava usando o seu véu, não puderam deixar de rir. Perguntei a elas se ficava engraçado em mim. Eu realmente amo e respeito minhas primas. Eu acho que não se deve falar de liberdade se ele/ela apoia a ideia de restringir a liberdade de outras pessoas. O hijab é apenas um exemplo simbólico das liberdades proibidas pelo governo, e que particularmente obstrui a liberdade das mulheres. Nós não devemos tratar as mulheres como objetos”, escreve ele. “Assim como outras mulheres pelo mundo, as mulheres iranianas devem viver plenamente seus direitos e elas devem ser as únicas a determinar o que vão vestir.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com a iniciativa, o objetivo da Alinejad é mostrar os rostos autênticos e aumentar a consciência, apelando para a igualdade de gênero em um “Irã livre, próspero e educado.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: My Modern Met
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.