Horta comunitária de 24 km gera renda e alimenta 800 pessoas carentes em Sete Lagoas (MG)

A gente colhe o que planta“. Quarenta anos depois de criar sua primeira horta comunitária, o município de Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais, tem motivos de sobra para comemorar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A primeira horta deu origem a outras 7, gerando renda para 320 famílias e levando alimentos para 800 pessoas de baixa renda.

Ao todo, o “mar de hortaliças” e outras leguminosas se estende por 24 quilômetros!

Horta comunitária de 24 km gera renda e alimenta 800 pessoas carentes em Sete Lagoas (MG)

No ano passado, em meio à pandemia e o aumento da insegurança alimentar da população, o projeto passou a doar alimentos para ONGs e centenas de famílias em situação de vulnerabilidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para Warley Raimundo, superintendente de agropecuária e abastecimento de Sete Lagoas, o “Horta Social”, como a iniciativa foi batizada, só é bem-sucedido graças ao trabalho interno dos próprios voluntários dentro das hortas comunitárias.

“Com a pandemia, várias instituições OSC do município começaram a produzir marmitas para doações em comunidades mais afetadas pela crise sanitária. Sendo assim, em uma roda de conversa com o prefeito Duílio de Castro e o vereador Caio Valace resolvemos criar uma alternativa para ajudar”, explicou ao portal ECOA.

Centenas de pessoas beneficiadas

Cada horta contribui com a fatia de doações de hortaliças e leguminosas, mas mantendo o objetivo principal de geração de alimentos e sensibilização dos produtores locais.

“O programa tenta mudar o hábito alimentar, como também sensibilizar a população a respeito da segurança alimentar no município. Os horticultores estão se sentindo como cidadãos que geram solidariedade. E estão muitos orgulhosos de saberem que levam comida para mais de 800 pessoas por dia”, disse.

Horta comunitária de 24 km gera renda e alimenta 800 pessoas carentes em Sete Lagoas (MG) 3

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o portal Ecoa, as hortas se dividem em diferentes regiões de Sete Lagoas.

Os produtores que fazem parte do trabalho são selecionados pelos Cras (Centro de Assistência Social) e recebem treinamento para o cultivo consciente.

“Eles recebem a terra, água e energia elétrica gratuitamente. A única contrapartida é de fornecer alimentos para as escolas municipais”, explicou o superintendente.

Horta comunitária de 24 km gera renda e alimenta 800 pessoas carentes em Sete Lagoas (MG) 4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Legumes enriquecem a marmita

Os produtores locais entregam os produtos colhidos para organizações da sociedade civil, que doam as refeições para a população vulnerável.

A entrega dos alimentos ajuda economicamente a produção das refeições, uma vez que todo o processo é feito de forma voluntária.

O catador de recicláveis Otacílio Cardozo, da Associação dos Recicladores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Sete Lagoas, contou que recebe as doações 2 vezes por semana. “É importante a criação de hábito do consumo de hortaliças junto à alimentação diária e hoje isso é realidade em nossa entidade. O pessoal que recebe não dispõe de recurso para a comprar em supermercado ou sacolões”, completou.

Horta comunitária de 24 km gera renda e alimenta 800 pessoas carentes em Sete Lagoas (MG) 5

As doações também beneficiam a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e seus membros, como a Tatiane da Silva, uma das coordenadoras da entidade.

Ela conta que essa ajuda é muito importante e auxilia 17 famílias que trabalham com reciclagem. “Eu agradeço muito em nome de todos nós. Recebemos duas vezes na semana e eles ainda levam até a gente. É um trabalho muito bacana e necessário”, completou. Por um Brasil com cada vez mais hortas e menos fome!

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

Assista como foi, na íntegra, o I Prêmio Razões Para Acreditar!

Fonte: The Greenest Post
Fotos: Reprodução / YouTube

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Horta comunitária de 24 km gera renda e alimenta 800 pessoas carentes em Sete Lagoas (MG) 7

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,080,475SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Agente de aeroporto paga passagens de casal surdo e filhos ao perceber que caíram em golpe

O agente de aeroporto da Azul, Raphael Cavaleiro, de 35 anos, foi um verdadeiro anjo para uma família do Mato Grosso do Sul. Após...

Conheça o Hostel construído a partir de contêineres reutilizados

Com capacidade de hospedar 188 pessoas, o hostel Dock Inn mistura urbano com charme industrial em sua construção feita a partir de containers reciclados...

Ação ensinará adultos e crianças a andarem de bike no Rio, neste sábado (5)

O Rio completou 451 anos nessa terça-feira, 1 de março, e ganhou um presente inusitado do Itaú: novos ciclistas. Pessoas que não aprenderam a...

Menina pede fogão ao Papai Noel e presenteia mãe que cozinhava na lenha

A menina Ana Caroline Carneiro, 11 anos, escreveu escondida uma cartinha ao Papai Noel dos Correios pedindo um fogão para a mãe, Samara Carneiro...

Conheça o Museu da Natureza, que será inaugurado em dezembro

No próximo mês, em 18 de dezembro, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí, inaugurará o Museu da Natureza. A área,...

Instagram

Horta comunitária de 24 km gera renda e alimenta 800 pessoas carentes em Sete Lagoas (MG) 8