Horta comunitária construída em antiga cracolândia alimenta 800 famílias de comunidade no RJ

Na Favela de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, está a maior horta comunitária da América Latina, local que produz cerca de 2 toneladas de alimentos todos os meses para 800 famílias de baixa renda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conhecido como “Horta de Manguinhos”, o espaço é cuidado por 20 moradores da favela, que recebem bolsa-auxílio da prefeitura pelos serviços prestados.

De forma sazonal, desde 2013, são cultivados por lá batata-doce, quiabo e diversas hortaliças (como alface, repolho e batata).

Segundo o portal ‘Greenest Post’, a horta comunitária foi montada em um antigo ponto onde funcionava uma cracolândia da favela – com altíssimos níveis de violência e tráfico de entorpecentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hoje, o tráfico desapareceu daquela região, cedendo espaço para um sacolão gratuito, a céu aberto, disponível para a população da comunidade.

A horta, que ocupa mais de 4 campos de futebol, atende a mais de 800 famílias e todo o excedente ainda é vendido, cujos lucros são repassados aos agricultores urbanos que cuidam dela.

Para especialistas da Defesa Civil, a plantação ajuda a evitar enchentes na comunidade, já que as hortaliças absorvem grande parte da água retida no solo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além da Horta de Manguinhos, existem outras 41 hortas comunitárias que recebem apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio do programa ‘Hortas Cariocas’, todas elas espalhadas por comunidades vulneráveis e escolas públicas da capital.

O sucesso dessa iniciativa foi reconhecido pela ONU, que a considerou ‘essencial’ para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a serem atingidos por todo o mundo em 2030.

“Seu incentivo a agroecologia urbana e à alimentação saudável para populações em situação de extrema vulnerabilidade [é notável]”, classificou a Organização das Nações Unidas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Que mais iniciativas incríveis como esta possam ser replicadas em nosso país! 😍

Veja também:

Fonte: The Greenest Post
Fotos: Prefeitura do Rio de Janeiro / DW

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,833,017SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cansado de notícias ruins, ilustrei 36 das melhores notícias de 2019

É a mesma coisa: entra ano, sai ano: em dezembro começam as publicações nas redes sociais dizendo que o ano foi terrível, que só...

Bombeiro dá água a filhote de tatu em área devastada por incêndio no MT

As matas de uma fazenda entre os municípios de Nova Mutum e São José do Rio Claro, no Mato Grosso, foram atingidas por um forte...

Em vez de presentes de casamento, casal pede doação de ração para ajudar animais carentes

A atriz Viviane Fernandes e o empresário Fabiano China vão juntar as escovas de dentes e para celebrar seu amor, em vez de presentes...

Jovem está prevenindo suicídio na Inglaterra com mensagens de esperança

“Mesmo que as coisas estejam difíceis, sua vida importa; você é uma luz brilhante em mundo escuro, então, aguente firme”, diz um dos bilhetes.

Mulher compra cobertor para proteger desabrigado do frio em Nova Andradina (MS)

Era uma gélida manhã de sábado em Nova Andradina (MS), quando um internauta flagrou uma mulher comprando um cobertor e cobrindo um morador em...

Instagram