Horta comunitária que é fonte de alimento para os moradores, passa por transformação incrível

Fonte de alimento e renda para os moradores do Conjunto Habitacional Elias Stefan e região, em Araçatuba, a horta comunitária mantida pelos moradores será ampliada e revitalizada por meio do trabalho em equipe.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Organizado pela Fundação Alphaville, OSCIP que promove a construção de novas soluções para o desenvolvimento (das pessoas e dos territórios) pautada na convivência entre todos os envolvidos, o projeto estimula a colaboração e o sentimento de pertencimento na comunidade, e realiza nos dias 24 e 25 de junho um mutirão para implementar as transformações no local.

Com sua metodologia Convivência que Constrói, a Fundação Alphaville começou o contato com a comunidade no final de 2016. “Nosso primeiro passo é ouvir os moradores da região, para analisar e compreender o cenário local”, disse Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da OSCIP.

“Dessa maneira, por meio da mobilização e participação dos moradores, conseguimos levantar as demandas, anseios e sonhos da comunidade, o que possibilitará a transformação do espaço”, explicou.

No Conjunto Habitacional Elias Stefan, o mapeamento inicial evidenciou a força coletiva de 22 famílias que contribuem com uma horta já existente no bairro, produzindo alimentos para consumo próprio e vendendo o excedente para os vizinhos do bairro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O interesse dos moradores em ampliar essa prática deu forma ao projeto, que vai dar suporte à estrutura de canteiros e revitalizar a área de convívio, por meio do estimulo ao convívio entre os moradores e o fortalecimento do sentimento de pertencer à comunidade.

“Depois de decidido nosso projeto, demos início à segunda etapa: o diálogo”, disse Toledo.

“Assim, ajudamos os moradores a planejar e construir inteligência social em diferentes esferas, como poder público, iniciativa privada, ONGs, entre outros”, completou.

Ao longo de 10 encontros, importantes parcerias foram firmadas, como com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, que disponibilizou um técnico para dar aulas aos moradores de como beneficiar o solo e outras técnicas de plantio.

Agora, com o mutirão de transformação territorial na horta comunitária em Araçatuba, o projeto entra na última etapa da metodologia, que é agir em conjunto para implementar e dividir responsabilidades. Com o apoio da Fundação Alphaville, os moradores vão revitalizar a área de convívio e melhorar a estruturação de canteiros, para que a horta possa atender ainda mais moradores e contribuir com a união e o envolvimento de toda a comunidade para o desenvolvimento local.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Conforme o projeto foi evoluindo, os moradores começaram a se enxergar cada vez mais como um grupo, dando força ao projeto a partir da convivência”, afirmou Fernanda Toledo.

“O objetivo da Fundação é criar iniciativas que, com o tempo, possam crescer e ter perenidade, sendo lideradas pela própria comunidade. Em Araçatuba os moradores já estão até pensando para onde sua horta pode expandir”, completou.

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,559,192SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Sem condições financeiras, pai cria aparelho para locomoção da filha cadeirante e comove internautas

Todos os dias, o seu José Antônio, de 68 anos, monta e desmonta o aparelho que ele mesmo criou para ajudar na locomoção da...

Serasa busca profissional para viajar o país colhendo histórias de realidade financeira

Temporada de um ano oferece salário total de R$100 mil, além de transporte, hospedagem, alimentação e plano de saúde.

Criança de 5 anos salva a mãe que sofria de epilepsia usando o FaceTime para pedir ajuda

Autumn Collins tem apenas 5 anos e nem sabe ler, mas teve a esperteza de desbloquear o celular da mãe e fazer uma chamada...

Em Campo Grande, estilista cria coleção de saias masculinas maravilhosas

Vai ter homem de saia sim! Com origem na Escócia, com o famoso kilt escocês, a tendência só cresce entre os homens que cada vez...

Catador de 105 anos comove web e ganha R$ 76 mil em doações para comprar sua casa

O seu Eduardo já tem 105 anos, mas uma disposição danada! Ele ainda trabalha gente, dá pra acreditar? Esse senhor vai com sua carrocinha, todos...

Instagram