Horta urbana comunitária beneficia 550 pessoas em Curitiba (PR)

Em Curitiba, uma horta comunitária beneficia cerca de 550 pessoas, através do Núcleo da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) na Regional CIC.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma delas é a aposentada Loide Pereira, 67 anos. Apesar de ter deixado a rotina na lavoura, em Ivaiporã, no norte paranaense, ela jamais abriu mão do prazer em cultivar sua horta – seja dentro de casa, seja em sua comunidade.

Loide faz parte de uma rede de 130 produtores urbanos do complexo de hortas comunitárias Vitória Régia (I, II e III), que integra a ‘Regional CIC’.

“Em 2012, comecei a plantar aqui e nunca mais parei de colher meus pés de alface, couve, brócolis e repolho”, conta a idosa.

Horta urbana comunitária beneficia centenas pessoas em Curitiba

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“São, ao todo, cerca de 550 pessoas beneficiadas e que têm acesso a frutas e hortaliças sem agrotóxicos plantadas para consumo próprio, doadas a quem precisa e vendidas para moradores da região”, conta Simone Tomiazzi da Silveira, chefe do Núcleo da Smab na regional.

Simone conta que a Horta Comunitária Vitória Régia I foi a primeira a receber o apoio da Prefeitura de Curitiba, em 2001. “O local serviu de laboratório para a ampliação do programa de Agricultura Urbana do município para os atuais 27 espaços comunitários da capital que recebem assistência dos engenheiros agrônomos da Smab”.

Leia também:

Horta urbana comunitária beneficia centenas pessoas em Curitiba

Horta é terapêutica

Segundo o vice-presidente da Associação dos Moradores da Vitória Régia, Luiz Carlos de Mattos, as hortas comunitárias ligadas à associação têm, principalmente, uma finalidade terapêutica, de ser uma atividade aos moradores, muitos aposentados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A horta também é uma forma de diminuir os custos em alimentação para os próprios agricultores e as famílias”, acrescenta.

Horta urbana comunitária beneficia centenas pessoas em Curitiba

Desde 2015, Augustinho Honório, aposentado de 70 anos, acorda bem cedo e vai a horta para conferir seus canteiros de alface, almeirão, repolho, couve, cebola e pimentão. O idoso é voluntário na Horta Comunitária Vitória Régia II.

“Além de plantar para a gente, lá em casa, também vendo para vizinhos e quem me procura. Só com minha aposentadoria, eu não consigo sobreviver. Com a horta, a gente economiza e ainda ganha um dinheirinho”, conta ele.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Horta urbana comunitária beneficia centenas pessoas em Curitiba

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Ciclo Vivo/Fotos: Daniel Castellano/SMCS

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,778,819SeguidoresSeguir
23,895SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Projeto independente faz mapa colaborativo com todos espaços culturais de SP

Semanas atrás a FalaCultura, uma organização independente formada por jovens que visa usar a internet para facilitar o acesso a cultura, lançou um novo projeto:...

Vovó de 87 anos faz desenhos maravilhosos utilizando o Paint

Muitas vezes quando aprendemos alguma coisa nova, damos um novo significado à nossa vida, como a senhora espanhola, Concha Garcia Zaera, de 87 anos,...

Papa Francisco envia carta desejando felicidades a casal gay que batizou filhos

Em suas declarações, o papa Francisco sempre ressalta a importância de amar e respeitar ao próximo, independente de raça, sexo, religião ou orientação sexual. Há...

Goiana cuida voluntariamente de praça por amor

Mais uma notícia cheia de beleza e esperança para animar o seu dia. A aposentada Rosana Fontes, de 56 anos , mora há mais de...

Casa de família carente em Manaus é totalmente reformada apenas com materiais recicláveis

Reformar a casa de uma família carente com resíduos recicláveis. Essa foi a ideia de um arquiteto que realizou o sonho da cozinheira Euderlene.

Instagram

Horta urbana comunitária beneficia 550 pessoas em Curitiba (PR) 2