Idosa com Alzheimer só reconhece marido com quem é casada há 80 anos

A dona Genésia Generina Soares, 97 anos, tem Alzheimer há 6 anos e a única pessoa que ela é capaz de reconhecer é o marido centenário, o seu Luiz Gonzaga Araújo, com quem é casada há 80 anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os dois vivem em um sitio, em Natal (RN). A família conta que a ex-costureira foi diagnosticada com a doença 4 anos depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que paralisou o seu braço direito, mas jamais a fez esquecer do seu grande amor.

casal-completa-80-anos-em-piracicaba

Segundo o neurologista Márcio Balthazar, professor da Unicamp, o fato de dona Genésia reconhecer o marido, entre tantos familiares e amigos, deve-se à relação próxima entre eles, à convivência e às muitas conversas em 8 décadas de matrimônio.

“A princípio as pessoas não reconhecem o companheiro mesmo, mas quanto mais intimidade melhor. Quanto mais contato tiver com o outro, melhor, disse o professor em entrevista ao G1.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Senhora de 79 anos foge de lar para idosos para fazer sua primeira tatuagem

casal-completa-80-anos-em-piracicaba_1

Ele reforçou que o Alzheimer é uma doença que afeta primeiro as lembranças recentes e que há casos de pais que só lembram dos filhos quando eram crianças. “Vê um barbudo, uma pessoa mais velha chamando de filho, causa estranheza. É mais fácil achar que o neto é filho”, explica. E o mesmo acontece entre casais. “Às vezes, a paciente confunde o marido com o pai.”

Fotos: Laila Braghero/G1

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,855,310SeguidoresSeguir
25,019SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

App permite a desconhecidos ajudar pessoas cegas sendo “seus olhos” ao vivo

A tecnologia trazida pelos smartphones tem sido de grande avalia para as pessoas com deficiência visual. Alguns recursos por voz facilitam o dia a dia...

Menino de 5 anos vende limonada para ajudar animais vítimas de maus tratos

Mais uma da série: crianças que nos dão esperança!

Igreja na Holanda realiza culto há 800 horas para impedir deportação de família

Em Haia, terceira cidade mais populosa da Holanda, a fé tem sido um instrumento de protesto e esperança. Isso porque os fiéis da Igreja...

Vai sair pra jogar Pokemon Go? Leve um animal de abrigo passear com você!

O abrigo de cães Muncie Animal Sheltter em Indiana, nos EUA, elevou para outro nível o conceito de “unir o útil ao agradável”. Se...

Instagram

Idosa com Alzheimer só reconhece marido com quem é casada há 80 anos 4