Idosa comemora 118 anos após sobreviver à Gripe Espanhola e à Covid-19

Desde seu nascimento, no dia 11 de fevereiro de 1904, Lucile Randon assistiu à passagem de um século inteiro e todos os seus acontecimentos históricos. Mais do que isso, a idosa venceu as duas principais pandemias da era contemporânea: a gripe espanhola e o coronavírus.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lucile hoje já não enxerga mais e precisa ser ajudada sempre que se movimenta na cadeira de rodas. No entanto, segue muito lúcida: acorda todos os dias às 7 horas da manhã para tomar café… Em seguida, vai até capela do asilo onde vive, em Toulon, no sul da França (onde nasceu), para manter a fé em dia.

Apesar de estar bem consciente do que acontece ao seu redor, ela reclama da falta de independência devido à idade. Aos 118 anos, comemorados na última sexta (11), ela disse desejar “partir logo”.

Idosa comemora 118 anos após sobreviver à Gripe Espanhola e à Covid-19

Lucile é considerada a mulher mais velha da Europa e a segunda do mundo, apenas 13 meses mais jovem que a japonesa Kane Tanaka, que nasceu em 2 de janeiro de 1903.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No ano passado, a aposentada francesa foi diagnosticada com Covid-19, mas teve sintomas leves e rapidamente venceu o vírus. “Senti um pouco de cansaço. De qualquer forma, tive gripe espanhola“, retrucou.

Quando a pandemia de gripe espanhola ocorreu entre 1918 e 1920, Lucile, também chamada de “irmã André”, era uma jovem de 16 anos. Na época, a doença infectou um quarto da população mundial e vitimou em torno de 50 milhões de pessoas.

A fase mais feliz e agradável de sua vida foi quando ela tinha 40 anos, quando mudou-se para Paris para trabalhar como babá.

“Isso foi há 80 anos. Paris era tão bonita. Eu só tinha vivido em Gard, um povoado pequeno e feio, e agora estava em uma cidade radiante”, recordou-se.

Idosa comemora 118 anos após sobreviver à Gripe Espanhola e à Covid-19

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pouco antes de entrar na terceira idade, Lucile se converteu ao catolicismo e se tornou freira na congregação Filhas da Caridade, onde trabalhou até o final dos anos 1970.

Sempre disposta fisicamente, aos 100 anos ela ainda ajudava a cuidar dos residentes mais jovens do asilo onde vive. Hoje, apesar da fraqueza física, mantém o humor afiado. “Já não suporto mais os convidados. Sou menos amável”, disse sobre as celebrações do seu aniversário. “Sempre me admiraram por minha sabedoria e inteligência, e agora zombam de mim porque sou recalcitrante.”

Apesar de tudo, ela nunca dispensa uma boa conversa. “Gosto muito quando me fazem companhia, a exemplo do David. Ele é encantador. Você o conhece?”, questionou.

Idosa comemora 118 anos após sobreviver à Gripe Espanhola e à Covid-19
Idosa segue lúcida, apesar da idade avançada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lucile se refere à David Tavella, que trabalha no asilo e atua como “assessor de imprensa” da anciã, cuidando dos pedidos de entrevistas, presentes e cartas endereçadas à ela.

Não é incomum que grandes personalidades lhe enviem mensagens. A última foi do presidente francês, Emmanuel Macron, que lhe desejou um ótimo 2022.

Fonte: Correio Braziliense
Fotos: Nicolas Tucat

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,539SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Prêmio Razões: 3 escolhidos para a categoria “vaquinha” e um ganhador. Saiba quem é

Gente, ontem tivemos o Prêmio Razões, apresentado por Fábio Porchat e Sauanne Bispo, e foi maravilhoso! Se você não conseguiu assistir, já clica aqui. 🤩 O...

Vídeo poderoso mostra que o amor verdadeiro pode estar debaixo do seu nariz

Cada pessoa sabe a luta real de pegar o metrô todos os dias. Se você já está atrasado para o trabalho ou você quer se encontrar com...

Coronavírus ‘sela paz’ entre palestinos e israelenses: saúde é prioridade máxima!

Há anos o mundo não via um encontro pacífico entre palestinos e israelenses. A Autoridade Palestina e Israel sentaram na mesma mesa para firmar...

Pedagoga transforma depósito clandestino de lixo em lindo bosque verde no Crato (CE)

Quem não gosta de aproveitar a tranquilidade da natureza, ler um livro, bater um papo e relaxar na sombra de uma árvore? Bom, no...

Menino de oito anos que sonha ser poeta ‘como Bráulio Bessa’ para ajudar a família recebe R$114 mil em doações

Mateus, 8 anos, era uma criança com problemas de comportamento, em casa e na escola, mas depois que conheceu a poesia, seu coração acalmou! O...

Instagram

Idosa comemora 118 anos após sobreviver à Gripe Espanhola e à Covid-19 4