Idoso cria canal no YouTube para contar ‘causos’ da II Guerra e do seringal em RO

Clique e ouça:

Com quase um século de vida, o jornalista Euro Tourinho criou um canal no YouTube para contar “causos” da família, compartilhar assuntos de interesse pessoal e até um encontro com o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Garoto de 8 anos sai do carro da mãe e ajuda idosa a subir escada

Ele já postou dois vídeos no canal, lembrando da chegada à Rondônia, em 1932, da 2ª Guerra Mundial e de sua paixão pelo jornal impresso, apesar de agora mergulhar de cabeça na produção de vídeos para o YouTube, auxiliado pela neta Euma Tourinho, segundo informações do G1.

Do tempo em que exercia a profissão de jornalista, o ‘youtuber’ Euro Tourinho destaca a visita de Getúlio Vargas ao antigo Território Federal do Guaporé, que, décadas depois, se tornaria o estado de Rondônia, além do encontro com Juscelino Kubitschek, durante a abertura da BR 364, na cidade de Vilhena, em 1970.

Sobre o momento ‘youtuber’ que está vivendo, no auto de seus 96 anos, ele afirma que a internet “tira a beleza de uma redação”, devido ao imediatismo, em troca de uma profundidade maior dos temas abordados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A internet é uma coisa muito dinâmica e moderna, você não vai conseguir acompanhar ela nunca. Ela é violenta. O jornalismo estará mecanizado daqui a alguns anos”, projeta Eurico.

Leia também: Idoso sobrevive com jornal feito à mão no interior de São Paulo

“Agora minha neta apresentou essa ideia, essa nova plataforma em que eu posso continuar a contar histórias. Acho que tudo chega no tempo certo”, disse ele.

Apaixonado pelo impresso, durante anos ele foi colunista do jornal “Alto Madeira”, que Eurico assumiria na década de 1950. O jornal – um dos mais antigos do país – imprimiu 28 mil edições ao longo de um século.

Para Eurico Tourinho, o jornal cumpriu um papel importante na história e memória da população de Rondônia. As atividades do jornal, na versão impressa, foram encerradas em 2017.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira o primeiro vídeo do canal Conversa com os Tourinhos:

Foto de capa © Pedro Bentes/G1

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,091,514FãsCurtir
2,663,760SeguidoresSeguir
22,289SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Tatuador que aprendeu a maquiar esposa tetraplégica a homenageia após sua morte: “Te amei desde a primeira vez que te vi”

É com coração partido que damos a notícia da morte da Dani. Essa guerreira ganhou os nossos corações e de milhares de pessoas com...

Menino de 11 anos doa 22 mil fraldas para mães solteiras usando dinheiro da sua barraca de limonada

Cartier Carey, de 11 anos, recentemente deu um super exemplo pra todos nós. Ele usou todo o dinheiro da sua barraquinha de limonada para...

Jovem de SC faz live de jogos para ajudar a família e recebe doação anônima de R$ 900 mil ao vivo

Leonardo Kuhn faz lives há 1 ano na plataforma Twitch, jogando na internet com a finalidade de arrecadar dinheiro para o tratamento do irmão...

Pequena índia esbanja fofura ao mostrar com orgulho a cultura do seu povo (MS)

Joelaine da Silva Cotócio, de 3 anos, é dona de uma simpatia maior que ela. A pequena índia mostra pra todo mundo, como tem...

Para celebrar 60 anos de união, casal faz ensaio fotográfico com a mesma roupa do casamento

Marvin e Lucille Stone entende muito bem sobre amor e união. Eles acabaram de completar 60 anos juntos e, para comemorar a data, resolveram...

Instagram

Idoso cria canal no YouTube para contar ‘causos’ da II Guerra e do seringal em RO 1