Idoso cria canal no YouTube para contar ‘causos’ da II Guerra e do seringal em RO

Com quase um século de vida, o jornalista Euro Tourinho criou um canal no YouTube para contar “causos” da família, compartilhar assuntos de interesse pessoal e até um encontro com o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Garoto de 8 anos sai do carro da mãe e ajuda idosa a subir escada

Ele já postou dois vídeos no canal, lembrando da chegada à Rondônia, em 1932, da 2ª Guerra Mundial e de sua paixão pelo jornal impresso, apesar de agora mergulhar de cabeça na produção de vídeos para o YouTube, auxiliado pela neta Euma Tourinho, segundo informações do G1.

Do tempo em que exercia a profissão de jornalista, o ‘youtuber’ Euro Tourinho destaca a visita de Getúlio Vargas ao antigo Território Federal do Guaporé, que, décadas depois, se tornaria o estado de Rondônia, além do encontro com Juscelino Kubitschek, durante a abertura da BR 364, na cidade de Vilhena, em 1970.

Sobre o momento ‘youtuber’ que está vivendo, no auto de seus 96 anos, ele afirma que a internet “tira a beleza de uma redação”, devido ao imediatismo, em troca de uma profundidade maior dos temas abordados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A internet é uma coisa muito dinâmica e moderna, você não vai conseguir acompanhar ela nunca. Ela é violenta. O jornalismo estará mecanizado daqui a alguns anos”, projeta Eurico.

Leia também: Idoso sobrevive com jornal feito à mão no interior de São Paulo

“Agora minha neta apresentou essa ideia, essa nova plataforma em que eu posso continuar a contar histórias. Acho que tudo chega no tempo certo”, disse ele.

Apaixonado pelo impresso, durante anos ele foi colunista do jornal “Alto Madeira”, que Eurico assumiria na década de 1950. O jornal – um dos mais antigos do país – imprimiu 28 mil edições ao longo de um século.

Para Eurico Tourinho, o jornal cumpriu um papel importante na história e memória da população de Rondônia. As atividades do jornal, na versão impressa, foram encerradas em 2017.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira o primeiro vídeo do canal Conversa com os Tourinhos:

Foto de capa © Pedro Bentes/G1

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Idoso cria canal no YouTube para contar ‘causos’ da II Guerra e do seringal em RO 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,250SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

A reação que todos pais deveriam ter quando o filho sai do armário

Sair do armário não é fácil. O medo da reprovação de quem você mais ama parece valer o silêncio. Com tantas histórias de pais que...

Menino com síndrome de Down excluído da formatura do colégio ganha sua própria festa

Amigos, vizinhos e familiares de um menino chamado Romeo resolveram fazer uma festa de formatura para o pequeno após sua turma do colégio excluí-lo...

Filha esconde por três anos que faz doutorado para surpreender a mãe guerreira no dia da formatura

Tem filhas que fazem surpresas para as mães e tem a Loida Guillen! Sabendo toda a história de sofrimento e dificuldades que a dona...

Há sete anos, tubarão implora por abraço de mergulhador todas as vezes que o vê

Uma amizade pouco provável, e por isso mesmo apaixonante!

Bebê faz carinha de brava em ensaio e fotos viralizam

O ensaio fotográfico da pequena Luna, uma bebê recém-nascida, arrancou bastante risada dos internautas: em mais de uma foto ela faz carinha de brava. Quem...

Instagram

Idoso cria canal no YouTube para contar ‘causos’ da II Guerra e do seringal em RO 3