Aos 104 anos, vovô colombiano termina tese de doutorado com pesquisa que desenvolve há 3 décadas

Quanta dedicação e vivacidade há no Lucio Chiquito, gente! Aos 104 anos e completamente lúcido, esse idoso acabou de enviar a sua tese de doutorado – que ele já pesquisa há trinta anos – à Universidade de Manchester, no Reino Unido. Esse vovô além de ter conquistado a graduação que desejava, pôde resolver um mistério de mais de 2.000 anos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

idoso apresenta tese de doutorado aos 104 anos

Lucio é engenheiro e há 30 anos investiga um problema sobre o caudal dos rios. “Dediquei-me a buscar uma metodologia que dê a resposta exata de qual é o caudal máximo de um rio que produza o rendimento máximo“, disse ele. O caudal é o volume total de água (em metros cúbicos) que passa em um determinado ponto durante um certo período de tempo.

Saber sobre o caudal é importante, pois a partir desse cálculo é possível descobrir o fluxo ideal que um rio precisa para produzir energia para uma região.

idoso apresenta tese de doutorado aos 104 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Idoso aproveita pandemia para concluir sua tese

Lucio aproveitou o isolamento para terminar a sua tese de doutorado, que ele começou há 3 décadas. “Escrevi à universidade. Disse que tinha 73 anos, havia me graduado em Magistério de Ciência e Tecnologia e [perguntei] se eu poderia pegar um doutorado. E [disseram] ‘claro’“, contou ele.

Desde então ele vinha realizando sua pesquisa e estudos para apresentar na tese. Só que nunca chegou a escrevê-la, de fato. Como estava em casa desde março do ano passado, Lucio quis dedicar um tempo para a produção desse material.

idoso apresenta tese de doutorado aos 104 anos

Lucio não sabe quando a universidade aprovará a sua tese. “Não se sabe quando terá notícias. Da última vez a discussão do assunto durou 25 meses e tive que escrever cerca de 170 e-mails esclarecendo pontos de vista”, conta o idoso.

Mesmo que haja uma certa demora, Lucio se diz feliz com os resultados. O cálculo que ele conseguiu criar é mais um feito importante na sua vida profissional. Ele ficou bastante surpreso com a descoberta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Carreira

Lucio é muito conhecido na Colômbia e considerado uma inspiração para qualquer pessoal. Ele fundou três grandes empresas no Departamento de Antioquia (cidade), entre elas o grupo Empresas Públicas de Medellín (EPM), um dos maiores da Colômbia. Ele também foi um dos pioneiros da Escola de Engenharia de Antioquia.

Além disso, Lucio dedicou toda a sua vida de empresário a um trabalho pela igualdade de gênero. Ele foi um dos primeiros donos de empresa a incluir mulheres no mundo empresarial no país.

A neta de Lucio, Carolina Mejia, conta que tem muito orgulho do avô. “Para nós, como mulheres, é um orgulho imenso que ele sempre pense que nós devemos ter um espaço importante, não somente na sociedade, mas também em diferentes lugares, como líderes“, afirma.

idoso apresenta tese de doutorado aos 104 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já Lucrecia Chiquito, filha de Lucio, disse que ele sempre ensinou os filhos com exemplo e não imposições.

Hoje esse vovô incrível vive na cidade de Medellín próximo dos filhos e neto. A esposa dele faleceu há cinco anos e Lucio conta que aproveita o seu tempo sozinho para ter inspiração para novos projetos.

Para ele, a conquista do doutorado seria um reconhecimento por todo o esforço, trabalho e dedicação incansável a serviço dos demais.

E quem acha que ele vai parar por aí, se engana. Agora Lucio quer se atualizar na gramática alemã, uma língua que aprendeu há 90 anos e esqueceu.

Esse vovô é a nossa maior prova que nunca é tarde para realizar sonhos!

Fonte: CNN

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,905,732SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Gêmeas sobrevivem a grave incêndio e família conta com apoio de vaquinha para tratamento

Em 2014, as gêmeas Kauane e Cassiane, hoje com 9 anos, sofreram queimaduras de terceiro grau após um grave incêndio causado acidentalmente pelo irmão...

Após pedido comovente em rodovia, menino ganha festa de aniversário de desconhecidos [VÍDEO]

O menino Gabriel Zacarias nunca teve uma festa de aniversário. Este ano, ele teve a ideia de pedir ajuda para quem passava pela PR-497,...

Príncipe William lança prêmio global milionário por ideias criativas pelo meio ambiente

O super querido Príncipe William divulgou uma parceria incrível e bastante promissora com o ambientalista britânico e apresentador David Attenborough. Juntos, eles vão premiar ideias...

Juventude Negra promove debate sobre inclusão nas empresas

Durante um dia inteiro, mais de 100 jovens estudantes participaram de um Day Experience com profissionais da Bayer e outros convidados. O Juventude Negra chegou...

Jovem de 19 anos conquista 700 mil seguidores no TikTok com vídeos sobre síndrome de Tourette

Desde criança, a estudante de Psicologia Joyce Luz, 19 anos, sofre tiques motores e verbais crônicos, virtualmente impossíveis de controlar - situação que piorou...

Instagram

Aos 104 anos, vovô colombiano termina tese de doutorado com pesquisa que desenvolve há 3 décadas 1