Idoso sobrevive com jornal feito à mão no interior de São Paulo

“Original” é uma palavra que define bem o tabloide do seu Santino França, de 61 anos de idade. Mas, também poderíamos usar a palavra “ousado”, afinal, produzir um jornal feito à mão, em tempos de internet, é tarefa para as mentes mais ousadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O jornal mensal Itapercanjo – o nome é uma homenagem às cidades de Itapetininga e São Miguel Arcanjo, no interior paulista, onde Santino morou – está em sua 513ª edição. As informações são do G1.

Cada edição tem 30 páginas: preenchidas com notícias sobre o trânsito, política, histórias de personalidades, fofocas e desenhos para crianças. Conteúdo diversificado e para todos os públicos.

O que mais chama nossa atenção é que Santino estudou apenas até a quarta série. Ele saiu de casa na adolescência, trabalhou no circo e – bingo! – ganhou na loteria na década de 1980. A vida parecia melhorar, porém Santino gastou todo o dinheiro que ganhou com os “prazeres da vida”.

RELACIONADO: Idosa de 80 anos realiza o sonho de ler e escrever em Goiás

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para piorar a situação, em um curto espaço de tempo, ele pegou pneumonia e teve tuberculose, quase indo à morte.

Isso aconteceu entre 1999 e 2000, ano de fundação do Itapercanjo. Foi o jornal que, segundo Santino, salvou sua vida. “Sou grato a ele e nunca vou deixar de fazer”, afirma Santino, que tem a energia e os sonhos de um estudante de jornalismo recém-formado.

idoso jornal feito mão
Santino produz o tabloide em Itapetininga (SP)

“Com a doença não conseguia arrumar emprego de jeito nenhum. Foi aí que tive a ideia de fazer o tabloide e, por sorte, todo mundo gostou.”

Santino, que já trabalhou como pedreiro e ajudante de serviços gerais, é leitor voraz: lê de tudo, da bíblia, passando por revistas, até gibis. A estética do jornal lembra os cordéis nordestinos, de onde Santino buscou inspiração para o tabloide.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pai de dois filhos, que ele não vê há 30 anos – torcemos para que a repercussão de sua história promova esse reencontro! –, o idoso garante que o jornal não vai se curvar à internet.

“Eu coloquei o Itapercanjo na internet, mas ninguém quer ler pela internet. Não tem graça. Querem pegar na mão”, afirma.

idoso jornal feito mão

O jornal é distribuído primeiro nas 30 lojas que o apoiam financeiramente, nas cidades de Itapetininga, Sorocaba, Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo. Depois, o jornal feito à mão é disponibilizado para o público em geral. São distribuídas 3 mil cópias – 2 mil coloridas, pagas, e mil em preto e branco, gratuitas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto rende para Santino, em média, um salário mínimo – a única fonte de renda do idoso.

Fotos © TV TEM/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,462SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

O novo centro comunitário da Califórnia é um exemplo de arquitetura verde, econômica e eficaz

Durante décadas, os moradores de uma cidade rural no Condado de Napa, Yountville, Califórnia contavam com um salão pequeno do período de 1920 e...

McDonald’s planeja contratar pessoas em situação de rua em SP

O plano é contratar milhares de pessoas em situação de rua, segundo presidente do McDonald's no Brasil. Recentemente, o prefeito de São Paulo, João Doria, lançou...

Políticos na França irão dormir na rua em apoio a sem-tetos que enfrentam onda de frio

Já há quase duas semanas que a Europa está sofrendo com uma frente fria que vem da Sibéria e que foi apelidada de "Fera do...

Monges Franciscanos adotam cachorrinho e a internet o batiza de ‘Frei Bigode’

Um mosteiro na cidade de Cochabamba, na Bolívia acaba de ganhar mais um morador, mas não é mais um monge franciscano - pelo menos...

De bike, professora leva educação a alunos da zona rural que não podem acompanhar aulas online

Sensível às dificuldades dos estudantes da zona rural de uma comunidade baiana em acompanhar as aulas virtuais devido à falta de acesso à internet,...

Instagram

Idoso sobrevive com jornal feito à mão no interior de São Paulo 3