Idoso sobrevive com jornal feito à mão no interior de São Paulo

“Original” é uma palavra que define bem o tabloide do seu Santino França, de 61 anos de idade. Mas, também poderíamos usar a palavra “ousado”, afinal, produzir um jornal feito à mão, em tempos de internet, é tarefa para as mentes mais ousadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O jornal mensal Itapercanjo – o nome é uma homenagem às cidades de Itapetininga e São Miguel Arcanjo, no interior paulista, onde Santino morou – está em sua 513ª edição. As informações são do G1.

Cada edição tem 30 páginas: preenchidas com notícias sobre o trânsito, política, histórias de personalidades, fofocas e desenhos para crianças. Conteúdo diversificado e para todos os públicos.

O que mais chama nossa atenção é que Santino estudou apenas até a quarta série. Ele saiu de casa na adolescência, trabalhou no circo e – bingo! – ganhou na loteria na década de 1980. A vida parecia melhorar, porém Santino gastou todo o dinheiro que ganhou com os “prazeres da vida”.

RELACIONADO: Idosa de 80 anos realiza o sonho de ler e escrever em Goiás

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para piorar a situação, em um curto espaço de tempo, ele pegou pneumonia e teve tuberculose, quase indo à morte.

Isso aconteceu entre 1999 e 2000, ano de fundação do Itapercanjo. Foi o jornal que, segundo Santino, salvou sua vida. “Sou grato a ele e nunca vou deixar de fazer”, afirma Santino, que tem a energia e os sonhos de um estudante de jornalismo recém-formado.

idoso jornal feito mão
Santino produz o tabloide em Itapetininga (SP)

“Com a doença não conseguia arrumar emprego de jeito nenhum. Foi aí que tive a ideia de fazer o tabloide e, por sorte, todo mundo gostou.”

Santino, que já trabalhou como pedreiro e ajudante de serviços gerais, é leitor voraz: lê de tudo, da bíblia, passando por revistas, até gibis. A estética do jornal lembra os cordéis nordestinos, de onde Santino buscou inspiração para o tabloide.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pai de dois filhos, que ele não vê há 30 anos – torcemos para que a repercussão de sua história promova esse reencontro! –, o idoso garante que o jornal não vai se curvar à internet.

“Eu coloquei o Itapercanjo na internet, mas ninguém quer ler pela internet. Não tem graça. Querem pegar na mão”, afirma.

idoso jornal feito mão

O jornal é distribuído primeiro nas 30 lojas que o apoiam financeiramente, nas cidades de Itapetininga, Sorocaba, Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo. Depois, o jornal feito à mão é disponibilizado para o público em geral. São distribuídas 3 mil cópias – 2 mil coloridas, pagas, e mil em preto e branco, gratuitas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto rende para Santino, em média, um salário mínimo – a única fonte de renda do idoso.

Fotos © TV TEM/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Idoso sobrevive com jornal feito à mão no interior de São Paulo 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,541SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Moradores de Búzios passam um dia inteiro retirando baleia encalhada na areia

Eles comemoraram o retorno da jubarte para o mar com com palmas e gritos de felicidade.

Após vaquinha, jovem de 19 anos que lutava contra câncer raro morre e deixa grande lição de vida

A jovem Fernanda, 19 anos, infelizmente não resistiu às complicações do câncer e faleceu na última sexta-feira (12), em Rondônia. Fer, que foi ajudada...

Jovem de Itajubá se monta de drag para apresentar TCC sobre o tema

A arte drag queen está ganhando cada vez mais evidência, seja na música com a maravilhosa Pabllo Vittar ou na TV com o reality...

Andador virtual e bengala com laser melhoram a vida de pacientes com Parkinson

Novas tecnologias estão melhorando a qualidade de vida de pacientes portadores de doenças graves, como o Parkinson, que provoca tremores e dificulta a coordenação. É...

Maior cidade do Vietnã vai ter universidade que é uma verdadeira “selva urbana”

Moradores de grandes cidades podem vangloriar-se de que eles vivem em uma "selva urbana", mas quem pode dizer isso ao pé da letra são...

Instagram

Idoso sobrevive com jornal feito à mão no interior de São Paulo 2