Início Tecnologia Haja coração: Idosos têm sonhos realizados por meio da realidade virtual

Haja coração: Idosos têm sonhos realizados por meio da realidade virtual

Era um dia nublado quando chegamos na Av. Mercedes, número 1133, no Alto da Lapa, em São Paulo. Ali está a Casa de Repouso Solar das Mercedes, a morada de pouco mais de 15 idosos que compartilham diariamente seus anseios, desejos, medos, inseguranças, risadas e sonhos. Sonhos esses que nós aqui do Razões para Acreditar fomos ouvir para preparar uma surpresinha para eles e, quem sabe, transformar o tempo chuvoso em um dia de sol brilhante.


Se emocione muito ouvindo essa belíssima história! Clique no play acima!

Chegamos em uma rodinha de mulheres que estavam prontíssimas e dispostas a bater um papo. No lugar com cara de casa de avó, a nostalgia toma conta e cada palavra dita é como um abraço apertado, cheio de saudade. Nessa mala de memórias coube também muita vontade de simplesmente cruzar fronteiras, conhecer o mundo, coisa essa que era mais difícil antigamente do que é agora.

Haja coração: Idosos têm sonhos realizados por meio da realidade virtual 1
Lourdes sempre sonhou conhecer a Espanha.

Começamos a perguntar sobre sua vida, suas histórias e sonhos, foi então que apareceu a Espanha entre os lugares que a sorridente Lourdes Benigno Pacheco gostaria de ir. Filha de espanhola que chegou ao Brasil com 13 anos, sua trajetória revela raízes bem densas em diversas áreas da vida. Morou por 60 anos na Pompéia, onde viveu com o marido José Cabral, neto de portugueses, por 59 anos. “A gente tinha muito amor, filha! Mas eu não queria saber de Portugal, não. Queria conhecer a Espanha, não imagino como seria”, disse.

Muitos sonham também em assistir um espetáculo de dança, a Amália Beltran, uma simpática senhora de 91 anos, sempre quiser ver uma apresentação de balé, pois ela é uma ávida apaixonada por música clássica. O vídeo abaixo, feito em parceria com a Intel, mostra o que a experiência que proporcionamos para ela:

Sonhar acordado é delicioso, mas já imaginou o que a realidade virtual pode fazer? É possível ir além dos joguinhos e, mais do que isso, aproximar as pessoas de seus desejos, memórias e coisas tão íntimas quanto os sonhos que estavam esperando para acontecer.

A tecnologia também ajuda a transformar a força do subconsciente em matéria, em algo consciente, nem que seja por alguns minutos. O sonho resiste ao tempo, transcende barreiras, escala montanhas. É ele que nos move todos os dias, que nos desperta de um sono bom. Realizar um sonho é como realizar-se por completo. É saber que o aqui e agora são sempre momentos possíveis, independente de quantos anos você já tenha vivido. Sonhar é e sempre será o impulso maior da nossa existência, a perpetuação do que desejamos, a potência do que podemos ser e fazer.

Acesse outras histórias onde a tecnologia muda a vida das pessoas aqui.

Crédito: Divulgação -Reprodução Youtube

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

981,724FãsCurtir
1,673,509SeguidoresSeguir
8,205SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram