De acordo com pesquisa realizada no início de 2020 pela Fundação Abbé-Pierre, a França atualmente possui cerca de 250 mil pessoas vivendo nas ruas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Consequência do desemprego, aumento dos preços de imóveis e imigração dos últimos anos, uma das maiores preocupações é que estas pessoas vivem num país que faz frio pelo menos 6 dos 12 meses do ano.
Foi pensando em oferecer mais conforto às pessoas em situação de rua, que o engenheiro francês Geoffroy de Reynal desenvolveu um iglu térmico.
Leia Mais
Medindo 1,20m de largura, 2m de comprimento e 90cm de altura, os iglus são feitos de polietileno e espuma de alumínio, e ajudam a conservar o calor humano. Eles podem ser completamente fechados, ganhando assim cerca de 15 a 20º em relação à temperatura externa e protegendo estas pessoas do frio intenso do inverno.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Cada iglu possui um custo de € 150, por isto o engenheiro lançou uma campanha de crowdfunding com uma meta de arrecadar € 5.000. O sucesso de sua ideia, no entanto, foi maior do que o jovem esperava e sua campanha arrecadou mais de 18 mil euros em poucos dias.
Sua empresa, a Iglou Shelters, já fez parcerias com diversas instituições francesas, como a ActionFroid, que já distribuiu dezenas de iglus pela capital Paris, que viu o número de pessoas em situação de rua dobrar nos últimos anos.
O próximo passo é trabalhar junto ao governo e oferecer milhares de iglus às pessoas que atualmente vivem nas ruas. Com o inverno se aproximando e a segunda onda da pandemia dando as caras, cuidar dos mais vulneráveis é uma questão de compaixão.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para oferecer ainda mais esperança à estas pessoas, Geoffroy ainda faz questão de escrever ele mesmo recadinhos nas portas dos iglus. Frases como “Tenha sempre esperança” e “Este abrigo de urgência é para te dar mais calor, uma etapa antes de você voltar a ter sua casa”, mostram que soluções como esta são momentâneas, mas certamente oferecem mais dignidade a milhares de pessoas vivendo uma vida de poucas oportunidades. Por mais projetos como este!
Conteúdo do Balaio do Bem, site parceiro do Razões.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.