Igreja evangélica nomeia trans como pastora e abre portas para comunidade LGBT

Os membros da Igreja da Comunidade Metropolitana, em São Paulo, concordam em uníssono com a ideia de que a fé não faz distinção de raça, etnia, gênero ou orientação sexual.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A igreja evangélica decidiu abrir suas portas para a comunidade LGBTQI+, para que essas pessoas não só possam congregar, mas também celebrar o culto.

Conhecida como “ICM”, a instituição protestante é considerada de vertente progressista e humanista, conta Jaque Chanel, que é transexual e pastora da igreja. Também presente no Rio de Janeiro, a ICM oferece aulas de inglês para pessoas trans, relembre aqui.

“Ela é caracterizada por seu progressismo humanitário e aceitação irrestrita de fiéis da comunidade LGBTQI e seus amigos e parentes”, explica.

  • [A Ana Paula é uma mulher trans e foi acolhida pela dona de um salão de beleza, após ter sido vista comendo comida do lixo. Tatiana criou uma vaquinha online para ajudar a moradora de rua a recomeçar sua vida do zero, saiba como ajudar aqui.]

Para boa parte dos cristãos (católicos, evangélicos, coptas ou ortodoxos), a homossexualidade é um pecado condenado na Bíblia. É comum que fiéis mencionem trechos do livro de Levítico, sendo famoso o versículo que diz: “Não te deitarás com outro homem como se fosse mulher no templo de Moloch” (Lv 18:22).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assim, muitos apontam que as relações entre pessoas do mesmo sexo são passíveis de condenação. Para combater essa premissa, Jaque cita outro trecho bíblico, Romanos 8:1: “Não há nenhuma condenação para os que estão em Jesus Cristo”.

Igreja evangélica nomeia trans como pastoras e abre portas para comunidade LGBT“Não existe restrição para as trans porque não mais distanciamos os nossos corpos da nossa experiência com Deus. Inclusive trazemos o protagonismo para nossas vidas neste movimento de evangelização e sobretudo de amor ao próximo, fraternidade e compaixão”, afirma.

A pastora conta como a comunidade recebe os homossexuais: “Nossa sexualidade é um dom sagrado de Deus. Daí, recebemos nossos irmãos com o melhor acolhimento e inclusão para toda a comunidade LGBTQI”.

Fundada em 1969, a Igreja da Comunidade Metropolitana teve como coordenadora e articuladora Sylvia Rivera, uma proeminente ativista da libertação gay e dos direitos dos transgêneros da América Latina que lutou pelo surgimento da ICM em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Leia também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sylvia articulou a primeira parada do orgulho LGBT do mundo dentro da igreja. Além de nomear homossexuais para cargos internos, a ICM de São Paulo realiza união de casais homoafetivos.

Para todos aqueles que não aceitam homossexuais como pessoas que ‘são dignas de louvar a Deus’, a pastora Jaque Chanel dá o seguinte recado: “Para toda uma sociedade hipócrita, inclusive as religiões que se dizem inclusivas mas que não aceitam as trans, todo o amor de Jesus Cristo, que não tem limites. Você sempre pode se surpreender e descobrir um Deus muito mais inclusivo, um Jesus muito mais inclusivo e acolhedor”, conclui.

  • Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Estadão/Fotos: Jaque Chanel/Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,844,630SeguidoresSeguir
24,858SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Uma escola com aulas e cursos para se abastecer da sabedoria de idosos

Lembra quando todo nosso aprendizado e inspirações vinham dos mais velhos? Hoje essas ligações entre gerações têm se perdido. Foi com base nessa história...

Italianos desenvolvem impressora 3D que faz casa em adobe

A empresa italiana Word’s Advanced Saving Project (WAS) desenvolveu uma impressora 3D em adobe capaz de construir casas. Casas deste tipo têm a vantagem...

“Caravelas” irão despoluir rios e parques urbanos em Curitiba

A estrutura utiliza as próprias algas para limpar as águas, sem uso de energia convencional e com um custo operacional baixo.

Polícia Militar presenteia menina de Wenceslau Braz (PR) com celular para ela voltar a estudar

Os Policiais Militares do 2º Batalhão da Polícia Militar em Wenceslau Braz receberam uma cartinha muito comovente no último mês. Maria, 12 anos, estava sem...

Cães farejadores são treinados para detectar pessoas infectados com Covid-19

Cães farejadores estão sendo treinados por uma ONG em parceria com a Universidade de Durham, na Inglaterra, para detectar pessoas infectadas com o novo...

Instagram

Igreja evangélica nomeia trans como pastora e abre portas para comunidade LGBT 3