ONG faz história ao começar limpeza da “Grande Ilha de Lixo do Pacífico”

Pela primeira vez na história, uma entidade de proteção ambiental conseguiu atingir a Grande Ilha de Lixo do Pacífico e coletar lixo plástico que rodeia a imensa área de detritos descartados pela humanidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Grande Ilha de Lixo é uma região do oceano Pacífico cujo tamanho, em 2008, estimava-se ser de 680 mil quilômetros quadrados, o equivalente aos territórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo somados.

Dez anos depois, o depósito de resíduos flutuando entre a Califórnia e o Havaí mais do que dobrou de tamanho, atingindo 1,6 milhão de quilômetros quadrados e 79 mil toneladas de lixo flutuando sobre o oceano. Essa área não para de crescer.

Ciente dessa catástrofe ambiental, a ONG conservacionista Ocean Cleanup anunciou que uma de suas embarcações, System 001/B, chegou à região desolada e irá coletar quilos e mais quilos de detritos plásticos para posterior reciclagem.

A embarcação conta com um sistema independente que usa as ondulações naturais do oceano para capturar e concentrar passivamente o plástico da Grande Ilha, pouco a pouco.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ONG história limpeza Grande Ilha de Lixo do Pacífico

ONG história limpeza Grande Ilha de Lixo do Pacífico

A comunidade científica estima que mais de um trilhão de detritos compõem a Grande Ilha de Lixo do Pacífico. Esse número vem aumentando exponencialmente desde a década de 1980.

Leia também:

Após descobrirem a massa de lixo no início dos anos 1990, os cientistas afirmaram à época que a humanidade levaria milhares de anos para limpá-la.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No entanto, o ativista Boyan Slat afirmou em uma palestra no TEDx que isso seria possível em menos de dez com a devida tecnologia e maquinaria necessária.

ONG história limpeza Grande Ilha de Lixo do Pacífico

ONG história limpeza Grande Ilha de Lixo do Pacífico

Combate à Grande Ilha de Lixo do Pacífico

Embora sua alegação tenha sido recebida com muito ceticismo, Slat abandonou a faculdade para dar vida aos seus planos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além de obter um financiamento de US$ 2,2 milhões (R$ 9 milhões) para tocar seu projeto, ele conseguiu o apoio de diversos movimentos, governos e organizações não-governamentais no caminho.

Sua embarcação System 001/B, que saiu de Vancouver (Canadá), em junho, é a segunda tentativa da Ocean Cleanup de provar seu conceito de coleta de lixo da Grande Ilha. Ela é capaz de coletar pedaços de detritos de plástico do tamanho de uma geladeira até detritos muito pequenos, com até 1 milímetro de espessura.

“Depois de iniciar essa jornada há sete anos, este primeiro ano de testes no ambiente imperdoável da Grande Ilha de Lixo do Pacífico indica fortemente que nossa visão é viável e que o início de nossa missão de livrar o oceano do lixo plástico, que se acumula há décadas, está ao nosso alcance”, disse Slat.

ONG história limpeza Grande Ilha de Lixo do Pacífico

“Nossa equipe permaneceu firme em sua determinação de resolver imensos desafios técnicos para chegar a esse ponto. Embora ainda tenhamos muito mais trabalho a fazer, sou eternamente grato pelo comprometimento e dedicação da equipe à missão e espero continuar com a próxima fase de desenvolvimento.”

Apesar do sucesso inicial do System 001/B, ainda há muito trabalho a ser feito. Com novos aprendizados e experiências derivados do trajeto bem-sucedido da embarcação, a The Ocean Cleanup começará a projetar seu próximo sistema de limpeza do oceano, o System 002; um sistema de limpeza em larga escala capaz de suportar e reter o plástico coletado por longos períodos de tempo.

Uma vez totalmente operacional, a ONG Ocean Cleanup retornará o plástico ao solo para reciclagem. O momento dessa fase da missão depende de mais testes e mudanças de design.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: GNN/Fotos: Reprodução/Ocean Cleanup

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,810,195SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Usando bambu e barro, mulheres constroem centro para deficientes e vencem prêmio de arquitetura

Em Bangladesh, algumas mulheres incríveis construíram um centro para pessoas com deficiência e elas usaram apenas bambu e barro! Diz se o lugar não...

Comunidade rural trabalha unida para ninguém precisar trabalhar fora

A segunda metade do século passado foi marcada pelo êxodo dos moradores do Nordeste para o Sudeste brasileiro em busca de oportunidades de trabalho...

Jovem que estudava em casa sem energia e sem internet é aprovado em Medicina na Bahia

Matheus tem motivos de sobra para se orgulhar: após quatro anos de muito estudo e dedicação, ele foi aprovado em Medicina na Universidade Federal...

“Ponte verde” é construída sobre rodovia de SP para permitir a passagem de animais silvestres

Uma startup brasileira que opera na recuperação de áreas degradadas concluiu o projeto de uma ponte verde que permitirá a passagem de animais silvestres...

Casal faz vídeo em timelapse e registra como é a noite de sono com seu cachorro

Dentre as muitas coisas que um casal compartilha, está o momento de dormir. Cada casal possui um jeito de dormir, uns são calmos, outros...

Instagram

ONG faz história ao começar limpeza da "Grande Ilha de Lixo do Pacífico" 1