Cientistas imprimem coração 3D utilizando células do próprio paciente

Há dois anos, cientistas começaram a discutir a possibilidade de utilizarem a tecnologia das impressoras 3D para revolucionar a medicina moderna, atacando um de seus maiores problemas: o transplante de órgãos. Tal tecnologia poderia ser eficaz na resolução de problemas de incompatibilidade entre doadores, além de acabar com as longas filas de espera nos hospitais públicos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pouco tempo depois, pesquisadores espanhóis demonstraram o funcionamento da primeira impressora 3D do mundo capaz de produzir pele humana.

Graças à descoberta de um tecido que replica com perfeição a epiderme, os cientistas subiram um degrau no estudo biológico de impressão tridimensional.

Leia tambémNoiva convida idoso que recebeu o coração do pai em transplante para levá-la até o altar

Agora, em 2019, cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, atingiram um novo e ainda mais surpreendente patamar: imprimiram o primeiro coração totalmente 3D do mundo, utilizando as células e material biológico do próprio paciente que ganhará o transplante.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O estudo, publicado no periódico Advanced Science, é com todos os méritos uma grande revolução médica, e um dos mais importantes feitos da medicina nos últimos 50 anos.

Imagine só: conseguir produzir um órgão à perfeição, incluindo células, vasos, ventrículos e câmaras utilizando uma impressora 3D!

Cientistas imprimem coração 3D utilizando células do próprio paciente

A partir de uma biópsia do tecido adiposo do paciente foi possível iniciar o processo de impressão, realizado no hospital da Universidade de Tel Aviv.

O material celular foi usado para a impressão. Os cientistas conseguiram, então, imprimir o órgão com todas as suas complexidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No entanto, trata-se de um protótipo: o órgão impresso ainda não está no formato ideal para o uso em um corpo humano pois é muito pequeno, possuindo o tamanho de um coração de coelho.

Espera-se conseguir criar um coração do tamanho do órgão humano em alguns meses. O modelo menor foi criado para testar a efetividade da máquina e do projeto que utiliza tecidos.

É provável que até 2021, transplantes do tipo possam ser feitos em animais e, quem sabe, em humanos.

Leia tambémMédico sul-africano cura surdez de paciente com primeiro transplante de ouvido do mundo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: B9
Fotos: Reprodução / Universidade de Tel Aviv

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,282,832SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem muçulmano posta no Twitter como seu colega de trabalho judeu o trata todos os dias

Para muitos de nós, trabalhar ao lado de alguém que mal conhecemos pode ser um desafio. Porém, à medida que o tempo passa e...

Lucas Lucco cancela shows em 2020: “não tem mais espaço para entretenimento pago”

Lucas Lucco não fará mais shows em 2020. O cantor cancelou toda a agenda deste ano por conta da pandemia do coronavírus. Só volta...

Garoto vende tacos de beisebol feito de árvores caídas para ajudar vítimas de tempestade (EUA)

Em agosto, uma tempestade muito forte atingiu o estado de Iowa, nos Estados Unidos. A cidade de Mount Vernon foi uma das mais atingida...

Professor carrega bebê no colo para aluna conseguir fazer anotações da aula

Uma foto sua segurando um bebê no colo de uma aluna para que ela tomasse anotações da aula viralizou nas redes sociais. Moisés Reyes Sandoval...

Idoso de 105 anos que trabalha como catador para sustentar a casa comove web e ganha vaquinha

O seu Eduardo é um grande exemplo para todos nós! Todos os dias, ele sai de casa com a sua carroça para trabalhar coletando...

Instagram

Cientistas imprimem coração 3D utilizando células do próprio paciente 2