Início ETC Saúde Imunoterapia cura mulher com câncer metastático

Imunoterapia cura mulher com câncer metastático

Graças à uma imunoterapia inovadora, desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA, não há mais rastros do câncer no corpo de Judy Perkins, que tinha 49 anos quando foi submetida ao tratamento, garantem os médicos na revista Nature Medicine.

De acordo com o site LAVANGUARDIA, o tratamento consistiu em extrair linfócitos – células de defesa do organismo – de um dos tumores da paciente. A quantidade era pequena para frear o avanço do câncer, então, os médicos multiplicaram os linfócitos em laboratório para obter uma quantidade suficiente.

Os médicos fizeram uma transfusão de 82 milhões de linfócitos – chamados de linfócitos infiltrantes de tumor, TIL, na sigla em inglês – na paciente para que eles atacassem os tumores.

Alena Gos, que trabalha há sete anos na equipe do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, disse que o procedimento “é importante porque demonstra que esta estratégia pode ser eficaz para os chamados tumores frios”, quer dizer, tumores que têm poucas mutações e que eram considerados resistentes à imunoterapia que já existe.

Perkins, que hoje tem 52 anos, faz parte de um ensaio clínico em que serão tratados 200 pacientes até o ano de 2024. É importante lembrar que nem todas as pessoas submetidas ao tratamento responderam da mesma maneira.

“É um tratamento que oferece uma alternativa a pacientes que não tem nenhuma alternativa, mas ainda não está pronto para ser aplicado em grande escala.”

A chave está na seleção dos linfócitos que são cultivados em laboratório para atacar o câncer. Eles são escolhidos pela sua capacidade de reconhecer proteínas específicas das células cancerígenas.

Como essas proteínas são resultado de mutações genéticas específicas de cada tumor, são diferentes para cada paciente. Ou seja, é necessário desenvolver uma imunoterapia específica para cada paciente.

Outros tumores que os médicos esperam conseguir tratar com esse procedimento, além do câncer de mama, são os de ovário, pâncreas e colorretal.

Foto de capa © P. Ink/Reprodução

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

980,162FãsCurtir
1,669,441SeguidoresSeguir
8,186SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Passarinho deficiente ganha sapatinhos ortopédicos para caminhar sem dor

Um passarinho com deficiência foi resgatado pela equipe da ONG norte-americana California Wildlife Center (CWC) enquanto perambulava com bastante dificuldade pelas ruas. O pequeno nasceu...

Instagram