Imunoterapia cura mulher com câncer metastático

Graças à uma imunoterapia inovadora, desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA, não há mais rastros do câncer no corpo de Judy Perkins, que tinha 49 anos quando foi submetida ao tratamento, garantem os médicos na revista Nature Medicine.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o site LAVANGUARDIA, o tratamento consistiu em extrair linfócitos – células de defesa do organismo – de um dos tumores da paciente. A quantidade era pequena para frear o avanço do câncer, então, os médicos multiplicaram os linfócitos em laboratório para obter uma quantidade suficiente.

Os médicos fizeram uma transfusão de 82 milhões de linfócitos – chamados de linfócitos infiltrantes de tumor, TIL, na sigla em inglês – na paciente para que eles atacassem os tumores.

Alena Gos, que trabalha há sete anos na equipe do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, disse que o procedimento “é importante porque demonstra que esta estratégia pode ser eficaz para os chamados tumores frios”, quer dizer, tumores que têm poucas mutações e que eram considerados resistentes à imunoterapia que já existe.

Perkins, que hoje tem 52 anos, faz parte de um ensaio clínico em que serão tratados 200 pacientes até o ano de 2024. É importante lembrar que nem todas as pessoas submetidas ao tratamento responderam da mesma maneira.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“É um tratamento que oferece uma alternativa a pacientes que não tem nenhuma alternativa, mas ainda não está pronto para ser aplicado em grande escala.”

A chave está na seleção dos linfócitos que são cultivados em laboratório para atacar o câncer. Eles são escolhidos pela sua capacidade de reconhecer proteínas específicas das células cancerígenas.

Como essas proteínas são resultado de mutações genéticas específicas de cada tumor, são diferentes para cada paciente. Ou seja, é necessário desenvolver uma imunoterapia específica para cada paciente.

Outros tumores que os médicos esperam conseguir tratar com esse procedimento, além do câncer de mama, são os de ovário, pâncreas e colorretal.

Foto de capa © P. Ink/Reprodução

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,842,344SeguidoresSeguir
24,826SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Feira de adoção terá 25 cães vira-latas que precisam de um novo lar nesse domingo em SP

Olá RPAs! Sabemos que todos vocês amam animais, e por isso resolvemos falar de um feira de adoção que vai acontecer dia 28, nesse...

Os melhores Harlem Shakes

Para quem é ligado no que acontece no mundo online, com certeza já assistiu algum vídeo do Harlem Shake ou ouviu falar sobre esse...

Professor do Irã raspa o cabelo em ato solidário para seu aluno e se torna herói nacional

Quando Ali Mohammadian, professor de 45 anos, percebeu que os alunos da escola de ensino fundamental, Sheikh Shaltoot, estavam fazendo bullying em Mahan Rahimi...

Mahia Macias, a menina de 7 anos que faz história no futebol uruguaio

Um passe longo dado por um pequeno companheiro de equipe cruza a grande área. Os jogadores do Peñarol estão desesperados tentando roubar a bola...

Embalagens plásticas de salões de beleza viram próteses para crianças com deficiência

Hoje aposentado, o cabeleireiro australiano Bernie Craven exerceu a profissão por quatro décadas. Ao longo dos anos trabalhando em salões de beleza, vivenciou o...

Instagram

Imunoterapia cura mulher com câncer metastático 2