Indianos criam ar condicionado artesanal que reduz temperatura ambiente em até 15°C

Para combater os verões cada vez mais quentes e implacáveis da Índia, uma startup local desenvolveu um aparelho de ar condicionado com consumo zero de eletricidade que aproveita o poder do resfriamento por meio da evaporação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O equipamento inovador e de baixo custo é inspirado nos favos de mel das abelhas. Ele foi feito com tubos de argila cônica que naturalmente reduzem a temperatura ambiente em até 15 graus Celsius! 😱

ar condicionado artesanal zero consumo energia

De acordo com o portal “Engenharia É”, o ar condicionado artesanal foi desenvolvido pela Ant Studio, com sede em Nova Deli, a capital da Índia, e construído pela Deki Electronics.

À primeira vista, sua forma e escala chamam a atenção de quem passa na rua.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ar condicionado artesanal zero consumo energia

A densidade dos cones de argila, feitos em série, foram determinadas por um modelo computacional que faz a análise e calibração do material, tornando-o perfeito para arrefecer (esfriar) o ambiente externo.

Para que o ar condicionado artesanal funcione, é necessário jogar água em sua estrutura – molhá-lo 1 a 2 vezes por dia contribui para o processo de evaporação.

Os cones de argila, que são porosos, absorvem a água que então se infiltra na superfície externa onde ela evapora e se transforma em ar frio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eu acredito que esta experiência funcionou bastante. As descobertas desta tentativa abriram muito mais possibilidades, onde podemos integrar esta técnica com formas que poderiam redefinir a maneira como olhamos para os sistemas de resfriamento, um componente necessário, porém ignorado, da funcionalidade de um edifício. Toda instalação pode ser tratada como uma peça de arte “, disse Monish Siripurapu, fundador da Ant Studio. “O perfil circular pode ser transformado em uma interpretação artística, enquanto as águas que caem proporcionam um ambiente reconfortante.”

É impossível não brilhar os olhos com a eficiência do protótipo: ele consegue arrefecer o ar quente acima de 50 graus Celsius a temperaturas inferiores a 36 graus Celsius em torno da estrutura, enquanto a temperatura atmosférica cai para 42 graus Celsius.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A equipe por trás do ar condicionado artesanal vê a instalação em forma de favo de mel como uma solução escalável de baixa tecnologia para o resfriamento natural, bem como uma instalação artística que incorpora métodos artesanais antigos. Muito legal!

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 8º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Fonte: Engenharia É
Fotos: DEKI Electronics

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,956,757SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ação faz as pessoas “provarem sangue” para alertar sobre a importância de doar

Nos dias 20 a 30 de agosto, o Rotaract Club de São José do Rio Preto (Distrito 4480) juntamente com o Rotary Jardins, realizaram...

Com o fim dos incêndios na Austrália, coalas são devolvidos à natureza

Quatro coalas adultos e um filhote que se recuperavam dos incêndios que devastaram a Austrália entre o meio do ano passado e o início...

Motorista de ônibus escolar faz toucas e cachecóis para seus pequenos passageiros

Toucas e cachecóis personalizados para seus pequenos passageiros.

Voluntários se unem para lavar as roupas das equipes de busca em Brumadinho

Grupo de 35 pessoas usa 14 máquinas de lavar e secar para ajudar os heróis.

Instagram