Na Índia, sexo com menores passa a ser considerado estupro (mesmo dentro do casamento)

0
2838
Índia lei

Já não é de hoje que a gente sabe que um dos países mais difíceis para uma mulher viver é a Índia. O país asiático possui um altíssimo número de violações por parte dos homens e estupros, mesmo dentro do casamento, o que torna a situação ainda mais difícil de ser resolvida, já que são inúmeros obstáculos. Mas, felizmente, a partir de agora, com uma nova lei, a gente consegue enxergar uma luz no fim do túnel.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Através de uma lei que define sexo com crianças como estupro, sexo com menores mesmo dentro do casamento passa a ser proibido. A decisão foi tomada pela corte suprema da Índia e, até então a idade para o sexo consensual era de 18 anos, porém em casos de casamento, garotas de 15 anos deveriam manter relações com seus maridos, mesmo contra sua vontade.

Este é um motivo para comemorar, já que esta lei representa um verdadeiro marco na história do país, que registra em média um estupro a cada 21 minutos. Os representantes da corte suprema afirmaram que esta alteração é muito mais do que fundamental, pois supera uma cláusula “discriminatória, capciosa e arbitrária e que viola a integridade corpórea das crianças”.

Apesar da sociedade indiana ser conhecidamente machista, nos últimos anos vem crescendo significativamente o movimento feminista, a fim de recuperar os direitos femininos, ausentes há tanto tempo. É neste sentido que a capital, Nova Déli, aprovou uma medida recentemente, em que reserva um terço dos assentos na câmera, para mulheres.

As mulheres indianas têm comemorado a lei, já que ela representa um enorme avanço nos direitos delas: “Este julgamento é um marco que corrige um erro histórico contra as meninas. Como o casamento pode ser usado como critério que pune garotas?”, pergunta Vikram Srivastava, fundadora do grupo de campanha Independent Thought (Pensamento Independente).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diante desta alteração, a partir de agora as menores de 18 anos poderão prestar queixa acusando seus maridos de estupro. Só para você ter uma ideia da importância desta medida: A Índia ocupa a 10ª posição do ranking sobre casamento infantil, sendo que 47% das jovens estão casadas antes mesmo dos 18 anos completos.

Índia lei estupro

Com informações de Hypeness

Foto: Reprodução/Independent Thought

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.