Líder indígena que luta para salvar a Amazônia está entre as 100 pessoas mais influentes de 2020

Nemonte Nenquimo é um nome forte! A líder indígena equatoriana e também presidente do Conselho Coordenador da nacionalidade Waorani de Pastaza (Conconawep), faz coro forte quando o assunto é Amazônia. E ela foi citada na lista das pessoas mais influentes de 2020!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

líder indígena está entre as pessoas mais influentes
Foto: reprodução

Defesa da Amazônia

Nemonte levou a voz dos indígenas que vivem na Amazônia para o mundo. Os grupos indígenas se sentem bastante representados pela líder e dizem ter orgulho dela. “Uma honra pela luta de todos os povos indígenas da Amazônia e em defesa de nossos direitos, de nossos territórios”.

Mesmo que seja uma batalha difícil, foi Nemonte quem conseguiu atenção para a situação dos indígenas da região amazônica. Ela foi elogiada, inclusive, pelo ator Leonardo DiCaprio:

Nemonte está vivendo sua batalha e conversar com ela significa testemunhar uma rara clareza de propósito. Lembro-me de uma vez que ela me disse que não iria desistir. Que continuaria a lutar. Que continuaria a defender a floresta que ama das indústrias e companhias de petróleo que a devorariam. Ela manteve sua palavra e continua a ser a voz e defensora de sua comunidade. A causa de Nemonte é a nossa causa. Tive a sorte de tê-la conhecido e ainda mais feliz por ter aprendido com ela”, disse o ator.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

líder indígena está entre as pessoas mais influentes
Foto: reprodução

Luta

A principal luta de Nemonte é contra a perfuração, mineração e desmatamento da Amazônia. Ela pretende proteger 180.000 acres de floresta virgem no nordeste do Equador.

Quando eu era criança, meu pai costumava me dizer que meu avô amava muito a floresta. Esse amor foi passado para mim. A selva me deu liberdade, força. Fiquei chocada quando vi com meus próprios olhos o impacto das empresas petrolíferas no território. Eles não sabiam das consequências do derramamento de óleo em rios, conheço casos de crianças que morreram por causa disso”, explicou a líder indígena.

E assim como Nemonte luta pela Amazônia, os indígenas da tribo Guató lutam pelo Pantanal. Só que eles sofreram muito com as queimadas e precisam de ajuda. Você pode mudar um pouco essa realidade. Conheça essa história!

E foi toda essa bravura e consciência, que o nome de Nemonte foi parar na lista da Time das 100 pessoas mais influentes de 2020. Um verdadeiro exemplo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Não estou sozinha, não tenho medo de morrer, mas se eu morrer é para o bem do futuro”.

Fonte: GreenMe

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,646,763SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Final de briga entre adolescentes comove internautas nas redes sociais

“Apertem as mãos, irmão. É o único jeito que me fará ir. Ele vai apertar a sua mão. Ofereça a mão de novo”, disse o jovem muçulmano que separou a briga.

Pesquisadores brasileiros desenvolvem espuma que retira agrotóxico de alimentos

Um produto potencialmente revolucionário criado por cientistas e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promete reduzir o risco de problemas de saúde...

Neste supermercado, eles plantam no meio do corredor o que você colhe e compra

O mercado METRO, em Berlim, está testando uma nova forma de vender produtos em sua área de feira. Eles estão plantando dentro da própria...

Gangorras em muro na fronteira México-EUA ganham prêmio de Design do Ano

Lembra quando professores instalaram gangorras cor de rosa entre México e Estados Unidos para crianças dos dois lados brincarem juntas? A instalação ganhou do...

Com humanos em casa, animais selvagens estão ocupando ruas de cidades do mundo todo

As medidas de quarentena e distanciamento social reduziram o trânsito de mais de 3 bilhões de pessoas em cidades de todo o planeta. De forma...

Instagram