Líder indígena que luta para salvar a Amazônia está entre as 100 pessoas mais influentes de 2020

0
2190
líder indígena está entre as pessoas mais influentes

Nemonte Nenquimo é um nome forte! A líder indígena equatoriana e também presidente do Conselho Coordenador da nacionalidade Waorani de Pastaza (Conconawep), faz coro forte quando o assunto é Amazônia. E ela foi citada na lista das pessoas mais influentes de 2020!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

líder indígena está entre as pessoas mais influentes
Foto: reprodução

Defesa da Amazônia

Nemonte levou a voz dos indígenas que vivem na Amazônia para o mundo. Os grupos indígenas se sentem bastante representados pela líder e dizem ter orgulho dela. “Uma honra pela luta de todos os povos indígenas da Amazônia e em defesa de nossos direitos, de nossos territórios”.

Mesmo que seja uma batalha difícil, foi Nemonte quem conseguiu atenção para a situação dos indígenas da região amazônica. Ela foi elogiada, inclusive, pelo ator Leonardo DiCaprio:

Nemonte está vivendo sua batalha e conversar com ela significa testemunhar uma rara clareza de propósito. Lembro-me de uma vez que ela me disse que não iria desistir. Que continuaria a lutar. Que continuaria a defender a floresta que ama das indústrias e companhias de petróleo que a devorariam. Ela manteve sua palavra e continua a ser a voz e defensora de sua comunidade. A causa de Nemonte é a nossa causa. Tive a sorte de tê-la conhecido e ainda mais feliz por ter aprendido com ela”, disse o ator.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

líder indígena está entre as pessoas mais influentes
Foto: reprodução

Luta

A principal luta de Nemonte é contra a perfuração, mineração e desmatamento da Amazônia. Ela pretende proteger 180.000 acres de floresta virgem no nordeste do Equador.

Quando eu era criança, meu pai costumava me dizer que meu avô amava muito a floresta. Esse amor foi passado para mim. A selva me deu liberdade, força. Fiquei chocada quando vi com meus próprios olhos o impacto das empresas petrolíferas no território. Eles não sabiam das consequências do derramamento de óleo em rios, conheço casos de crianças que morreram por causa disso”, explicou a líder indígena.

E assim como Nemonte luta pela Amazônia, os indígenas da tribo Guató lutam pelo Pantanal. Só que eles sofreram muito com as queimadas e precisam de ajuda. Você pode mudar um pouco essa realidade. Conheça essa história!

E foi toda essa bravura e consciência, que o nome de Nemonte foi parar na lista da Time das 100 pessoas mais influentes de 2020. Um verdadeiro exemplo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Não estou sozinha, não tenho medo de morrer, mas se eu morrer é para o bem do futuro”.

Fonte: GreenMe

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.