Comunidades indígenas do México criam sua própria rede de telefonia móvel

Cansados do serviço de telefonia móvel ruim nas zonas rurais, comunidades indígenas de cinco estados do México decidiram criar sua própria rede móvel. O serviço oferece ligações e mensagens gratuitas dentro da rede.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Só existe tarifa para falar com usuários de empresas comerciais: 50 centavos de pesos mexicanos para números fixos; 80 centavos para chamadas para celular e 29 centavos para chamadas para os Estados Unidos. Esta última tarifa beneficia pessoas que têm parentes na ‘Terra do Tio Sam’.

A criação dessas redes foi possível graças a uma concessão estabelecida na reforma das telecomunicações no México, de Uso Social e sem fins lucrativos – o dinheiro arrecadado é investido na própria concessão.

Presentes em comunidades dos estados de Chiapas, Guerrero, Oaxaca, Puebla e Veracruz, as redes formam a associação de Telecomunicações Indígenas Comunitárias A.C. Atualmente, existem 18 redes indígenas em operação, que atendem 3500 usuários.

Como funciona?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A pessoa deve registrar o seu celular na rede e escolher um número novo. O registro tem um custo de 42 pesos. Deste valor, 15 pesos são destinados à manutenção e suporte técnico da rede; outros 15 ficam para a comunidade e servem para pagar gastos de operação, como energia elétrica e internet; dois pesos vão para um fundo de seguro compartilhado para dar apoio às redes em caso de acidentes ou intempéries e os 10 pesos restantes são para o usuário, que tem direito a chamadas e mensagens ilimitadas dentro da rede.

E a internet?

A meta é oferecer o serviço de internet móvel no início deste ano, para que os usuários possam utilizar aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, entre outros.

Com informações do GCM

foto: desInformémonos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,829,971SeguidoresSeguir
24,609SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

O que aconteceu quando levei representantes de movimentos sociais para falarem com meus alunos

Por Pedro Henrique Castro A aventura de fazer essa palestra começou há mais ou menos um mês, quando eu tive minhas primeiras conversas com alguns...

Orangotango beija barriga da mulher grávida em jardim zoológico britânico

É comum ler ou ver por aí, demonstrações de que os animais tem grande instinto maternal ou paternal. E a cena que aconteceu, por...

Idosos se casam no ritmo de Festa Junina em casa de repouso em Pelotas

Os idosos se casaram no ritmo de 'festa junina', na casa de repouso onde vivem, em Pelotas (RS).

Salão inteiro se une para comprar bicicleta pra colega que teve a sua roubada

A bike era o único meio de transporte da auxiliar de cabeleireiro.

Fotógrafa monta caminha no jardim de casa para esquilo se aconchegar; veja fotos

Apaixonada por fotografia, a fotógrafa Sharon Cutler se tornou uma especialista em capturar imagens sensacionais da vida selvagem. Infelizmente, devido à pandemia de Covid-19, ela...

Instagram

Comunidades indígenas do México criam sua própria rede de telefonia móvel 4