Comunidades indígenas do México criam sua própria rede de telefonia móvel

Cansados do serviço de telefonia móvel ruim nas zonas rurais, comunidades indígenas de cinco estados do México decidiram criar sua própria rede móvel. O serviço oferece ligações e mensagens gratuitas dentro da rede.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Só existe tarifa para falar com usuários de empresas comerciais: 50 centavos de pesos mexicanos para números fixos; 80 centavos para chamadas para celular e 29 centavos para chamadas para os Estados Unidos. Esta última tarifa beneficia pessoas que têm parentes na ‘Terra do Tio Sam’.

A criação dessas redes foi possível graças a uma concessão estabelecida na reforma das telecomunicações no México, de Uso Social e sem fins lucrativos – o dinheiro arrecadado é investido na própria concessão.

Presentes em comunidades dos estados de Chiapas, Guerrero, Oaxaca, Puebla e Veracruz, as redes formam a associação de Telecomunicações Indígenas Comunitárias A.C. Atualmente, existem 18 redes indígenas em operação, que atendem 3500 usuários.

Como funciona?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A pessoa deve registrar o seu celular na rede e escolher um número novo. O registro tem um custo de 42 pesos. Deste valor, 15 pesos são destinados à manutenção e suporte técnico da rede; outros 15 ficam para a comunidade e servem para pagar gastos de operação, como energia elétrica e internet; dois pesos vão para um fundo de seguro compartilhado para dar apoio às redes em caso de acidentes ou intempéries e os 10 pesos restantes são para o usuário, que tem direito a chamadas e mensagens ilimitadas dentro da rede.

E a internet?

A meta é oferecer o serviço de internet móvel no início deste ano, para que os usuários possam utilizar aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, entre outros.

Com informações do GCM

foto: desInformémonos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,558,019SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menina cria manual para tia cuidar de seu cãozinho nas férias

Prestes a entrar de férias, uma menininha criou um "manual de cuidados" para a tia, que tomará conta de seu cachorro enquanto ela está...

Emoção: Hugh Jackman encontra o brasileiro dublador do Wolverine

O encontro com o dublador do Wolverine já estava movimentando as redes sociais. Semana passada mostramos o Isaac Bardavid, de 86 anos, que é a voz...

Tratando um câncer há 13 anos, tatuador doa lanche de hospital a morador de rua e boa ação vira projeto

O farol nunca ficava vermelho, sempre verde, mas aconteceu. Foi então que o tatuador Gustavo Franzoni começou a doar lanches para pessoas em situação...

Garota de 8 anos realiza sonho de conhecer a Polícia Rodoviária Federal, no Paraná

O maior sonho da Maria Heloísa, de 8 anos, é ser 'federal' quando crescer. E como presente de aniversário deste ano, a pequena pediu...

Motorista de ônibus para veículo e ajuda homem cego a atravessar a rua

Thaddaus Turner não aceita nenhum crédito especial pelo que fez.

Instagram