Índios proíbem entrada de políticos em aldeias no Acre

Os índios tem do Acre vem tentando manter sua cultura mediante uma sociedade que infelizmente não valoriza a importância de tamanha carga histórica dessa população.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lideranças indígenas das 32 aldeias de Jordão, município distante 462 quilômetros de Rio Branco, proibiram a entrada de candidatos a vereadores que não sejam indígenas.

Após debaterem o assunto, os indígenas decidiram pela proibição da entrada de candidatos a vereadores que não seja Huni Kuin (povo verdadeiro). Eles também publicaram uma carta informando da decisão.

Na carta, segundo eles, na eleição passada por conta de políticas, as aldeias indígenas não receberam do governo os kits que eram para ser destinados a eles.

Reunindo mais de 500 eleitores, a comunidade indígena representa 40% dos votantes na região. A questão é ambígua, visto que constitucionalmente os índios podem proibir a entrada de pessoas em suas terras. No entanto, a urna eletrônica fica localizada dentro de terras indígenas, às margens do Rio Jordão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

acre1 acre2 acre3 acre4

via e via / Fotos: João Braz

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,396,397SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Projeto desenvolve ações para facilitar a vida das pessoas no seu cotidiano

Criado pela Mercur, em Santa Cruz do Sul/RS, o projeto Diversidade na Rua tem por objetivo construir soluções que facilitem a vida das pessoas...

Projeto reforma casa e leva acessibilidade para casal de deficientes

Lídia anda de joelhos e Raimundo é acamado. O Programa Vivenda reformou o quarto, arrumou o acesso à casa e remodelou o banheiro com adaptações.

Tio que largou tudo para cuidar de sobrinho comove a web e vaquinha arrecada R$49 mil

Que lindezaaaaa! Batemos a meta da vaquinha para tornar a vida de Edivaldo e Thalysson mais leve!! A história do tio e do sobrinho que...

ONG transforma caixas de papelão em mochilas que ainda viram mesas pra ajudar estudantes indianos

O design pode mudar o mundo, para melhor. Basta usá-lo de forma orientada e estratégica. Conheçam uma iniciativa na Índia, onde a maioria das escolas...

Mulher palestina faz jardim usando granadas da Guerra

Os confrontos entre Israel e Palestina parecem não ter fim, porém, muitas pessoas dessas regiões afetadas pela guerra já estão cansadas de tudo isso....

Instagram