Iniciativa internacional investe na inclusão socioeconômica de pessoas LGBT

Realizado em estreita parceria com o Grupo Arco Íris e a Positive Planet Brasil, e com financiamento da União Europeia, o Projeto Micro Rainbow Brasil já atendeu 164 pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade na região metropolitana do Rio de Janeiro, entre as quais 81 se formaram no curso de empreendedorismo e 46 concluíram cursos de qualificação profissional nas áreas de gastronomia, hotelaria e moda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os resultados do projeto Micro Rainbow Brasil indicam que a inclusão socioeconômica de pessoas LGBT não apenas melhora suas condições de vida e sua situação financeira como também cria exemplos positivos de visibilidade, empoderamento e protagonismo LGBT no mercado de trabalho, o que, por sua vez, acaba contribuindo para redução de atitudes sociais negativas incidentes sobre essa parcela da população.

No próximo dia 15 de agosto, acontecerá o lançamento da publicação “Empreendedorismo LGBT: histórias de empoderamento socioeconômico no Rio de Janeiro entre 2015-2017” que reúne histórias de conquistas, superação e abertura de novas perspectivas de pessoas como a consultora em imagem pessoal Laylah que, graças ao curso, alcançou autonomia financeira, profissional e hoje tem a segurança de não viver cotidianamente a discriminação que muitas trans sofrem no ambiente de trabalho. Na mesma data também ocorrerá a formatura da 4ª turma do curso de empreendedorismo para pessoas LGBT.

Com o aporte do projeto, 53 empreendedores LGBT abriram ou expandiram seus negócios nas mais diversas áreas como artesanato, educação, fotografia, culinária, construção civil, entre outras, desconstruindo a ideia de que pessoas LGBT estão profissionalmente restritas aos ramos da estética, artes e mercado do sexo.

Recentemente, o projeto ficou em segundo lugar na premiação Láurea-CAF 2017 que elegeu as melhores iniciativas de apoio ao microempreendedor do Brasil. O prêmio foi conferido pelo Banco Latino Americano de Desenvolvimento juntamente com a Aliança Empreendedora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Micro Rainbow Brasil – três anos promovendo o empoderamento de LGBT

O evento celebra, também, os três anos do projeto Micro Rainbow Brasil. “O que queremos é combater a homo e transfobia de forma positiva, criando oportunidades concretas para membros da nossa comunidade realizarem seus sonhos e melhorarem suas condições financeiras. Queremos mostrar para o mundo que pessoas LGBT podem ser bem-sucedidas e reduzir, assim, a exposição à discriminação e violência. Além disso, no contexto da crise que o Brasil atravessa, o empreendedorismo tem se mostrado uma excelente alternativa de inclusão e empoderamento LGBT”, afirma Sebastian Rocca, CEO da MRI.

A vulnerabilidade socioeconômica da população LGBT é um problema candente no mundo inteiro. Organismos internacionais, inclusive as Nações Unidas, têm chamado atenção para essa questão, que se tornou pauta frequente de conferências e espaços de debate intersetorial sobre direitos LGBT.

 Sobre a Micro Rainbow

Sediada em Londres, a Micro Rainbow Internacional é uma ONG pioneira no trabalho de inclusão socioeconômica de lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexuais, elaborando ferramentas, programas e recomendações para ajudar a população LGBTI a sair da pobreza em diveras partes do mundo. A organização atua no Rio desde 2015 com o projeto Micro Rainbow Brasil, que auxilia pessoas LGBT de baixa renda a abrirem seus próprios negócios e melhorarem suas qualificações profissionais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Saiba mais:

Facebook

Site

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,502,658SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Nigéria sanciona lei que proíbe mutilação genital de mulheres e meninas

O ex-presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, assinou na sua última semana como presidente do país uma lei que traz esperança para que os nigerianos...

Empresa possui sistema eco estrutural que ajuda na economia de água e energia

A empresa Ecotelhado é uma organização que vende soluções de infraestrutura que diminuem os impactos ambientais causados pelo crescimento urbano. A empresa, fundada em...

LATAM demite funcionário que assediou mulheres russas na Copa

A Latam Airlines demitiu o funcionário Felipe Wilson, que aparece em um vídeo machista assediando torcedoras russas na Copa do Mundo.

Ayurveda e Paricharya – Os ciclos de vida da mulher e suas condutas para a saúde

Por Dra. Ananda Ruguê de Faria Na Índia existe uma citação que diz: “Mulher saudável, mãe saudável, bebê saudável, nação saudável.” A saúde da mulher é...

Idosa fica desolada após ter produtos apreendidos e internautas fazem vaquinha para ajudá-la (TO)

A dona Raimunda sobrevive vendendo lanches na rua, em Palmas (TO). Fiscais da Prefeitura apreenderam todos seus produtos, até um pano de prato que ela tinha acabado de comprar. Desolada, está sem trabalhar desde o acontecido.

Instagram