Que legal essa ideia! Os moradores da praia do Cumbuco, em Caucaia (CE), agora podem ajudar na coleta seletiva do município, contribuindo para a preservação da área, e ainda ganham bônus para trocar no que quiser no comércio local. Não é demais?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ou seja, o lixo reciclável gerado em casa pode valer um descontão naquela comprinha no mercado ou na contratação de um serviço. E com os bônus, as pessoas ainda podem ajudar projetos socioambientais.
O Ecoponto funciona no Centro de Apoio ao Turista (CAT). Ah, quem estiver visitando a praia também pode contribuir. A ideia foi lançada justamente para preservar o local com a expansão do turismo na praia com a prática do Kitesurf.
“Como todo e qualquer desenvolvimento também traz uma grande geração de resíduos consigo, portanto, a necessidade de ativar o Ecoponto e também desenvolver um sistema de coleta seletiva com demais ações como Educação Ambiental, Limpezas de Praia entre outros”, disse o especialista em gestão ambiental Juliano Maciel.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E que tal saber onde o seu lixo reciclável pode ser descartado? Bacana, né! Uma startup desenvolveu um aplicativo com esse objetivo. Agora fica mais fácil de contribuir para um mundo mais sustentável.
Quem entrega lixo reciclável recebe cartão com créditos para trocar em produtos na cidade
As pessoas podem entregar papel, plástico, vidro e metal. Todo o material é recebido e gerenciado por um sistema online, que permite cadastrar os geradores de resíduos
e também bonificá-los de acordo com a quantidade de resíduo reciclável entregue no
local.
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.
Quem contribui entregando o lixo recebe um cartão com créditos em dinheiro que é aceito nas lojas e mercados da cidade. Aí, você deve se perguntar: e como é que isso se mantém? Simples! O lixo reciclável coletado é processado e vendido e isso permite que se possa pagar a “recompensa” para os moradores e turistas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Mais de 2.400 pessoas moram em Caucaia e a empresa processadora do material reciclável tem capacidade para administrar milhões de quilos de lixo. Ou seja, o projeto pode ajudar bastante a diminuir o descarte irregular de resíduo recuperável na cidade.
Ajude reserva ambiental do Amapá a não fechar as portas. Clique aqui e saiba como contribuir!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Ao invés de entregar esse material para ser recolhido pelo serviço de limpeza pública e destinado indevidamente a aterros sanitários, os moradores podem separar e entregar os resíduos no Ecoponto do Cumbuco e receber uma bonificação por isso”, disse um dos participantes do projeto, Benedito Cesar.
A iniciativa é promovida pelo Winds for Future (W4F) através de uma parceria com as empresas Intention Ventures, Ambrasus, Ecolimp, Moeda Seeds e com o apoio da prefeitura Municipal de Caucaia.
O objetivo é transformar Cumbuco em um destino turístico sustentável.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.