Iniciativa presenteia crianças carentes com livros para que se apaixonem pela literatura

Adolescentes e crianças carentes infelizmente passam por diversas privações ao longo de sua vida, mas uma iniciativa vem proporcionando amor à literatura.

Ler é uma atividade prazerosa e ajuda no rendimento escolar de crianças e adolescentes. É o que diz uma pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e inspirou uma linda iniciativa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A leitura contribui para o desenvolvimento de habilidades como interpretação de texto, imaginação e criatividade. Porém, nem todas as crianças brasileiras têm um livro para chamar de seu, o que pode trazer problemas futuros na sua formação.

É para preencher esse vazio que surgiu o 1BOOK4LIFE. O objetivo da iniciativa é que estudantes de todo o país – principalmente das camadas mais pobres – se apaixonem pela literatura, presenteando-os com livros.

A iniciativa funciona através de um sistema de doações. Quando a pessoa faz sua doação para o 1BOOK4LIFE, ela escolhe a quantidade de crianças que deseja presentear e tem acesso a informações sobre a escola em que elas estão matriculadas. Os alunos levam os livros para casa e podem compartilhá-los com seus familiares, vizinhos e amigos.

Cada livro possui um código de identificação, através do qual o doador pode acompanhar o trajeto percorrido pelos exemplares doados, os indicadores de desempenho da escola beneficiada, além de cartinhas fofas das crianças agradecendo o presente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As obras são presenteadas por investidores sociais, pessoas e empresas que reconhecem a importância da leitura para a formação integral de crianças e adolescentes.

A distribuição é feita nominalmente, a cada aluno, a partir da adesão da escola pública. A escola tem um papel fundamental na mobilização do corpo docente e do aluno para que o livro faça a diferença em sua vida, sua formação e socialização.

Olha só:

Leia também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Senhora de 94 anos se forma na faculdade: “Tenho muito mais a aprender”

Professor de Brasília está ensinando meninos a respeitar as alunas através do esporte

Mulher acolhe cachorrinha de vizinha que estava sendo ameaçada de ser expulsa do prédio

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Saiba como participar aqui.

Veja também: Professor percorre interior do Afeganistão de bike para entregar livros a crianças e adultos

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,558,019SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Henrique Fogaça comemora momento que a filha, que tem epilepsia, fica de pé sozinha

O chef Henrique Fogaça compartilhou com seus seguidores a emoção de ver a filha Olivia avançar em seu tratamento contra a epilepsia. A menina está...

Designers holandeses transformam algas em bioplástico para impressão em 3D

O bioplástico poderá ser usado na fabricação de vários objetos do nosso dia a dia.

Ação na Paulista conscientiza sobre a incontinência urinária, que atinge 10 milhões de brasileiros

Tratar de assuntos pouco difundidos é um dos preceitos que sempre levamos em conta aqui no Razões e, quando são assuntos tabus, fazemos questão...

70 anos depois da morte do amado na Segunda Guerra Mundial, idosa encontra seu diário em um museu

Há certos fatos que superam qualquer ideia de romantismo que possa aparecer na ficção. A história de Laura Mae David Burlingame, de 90 anos,...

Série de fotos emocionantes mostra o último dia de vida do cão Duke

É uma decisão dolorosa, que machuca profundamente. Nos referimos à decisão de praticar a eutanásia em um animal, neste caso, em um cachorro. A família Roberts,...

Instagram