Inovação possibilita que pacientes com Parkinson consigam escrever novamente

A designer gráfico Emma Lawton foi diagnosticada com Parkinson quando tinha 29 anos. O desenho sempre ocupou boa parte do seu tempo, mas, nos últimos três anos, os tremores nas suas mãos aumentaram drasticamente a ponto dela não conseguir escrever e muito menos desenhar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas, graças à Haiyan Zhang, diretora de inovação da Microsoft Research Cambridge, ela vai poder voltar a fazer o que mais ama. Zhang foi convidada para participar do programa ‘Big Life Fix’, da BBC, que desafia os tecnólogos a usarem suas habilidades para ajudar as pessoas.

Sua missão era encontrar uma forma de Emma melhorar suas habilidades de escrita e desenho. Zhang e sua equipe desenvolveram um relógio personalizado para Emma.

O aparelho produz pequenas vibrações no braço do usuário e, dessa forma, interrompe os tremores causados pelo Parkinson. Emma está usando o dispositivo e disse que está emocionada com o que foi feito por ela.

“Eu não tenho idéia de como isso funciona, mas torna a minha escrita legível [e não] ilegível. Os esboços são algo que eu mostraria a um cliente. Ainda é um pouco instável, nunca vai ser uma linha reta perfeita, mas está melhor “, disse ela. “Isso me deixa animada com o fato do meu futuro voltar estar sob meu controle, ele está de volta em minhas mãos”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Google coloca no mercado colher que diminui o tremor das mãos de pacientes com Parkinson

Zhang não pensa em comercializar a tecnologia, mas ela espera que outros pesquisadores assumam o projeto para melhorá-lo. “Eu acho que precisamos de mais testes”, observou ela. “Definitivamente funciona para Emma. Estou espantada com o quanto isso funciona para ela”.

Confira (áudio e legenda em inglês):

Veja também: Medicamento revolucionário contra a doença de Parkinson chega ao Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações da BBC e Windows 10 / Foto: Reprodução

Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,067,715SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

O casal que transformou o quintal de casa em um camping para moradores de rua

Foi o que fez o casal Lancaster, que mora em Washington, nos Estados Unidos, em uma confortável casa de 65 m². Incomodados com o...

Pesquisadores do Paraná criam membrana capaz de desenvolver pele e ossos

O futuro da medicina está cada vez mais próximo do presente. No Paraná, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina criaram uma membrana que é...

English Meeting: grupo em BH promove encontros gratuitos para praticar o inglês e ajudar quem precisa

Se divertir, praticar inglês e ajudar quem precisa. Esse é o objetivo do English Meeting, evento beneficente que acontece há quatro anos, em Belo...

Mãe cuida sozinha de quadrigêmeos com deficiência e passa por dificuldades

A dona Linda Mar Miranda, de 58 anos, precisa de ajuda. Sozinha, faz 19 anos que ela não dorme direito e não consegue trabalhar.

Brasileiro de 20 anos cria sistema de comunicação com pacientes em coma

Não seria simplesmente incrível se pudéssemos nos comunicar com parentes ou amigos enquanto esses estão em estado de coma? Bem, é essa a ideia...

Instagram

Inovação possibilita que pacientes com Parkinson consigam escrever novamente 2