Inovação possibilita que pacientes com Parkinson consigam escrever novamente

A designer gráfico Emma Lawton foi diagnosticada com Parkinson quando tinha 29 anos. O desenho sempre ocupou boa parte do seu tempo, mas, nos últimos três anos, os tremores nas suas mãos aumentaram drasticamente a ponto dela não conseguir escrever e muito menos desenhar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Mas, graças à Haiyan Zhang, diretora de inovação da Microsoft Research Cambridge, ela vai poder voltar a fazer o que mais ama. Zhang foi convidada para participar do programa ‘Big Life Fix’, da BBC, que desafia os tecnólogos a usarem suas habilidades para ajudar as pessoas.
Sua missão era encontrar uma forma de Emma melhorar suas habilidades de escrita e desenho. Zhang e sua equipe desenvolveram um relógio personalizado para Emma.
O aparelho produz pequenas vibrações no braço do usuário e, dessa forma, interrompe os tremores causados pelo Parkinson. Emma está usando o dispositivo e disse que está emocionada com o que foi feito por ela.
Leia Mais
“Eu não tenho idéia de como isso funciona, mas torna a minha escrita legível [e não] ilegível. Os esboços são algo que eu mostraria a um cliente. Ainda é um pouco instável, nunca vai ser uma linha reta perfeita, mas está melhor “, disse ela. “Isso me deixa animada com o fato do meu futuro voltar estar sob meu controle, ele está de volta em minhas mãos”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Zhang não pensa em comercializar a tecnologia, mas ela espera que outros pesquisadores assumam o projeto para melhorá-lo. “Eu acho que precisamos de mais testes”, observou ela. “Definitivamente funciona para Emma. Estou espantada com o quanto isso funciona para ela”.
Confira (áudio e legenda em inglês):
Veja também: Medicamento revolucionário contra a doença de Parkinson chega ao Brasil
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com informações da BBC e Windows 10 / Foto: Reprodução
Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.