Instituto faz desfile exclusivo para estudantes cegos em MS: “Autoestima e moda vão além dos olhos”

Na última sexta-feira (6), o Instituto para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), de Campo Grande (MS), organizou um desfile para seus alunos com deficiência visual, com o objetivo de chamar a atenção da indústria da moda e ajudar na construção da autoestima dos participantes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com ternos elegantes, vestidos de gala impecáveis e esbanjando simpatia e felicidade no palco, os modelos participaram do primeiro desfile “Moda Para Além dos Olhos”, que contou com a presença de dezenas de convidados, entre familiares e membros do Ismac.

Orientados por uma equipe pedagógica, os participantes puderam brilhar na passarela, dando várias voltas para mostrar seus looks de todos os ângulos! 🤗

Instituto faz desfile exclusivo para estudantes cegos em MS
Desfile teve a participação de crianças de todas as idades. Foto: Paulo Francis

Quem idealizou o projeto ao longo de 2 meses foi o técnico em edificações John Vitor Alves Lima, de 19 anos. O estudante do Instituto Federal do Ceará (IFCE) veio para Campo Grande com o objetivo de desenvolver o projeto social no Instituto para Cegos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira uma parte do desfile:

Em entrevista ao portal Lado B, John contou que a ideia de escolher a autoestima como tema principal do projeto foi motivada pelos relatos dos próprios estudantes do Ismac.

“Então, eu busquei uma maneira de trabalhar a autoestima, porque muitos relataram que quando perderam a visão, perderam consequentemente a autoestima”, explicou.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Instituto faz desfile exclusivo para estudantes cegos em MS
A loja Vivary’s Noivas & Formaturas emprestou as peças utilizadas na ocasião especial. Foto: Paulo Francis

Ao longo de dois meses, o rapaz realizou oficinas para trabalhar a escolha das roupas, tecidos e estilo dos alunos. Também foram feitas rodas de conversa sobre superação e autoestima.

O resultado, ao final, foi enriquecedor para John. “Foi uma experiência muito gratificante, porque eu nunca trabalhei com esse público. Foi uma área que eu desconhecia, descobri que a autoestima é algo que vai se construindo e eles são capazes de tudo”, ressaltou.

Para Márcio Ximenes, presidente do Ismac, trabalhos como esse são capazes de resgatar a autoestima dos participantes, não importa a idade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quem perde a visão pensa que a vida acabou, mas o trabalho do Ismac é de reabilitar as pessoas para tudo. Essa questão de cuidar da beleza é um papel fundamental. A gente não vê, mas as pessoas nos veem, isso é importante”, destacou.

Instituto faz desfile exclusivo para estudantes cegos em MS
De terno, Antônio Soares desfilou na passarela do ISMAC. Foto: Paulo Francis

Mais de vinte alunos participaram do desfile, que começou às 17 horas. Uma delas era Sueli Silva, 48 anoos, que jamais imaginou que um dia iria arrasar numa passarela.

“É uma emoção muito grande, é maravilhoso, nunca achei que iria participar de algo assim. Agora, estou me sentindo uma modelo e aprendendo a sentir essa emoção de saber que sou livre para fazer algo gratificante desse jeito”, disse.

Outro que se divertiu no desfile foi o senhor Antônio Soares, 68 anos, que usou um terno azul em sua noite de modelo. Antes de desfilar, ele se preparou por meses.

Com as aulas, o idoso pôde aprender coisas importantes para o  seu cotidiano. “Aprendi a me comportar andando, a levantar a cabeça, a dar passos mais compassados no dia a dia”, completou.

Fonte: CG News / Lado B

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Policial ajuda idosa a reencontrar sua irmã após 30 anos separadas em Ipatinga (MG)

Olha só que história emocionante! 🤩 No início desta semana, durante uma ocorrência no posto policial da Rodoviária de Ipatinga, no interior mineiro, o soldado...

Em metrô, jovem tira o próprio tênis e dá para garoto deficiente que pedia ajuda

Após uma linda corrente do bem, o vídeo repercutiu emocionando milhares de internautas.

Ele foi reprovado 13 vezes mas conseguiu tirar sua CNH e ganhou festa de comemoração!

Essa história é para mostrar a você que, se você tiver um sonho, nada nem ninguém pode fazer você desistir dele. Muitos sonhos são...

Casal mostra que a diferença de altura jamais foi uma questão para o amor deles

O amor não vê diferença de tamanho e quem disser o contrário é por que não conhece a história da Lívia Vasconcelos e do João...

Seis meses após morte do pai, jovem que largou tudo para cuidar dele consegue emprego com ajuda do Razões

Em dezembro do ano passado, a VOAA - a vaquinha do Razões, - lançou uma campanha para Enzo, um jovem trans que largou tudo...

Instagram

Instituto faz desfile exclusivo para estudantes cegos em MS: "Autoestima e moda vão além dos olhos" 1