Instrumento musical permite que pessoas tetraplégicas toquem música com os olhos

Imagine só tocar música apenas com o movimento dos seus olhos? Parece coisa da ficção, mas já é uma realidade!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estamos falando do Eye Harp, um instrumento musical eletrônico projetado com a missão de melhorar a qualidade de vida de pessoas tetraplégicas e com outras deficiências físicas, permitindo que elas “toquem” música apenas com o movimento dos olhos.

Quem criou o instrumento foi Zacharías Vamvakousis, um músico e desenvolvedor de software profissional.

músico Zacharías Vamvakousis

Em entrevista ao portal Bright Vibes, Zacharías contou que desenvolveu o Eye Harp enquanto estudava na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, na Espanha, onde cursava seu mestrado em Computação de Som & Música.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O desenvolvedor ficou especialmente tocado com um amigo músico que sofreu um acidente de moto e ficou tetraplégico.

Decidido a ajudá-lo, Zacharías pensou em maneiras de permitir que seu amigo tocasse música novamente, apesar da perda de funções dos membros do corpo.

eye harp em funcionamento

Na época, não havia qualquer tipo de instrumento ou protótipo que garantisse acessibilidade às pessoas com deficiência física severa.

Em meio à muito trabalho e estudo, Zacharías projetou então o Eye Harp.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

criança tetraplégica

O instrumento é desenhado para acomodar pessoas com paralisia cerebral, esclerose lateral amiotrófica, distrofia muscular, amputação de um membro superior ou lesão na medula espinhal.

Ele permite que o indivíduo use os olhos, ou os movimentos da cabeça, para controlar uma roda de cores codificada com acordes para tocar música.

É surpreendentemente simples usar o Eye Harp: os músicos precisam instalar o software e uma câmera de rastreamento ocular.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

eye harp em funcionamento

Até aqui, são incríveis 10 anos de desenvolvimento para refinar ao máximo essa tecnologia.

Zacharías espera tornar seu software acessível e barato para comunidades inteiras. Hoje, uma versão gratuita do Eye Harp está disponível para download com sons de piano, 16 canais de saída MIDI, efeitos de harmonização e reverberação e opções de escala, registro e transposição.

eye harp em funcionamento

Já a sua versão paga não deixa de ser acessível, uma vez que a assinatura mensal custa € 15, cerca de 80 reais, e uma assinatura anual, € 150 (800 reais, menos de setenta reais por mês).

eye harp em funcionamento

Na versão por assinatura, há um conjunto de mais de 20 sons de instrumentos, ferramentas de aprendizagem assistida, exercícios para melhorar a técnica de jogo, um jogo de memória musical e muito mais.

Desde seu lançamento, o instrumento musical digital já conta com mais de 650 usuários ativos tanto na versão básica, quanto na versão premium.

eye harp em funcionamento

Segundo Zacharías, até 50 milhões de pessoas espalhadas em todo o mundo podem se beneficiar da tecnologia de comunicação aumentada e acessível.

alunos com deficiência física aprendem a usar o eyeharp

Ainda assim, apenas 2% da comunidade de pessoas com deficiência física dispõe dessa tecnologia. Há muito trabalho a ser feito!

Veja como funciona abaixo:

Fonte: Bright Vibes
Fotos: Eye Harp

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,539SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai com doença terminal leva filha ao altar deitado em uma maca

Os convidados gritaram e aplaudiram quando Scott Nagy participou de casamento da filha Sarah sábado na Primeira Igreja Evangélica Luterana na Strongsville, em Ohio. "Foi uma...

Estudantes criam site que conecta refugiados ucranianos a anfitriões que oferecem moradia gratuita

Em apenas 3 dias, os estudantes Avi Schiffmann e Marco Burstein, da Universidade de Harvard, desenvolveram e lançaram um site, o "Ukraine Take Shelter",...

Brasil faz campanha perfeita e se torna bicampeão mundial de Futsal Down

Com uma campanha impecável, a Seleção Brasileira conquistou o bicampeonato mundial de Futsal Down, cuja final ocorreu no último domingo (10) em Lima, no...

Funcionário da Gol antecipa voo de homem para transplante

No primeiro semestre de 2018, a Gol, através do programa Asas do Bem, transportou 757 órgãos gratuitamente. Em 2017, foram 1.335.

Instagram

Instrumento musical permite que pessoas tetraplégicas toquem música com os olhos 2