Ícone do site Razões para Acreditar

Instrumento musical permite que pessoas tetraplégicas toquem música com os olhos

Instrumento musical permite que pessoas tetraplégicas toquem música com os olhos

Imagine só tocar música apenas com o movimento dos seus olhos? Parece coisa da ficção, mas já é uma realidade!

Estamos falando do Eye Harp, um instrumento musical eletrônico projetado com a missão de melhorar a qualidade de vida de pessoas tetraplégicas e com outras deficiências físicas, permitindo que elas “toquem” música apenas com o movimento dos olhos.

Quem criou o instrumento foi Zacharías Vamvakousis, um músico e desenvolvedor de software profissional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em entrevista ao portal Bright Vibes, Zacharías contou que desenvolveu o Eye Harp enquanto estudava na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, na Espanha, onde cursava seu mestrado em Computação de Som & Música.

O desenvolvedor ficou especialmente tocado com um amigo músico que sofreu um acidente de moto e ficou tetraplégico.

Decidido a ajudá-lo, Zacharías pensou em maneiras de permitir que seu amigo tocasse música novamente, apesar da perda de funções dos membros do corpo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na época, não havia qualquer tipo de instrumento ou protótipo que garantisse acessibilidade às pessoas com deficiência física severa.

Em meio à muito trabalho e estudo, Zacharías projetou então o Eye Harp.

O instrumento é desenhado para acomodar pessoas com paralisia cerebral, esclerose lateral amiotrófica, distrofia muscular, amputação de um membro superior ou lesão na medula espinhal.

Ele permite que o indivíduo use os olhos, ou os movimentos da cabeça, para controlar uma roda de cores codificada com acordes para tocar música.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É surpreendentemente simples usar o Eye Harp: os músicos precisam instalar o software e uma câmera de rastreamento ocular.

Até aqui, são incríveis 10 anos de desenvolvimento para refinar ao máximo essa tecnologia.

Zacharías espera tornar seu software acessível e barato para comunidades inteiras. Hoje, uma versão gratuita do Eye Harp está disponível para download com sons de piano, 16 canais de saída MIDI, efeitos de harmonização e reverberação e opções de escala, registro e transposição.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já a sua versão paga não deixa de ser acessível, uma vez que a assinatura mensal custa € 15, cerca de 80 reais, e uma assinatura anual, € 150 (800 reais, menos de setenta reais por mês).

Na versão por assinatura, há um conjunto de mais de 20 sons de instrumentos, ferramentas de aprendizagem assistida, exercícios para melhorar a técnica de jogo, um jogo de memória musical e muito mais.

Desde seu lançamento, o instrumento musical digital já conta com mais de 650 usuários ativos tanto na versão básica, quanto na versão premium.

Segundo Zacharías, até 50 milhões de pessoas espalhadas em todo o mundo podem se beneficiar da tecnologia de comunicação aumentada e acessível.

Ainda assim, apenas 2% da comunidade de pessoas com deficiência física dispõe dessa tecnologia. Há muito trabalho a ser feito!

Veja como funciona abaixo:

Fonte: Bright Vibes
Fotos: Eye Harp

Sair da versão mobile