Dupla de inventores do Quênia criam braço robótico controlado através da mente

Uma dupla de inventores de Nairóbi, no Quênia, chamaram a atenção da comunidade científica após criarem, com equipamentos de segunda mão, um braço robótico controlado através da mente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

David Gathua e Moses Kinua, do condado de Kiambu, explicaram à BBC que desejam, com a invenção, facilitar a vida de pessoas com deficiência física e motora.

Dupla de inventores do Quênia criam braço robótico controlado através da mente

Dupla de inventores do Quênia criam braço robótico controlado através da mente

O braço mecânico “movido a sinais cerebrais” usa conceitos avançados de Inteligência Artificial e de um sistema operacional computador-cérebro para conectar o usuário diretamente ao mecanismo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quase um milhão de pessoas vivem sem um membro superior ou inferior, então pensamos em como podemos ajudá-los a se locomover em suas atividades diárias”, disse Moses.

Até então, o problema era descobrir como tirar o projeto do papel.

Desprovidos de materiais de ponta, os jovens construíram o braço protético com peças de computador descartadas e madeira reciclada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles se disseram inspirados “em filmes como Robocop” para desenvolver o protótipo, a interface digital e a modelagem do braço.

Com conhecimentos adquiridos em livros e grupos de ciência do ensino médio, os jovens montaram seu protótipo. “Ele age de acordo com a maneira como você pensa”, explicou D um orgulhoso David em entrevista ao portal K-24.

“Se você pensa em levantar o braço ou acenar, a tecnologia o fará de acordo com o seu desejo. Apenas pensando em uma ação, um usuário pode operar um veículo, ligar e desligar as luzes, bem como operar um computador”, concluiu.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira o braço protético em ação abaixo:

Fonte: Euro News
Fotos: Reprodução / YouTube

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,253,471SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Chef ensina moradores de favelas do Rio a criarem pratos aproveitando 100% dos alimentos

O projeto Favela Orgânica ensina jovens, crianças e adultos a evitarem o desperdício de alimentos e usarem isso como uma alternativa de renda.

Descubra a verdadeira história de como surgiu o post-it

Eu adoro usar post-it em qualquer projeto que eu faça, ou simplesmente para anotar coisas que tenho que lembrar. Todos sabemos que o post-it é...

Após vaquinha do Razões, garoto que vendia picolé na praia para sustentar família ganha cadeira de rodas para irmã

E as transformações continuam acontecendo na vida do David. Esse garotinho especial vende picolés na Praia de Copacabana (RJ) para ajudar a sustentar a...

Pai tem melhor reação ao corte de cabelo ‘diferente’ de filha e vídeo faz sucesso na internet

Os primeiros cortes de cabelo da vida de uma criança são marcados por fotografias dos pais e se tornam um grande evento. Quando crescem...

15 Filmes que você não esperava que tivessem incríveis lições de vida

Existem muitas obras cinematográficas que estamos cansados de ver em listas dos melhores filmes motivacionais, concordam? Por isso, o Razões decidiu fazer um pouco...

Instagram