Irmãos filipinos criam lâmpada que precisam apenas de água salgada para funcionar

Há mais de sete mil ilhas que compõem o conjunto das Filipinas, cada uma dos quais é cercada por litros e mais litros de água salgada. E enquanto isso pode não parecer um dos melhores recursos naturais, uma nova startup Filipina encontrou uma maneira de aproveitar essa combinação simples de H2O e NaCl, e transformá-la em uma fonte lde baixo custo de iluminação confiável para um país em que muitos vivem sem rede elétrica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por todo o seu potencial para melhorar a vida de milhares de pessoas que, literalmente, vivem no escuro, o SALt (Sustainable Alternative Lighting) é uma invenção surpreendentemente simples feitas pelos irmãos Raphael e Aisa Mijeno: uma lâmpada alimentada por uma bateria de célula voltaica, semelhante ao limão ou despertadores movidos a batata.

Mas, ao invés da eletricidade gerada por uma citrus ou reação química relacionada com um tubérculo, as lâmpadas de sal só precisam de um copo de água e duas colheres de sopa de sal para ficarem acesas por até oito horas.

Além do mais, como as Filipinas são cercadas por água salgada, há uma fonte quase ilimitada de energia para manter as lâmpadas iluminadas ao longo da sua vida útil, prevista em seis meses. Há até mesmo uma tomada USB, assim as lâmpadas podem alimentar pequenos dispositivos, como celulares.

Mas não é apenas a fonte de energia abundante e eco-friendly que faz com que a lâmpada de sal tenha um potencialmente impactante, é o que ela estaria substituindo em milhares de lares de toda a Filipina sem acesso à rede elétrica do país: as lâmpadas e velas de querosene.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Caso estejas com dúvidas de como funciona esse processo, veja um vídeo que eles fizeram que explica um pouco melhor:

10697244_536757813092282_4940667969132759401_o.jpg=s1300x1600

lampada2

lampada3

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

SaltLamp3

Fonte: Magazine Good

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,520,475SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Grafiteiro responde a mensagens de suicídio em banheiro de escola de Franca (SP)

A boa ação acontece em pleno “Setembro Amarelo”, mês da campanha brasileira de prevenção ao suicídio.

Tatuador dá cara nova a andador de criança com doença rara e alegra seus dias

O pequeno Henri Kai Grabill, 2 anos, sofre de uma doença rara que deixa seus músculos enfraquecidos. Ele precisa da ajuda de um andador...

Sua filha se assumiu travesti e a reação dessa mãe foi perfeita!

Ao apoiar e entender que sua filha é travesti, a Cássia descobriu um grupo onde mães e pais se mobilizam para lutar pelos direitos LGBT: o Mães pela Diversidade.

Escritora fala sobre a importância de conhecer os dois lados de uma mesma história

Chimamanda Adichie é uma escritora nigeriana. Apesar de ter nascido em um país do qual só ouvimos falar de miséria, Aids e Boko Haram,...

Novo portal quer estimular a participação do cidadão na gestão pública

O Fiscalizeagora.org é um novo portal de fiscalização dos gastos públicos no País lançado no dia 10 de julho deste ano. Trata-se de uma...

Instagram