Irmãs sul-africanas criam tijolo feito de areia e plástico mais resistente que o tradicional

As irmãs Kedibone e Kekeletso Tsiloane, originárias da África do Sul, são as fundadoras da Plasti-Bricks, uma empresa administrada exclusivamente por mulheres e dedicada à produção de tijolos sustentáveis, feitos de materiais reciclados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, a empresa oferece serviço de gestão de resíduos e reciclagem para auxiliar na prevenção da contaminação ambiental em aterros sanitários.

irmãs sul-africanas criam tijolo feito de areia e plástico

Desde muito jovens, Kedibone, 32, e Kekeletso, 28, tiveram interesse no ramo da construção civil, visto que o pai dirigia uma construtora que elas estagiaram quando eram adolescentes.

No entanto, as duas jovens queriam abrir o seu próprio negócio e, graças à sua experiência de trabalho e zelo com a questão ambiental, começaram a conceber uma alternativa de tijolo que utilizasse materiais reciclados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Irmãs sul-africanas criam tijolo feito de areia e plástico mais resistente que o tradicional 2

Assim, as irmãs desenvolveram uma fórmula para fabricar tijolos sustentáveis ​​à base de plástico reciclado e areia, e após vários protótipos chegaram ao “Plasti-Bricks”, versão final do produto.

Eles são resistentes ao fogo, à compressão e garantem maior isolamento e eficiência energética, sendo ideais para edificações com mais de dois andares.

Irmãs sul-africanas criam tijolo feito de areia e plástico mais resistente que o tradicional 3

Além disso, para a fabricação do material, as jovens utilizam plástico não-reciclável, que é a sobra do processamento dos recicladores. Essa matéria-prima é aproveitada (ao invés de ser incinerada nos aterros), sendo a base de todo o projeto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Irmãs sul-africanas criam tijolo feito de areia e plástico mais resistente que o tradicional 4
Kedibone e Kekeletso conseguiram ganhar um lugar na indústria de construção do mercado sul-africano desde 2018 e devido à crescente demanda, elas têm contratado mais funcionários todos os meses – homens e mulheres.

As empreendedoras enfatizam que por serem feitos com materiais descartados, os “Plasti-Bricks” criam uma economia ecológica circular na indústria de materiais de construção e reciclagem de plástico.

Irmãs sul-africanas criam tijolo feito de areia e plástico mais resistente que o tradicional 5

Para elas, o trabalho dos coletores de recicláveis é fundamental e precisa ser melhor remunerado. “É um trabalho extraordinário e estamos tentando aumentar o valor (do kg) dos itens coletados, garantindo que ganhem melhor e trabalhem menos. […] Nós realmente tentamos trazer dignidade a esse lado da economia porque os coletores e coletoras estão desempenhando um papel muito importante na sociedade”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 8º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Fonte: Mail & Guardian
Fotos: Delwyn Verasamy/M&G

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM





Irmãs sul-africanas criam tijolo feito de areia e plástico mais resistente que o tradicional 6

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,987,420SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Enfermeira cria óculos de papel para acalmar paciente idoso que esqueceu o dele em casa: ‘Agora sim tô enxergando’

Uma enfermeira está trabalhando transbordando de amor em uma Unidade de Pronto Atendimento de Sorocaba, no interior paulista. Na última quarta-feira (16), Carol Campolim compartilhou...

Estudante arrecada dinheiro para sem-teto que ofereceu suas moedas para ela conseguir pegar um táxi

A estudante inglesa Dominique Harrison-Bentzen resolveu morar um dia nas ruas com o objetivo de arrecadar dinheiro para um morador de rua - que...

18 fotos realistas de família que nos lembram que a paternidade não é perfeita

Fotos realistas, que mostram o dia a dia da paternidade, não são tão populares, pois revelam um lado que poucos querem mostrar: o lado...

IKEA planeja dar centenas de empregos a refugiados no Canadá

A IKEA, empresa sueca gigante no setor de móveis e decoração, planeja dar oportunidades de trabalho e renda digna a centenas de refugiados no...

Zeladora se torna professora da mesma escola onde serviu por décadas: ‘Sonho realizado’

O sonho de Wanda Smith sempre foi ser professora, mas ela teve que deixar isso em espera por décadas depois de se formar no...

Instagram

Irmãs sul-africanas criam tijolo feito de areia e plástico mais resistente que o tradicional 7