Irmãs sul-africanas criam tijolo feito de areia e plástico mais resistente que o tradicional

As irmãs Kedibone e Kekeletso Tsiloane, originárias da África do Sul, são as fundadoras da Plasti-Bricks, uma empresa administrada exclusivamente por mulheres e dedicada à produção de tijolos sustentáveis, feitos de materiais reciclados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, a empresa oferece serviço de gestão de resíduos e reciclagem para auxiliar na prevenção da contaminação ambiental em aterros sanitários.

irmãs sul-africanas criam tijolo feito de areia e plástico

Desde muito jovens, Kedibone, 32, e Kekeletso, 28, tiveram interesse no ramo da construção civil, visto que o pai dirigia uma construtora que elas estagiaram quando eram adolescentes.

No entanto, as duas jovens queriam abrir o seu próprio negócio e, graças à sua experiência de trabalho e zelo com a questão ambiental, começaram a conceber uma alternativa de tijolo que utilizasse materiais reciclados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assim, as irmãs desenvolveram uma fórmula para fabricar tijolos sustentáveis ​​à base de plástico reciclado e areia, e após vários protótipos chegaram ao “Plasti-Bricks”, versão final do produto.

Eles são resistentes ao fogo, à compressão e garantem maior isolamento e eficiência energética, sendo ideais para edificações com mais de dois andares.

Além disso, para a fabricação do material, as jovens utilizam plástico não-reciclável, que é a sobra do processamento dos recicladores. Essa matéria-prima é aproveitada (ao invés de ser incinerada nos aterros), sendo a base de todo o projeto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Kedibone e Kekeletso conseguiram ganhar um lugar na indústria de construção do mercado sul-africano desde 2018 e devido à crescente demanda, elas têm contratado mais funcionários todos os meses – homens e mulheres.

As empreendedoras enfatizam que por serem feitos com materiais descartados, os “Plasti-Bricks” criam uma economia ecológica circular na indústria de materiais de construção e reciclagem de plástico.

Para elas, o trabalho dos coletores de recicláveis é fundamental e precisa ser melhor remunerado. “É um trabalho extraordinário e estamos tentando aumentar o valor (do kg) dos itens coletados, garantindo que ganhem melhor e trabalhem menos. […] Nós realmente tentamos trazer dignidade a esse lado da economia porque os coletores e coletoras estão desempenhando um papel muito importante na sociedade”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 8º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Fonte: Mail & Guardian
Fotos: Delwyn Verasamy/M&G

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,970,136SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresa descobre que funcionário é daltônico e faz ‘vaquinha’ para comprar óculos especial

Verde, vermelho, azul ou tons derivados dessas cores, são praticamente impossíveis de serem enxergadas por pessoas daltônicas. Normalmente, quando alguém é daltônico, isso é descoberto...

Magazine Luiza cria plataforma para autônomos venderem a própria mercadoria

O Magazine Luiza lançou hoje (31) o Parceiro Magalu, uma plataforma digital de vendas para ajudar micro e pequenos varejistas e profissionais autônomos a...

Idoso cria canal no YouTube para contar ‘causos’ da II Guerra e do seringal em RO

O jornalista Euro Tourinho, 96 anos, criou um canal no Youtube para contar “causos” da família e até um encontro com o ex-presidente JK.

Garoto amputado realiza sonho de nadar com golfinho com prótese de cauda

Cieran Kelso, um garoto briânico de 8 anos, perdeu parte das duas pernas ainda bebê por conta de uma meningite, em 2005. Cieran era...

Empresa alemã lança tênis 100% vegano feito de sobras de café

Uma marca de tênis da Alemanha apresentou recentemente um inovador modelo de calçado produzido com grãos de café reaproveitado, lançando um tênis 100% vegano...

Instagram