Quem não acredita que é possível fazer revolução pelas redes sociais não conhece Isadora Faber. Aos 13 anos, a estudante da Escola Municipal Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis (SC), criou uma página em uma rede social para denunciar as más condições de sua escola. Ganhou mais de meio milhão de apoios e um colégio melhor para si e para seus colegas de ensino fundamental.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Inspiradas no diário criado por uma menina escocesa, as denúncias feitas por Isadora focavam a precariedade das instalações, do pessoal e das refeições servidas na escola pública em que estuda.
Mais do que denunciar, a trajetória de Isadora ressalta a importância de sustentar as próprias escolhas. Ela conta que alguns professores, incomodados com a exposição da escola, incitaram os outros alunos contra ela, que várias vezes foi ameaçada, inclusive de morte. Sua casa chegou a ser apedrejada e houve processos judiciais contra ela. Mas Isadora, apoiada pela família, não recuou.
Aos poucos, a repercussão do Diário de Classe, tornou impossível ignorar os problemas. Salas de aula e banheiros da escola foram consertados, a merenda melhorou.
Leia Mais
Apontada pelo jornal britânico Financial Times como um dos “25 brasileiros para se acompanhar”, a pequena fã de Guns N’ Roses conseguiu o que queria: trazer mais transparência para o ambiente escolar. Sua página inspirou dezenas de iniciativas semelhantes Brasil afora, para revelar as condições de escolas e serviços públicos. Leia a matéria completa aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
[vimeo video_id=”60039692″ width=”750″ height=”400″ title=”Yes” byline=”Yes” portrait=”Yes” autoplay=”No” loop=”No” color=”00adef”]
Marco Dutra/UOL
A Isadora, e mais três outras crianças que fizeram pequenos-grandes movimentos para mudar o mundo, estão concorrendo ao Meus Prêmios Nick, que é uma campanha que já está na 15ª edição e neste ano de 2014 estão anunciando sua nova categoria de competição chamada “Agente Transforma – Reciclar o Mundo” que tem como conceito o “kids empowerment”, ou empoderar as crianças.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para conhecer as outras crianças e votar nelas, acesse o site aqui.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.