Contra desperdício, islandeses banem caixinhas de papelão para pastas de dente

Ao comprar uma pasta de dente, a primeira coisa que fazemos após abrir a embalagem é jogar a caixinha de papelão ou plástico no lixo. Mas será que é realmente necessário que a pasta de dente venha dentro de uma caixa, uma vez que o próprio produto já seja envolvido em plástico? A Islândia entende que não.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lá, 90% de todos os tubos de pasta dental são vendidos sem caixa. A caixa de papelão tem uma função exclusivamente estética, mantida há décadas, nunca reimaginada. Apesar do material ser reciclável, não há razão para continuar investindo (e desperdiçando!) água e energia em sua fabricação.

Leia também: Aplicativo ‘Comida Invisível” combate desperdício de alimentos via geolocalização

Na Islândia, as coisas são diferentes porque o governo e a população pressionaram as empresas a mudarem sua lógica de fabricação. Evita-se o desperdício e valoriza-se o consumo consciente.

Esse debate veio à tona depois que o ativista chileno Alan Rodrich criou um abaixo-assinado no site Change.org, cujo objetivo é pressionar as grandes marcas de pastas dentais a abandonarem as caixinhas na venda das pastas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mais (boas) novidades na Islândia

O abaixo-assinado ganhou assinantes e adeptos do mundo todo, que desejam replicar essa cultura positiva dos islandeses.

Mas não para por aí: a Islândia quer a partir do próximo ano proibir o uso e venda de plásticos descartáveis, os chamados “plásticos de uso único”, e impedir sua circulação em lojas e mercearias do país. Uma lei foi aprovada e sancionada no Parlamento, regulamentando o fim desses agentes poluentes.

No início deste ano, os islandeses também baniram para sempre o uso de talheres, pratos e copos do tipo descartáveis (essencialmente de plástico), além de canudos, sacolas e cosméticos produzidos com micropartículas plásticas.

Leia também: Estudantes do Paraná criam sistema de baixo custo para evitar desperdício de água

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O objetivo do governo é estimular o hábito da utilização de sacolas reutilizáveis entre a população – tanto consumidores quanto comerciantes.

Um projeto de lei discutido pelo gabinete da primeira-ministra progressista Katrín Jakobsdóttir é adotar junto às prefeituras e condados um dispositivo de coleta de materiais recicláveis e o fomento mais abrangente de políticas sustentáveis e pró-meio ambiente nos próximos anos.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Iceland Mag/Foto: Reprodução/YouTube

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,644,941SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ir a um show do Linkin Park pode fazer de você um cidadão melhor e salvar vidas

Por que ir a um show do Linkin Park pode fazer de você um cidadão melhor? Em associação com a organização Love Hope Strength (Amor,...

Mulher acolhe cachorrinha de vizinha que estava sendo ameaçada de ser expulsa do prédio

A mulher escreveu um bilhete para a vizinha oferecendo seu apartamento para ficar com a cadelinha quando ela não estivesse em casa.

Cabra se recusa a comer depois de ter sido separada de seu melhor amigo, um burro

A cabra chamada Mr. G chegou ao Animal Place’s Rescue Ranch, na Califórnia, totalmente mal. Não comia há seis dias e só ficava em um...

Pit bull é homenageado por bombeiros depois de salvar a vida de seu dono nos EUA

Mais do que melhores amigos do homem, cachorros fazem de tudo por seus donos. Na cidade de El Paso, no Texas (EUA), um pit...

Jovem de SC faz live de jogos para ajudar a família e recebe doação anônima de R$ 900 mil ao vivo

Leonardo Kuhn faz lives há 1 ano na plataforma Twitch, jogando na internet com a finalidade de arrecadar dinheiro para o tratamento do irmão...

Instagram