Islândia dá lição de solidariedade ao mundo e abre as portas para refugiados

O mundo está acompanhando de perto o drama e a tragédia dos refugiados. Tentando escapar de zonas de guerra, eles abandonam tudo apenas na busca de paz e sobrevivência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas nem sempre essas pessoas encontram abrigo, muitos países fecharam suas portas ou apenas fingem que não está acontecendo. Porém, a Islândia fez diferente e deu uma grande lição de solidariedade ao mundo.

A escritora Bryndis Bjorgvinsdottir resolveu criar um grupo no Facebook pedindo que o governo aumente a cota de refugiados que pretende receber anualmente, que hoje é de apenas 50.

Mais de 12 mil islandeses, sendo que o país tem pouco mais de 300 mil habitantes, ofereceram suas casas para receber refugiados.

“Os refugiados são nossos futuros maridos e mulheres, melhores amigos ou almas gêmeas. Eles são os bateristas da banda dos nossos filhos, nosso futuro colega, a Miss Islândia 2022, o carpinteiro que finalmente vai terminar o banheiro, o atendente da cafeteria, o bombeiro, o gênio da informática ou o apresentador de televisão”, escreveu ela em uma carta aberta ao ministro do Bem Estar Social, Eygló Harðar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além de moradia, através do grupo, os habitantes se organizaram para oferecer também comida, roupas e ensino: “Sou uma mãe solteira com um filho de seis anos de idade. Podemos adotar uma criança necessitada. Eu sou professora e poderia ensiná-la a falar, escrever e ler, além de ajudá-la a se ajustar à sociedade islandesa. Temos roupas, cama, brinquedos e tudo o que uma criança precisa. Eu, é claro, poderia pagar pela passagem aérea”, escreveu Hekla Stefansdottir.

O primeiro ministro do país, Sigmundur Davíð Gunnlaugsson, afirmou que está ciente da crescente pressão popular, e disse que vai deliberar junto com uma comissão especial montada para isso como “a Islândia pode contribuir o máximo possível”.

Segundo dados do governo ao jornal The Independent, a Islândia, considerado o país mais pacífico do mundo, recebeu 1.117 imigrantes em 2014.

Fonte: Brasil Post

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Islândia dá lição de solidariedade ao mundo e abre as portas para refugiados 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,977,244SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

“Assinado, AMOR”: projeto dissemina mensagens de amor através da fotografia

Disseminar mensagens a favor do amor através da fotografia. Esse é o objetivo do projeto Assinado, AMOR, da fotógrafa Nataly Motta, de 18 anos. Quando...

Vacina da gripe 2021: quem deve tomar, prazos e por que ela ajuda a combater a Covid-19

A campanha de vacinação contra a gripe começa hoje (12/4). Tire suas principais dúvidas e entenda por que é importante se vacinar em tempos...

Estudantes espalham cartazes contra homofobia na escola após colega sofrer ofensas

“Me senti acolhido e foi importante porque parecia que todo mundo estava contra mim.”

Diarista se forma em culinária francesa e a linda homenagem do filho viraliza

A diarista Marli da Silva realizou o sonho de concluir o curso de culinária com especialidade em pratos franceses e confeitaria. Quem está morrendo...

Travesti é aprovada em 1º lugar em universidade federal

O preconceito contra pessoas transexuais e travestis é um dos maiores obstáculos para a sua inserção social em diferentes esferas. A aprovação da travesti...

Instagram

Islândia dá lição de solidariedade ao mundo e abre as portas para refugiados 3