Islândia dá lição de solidariedade ao mundo e abre as portas para refugiados

O mundo está acompanhando de perto o drama e a tragédia dos refugiados. Tentando escapar de zonas de guerra, eles abandonam tudo apenas na busca de paz e sobrevivência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas nem sempre essas pessoas encontram abrigo, muitos países fecharam suas portas ou apenas fingem que não está acontecendo. Porém, a Islândia fez diferente e deu uma grande lição de solidariedade ao mundo.

A escritora Bryndis Bjorgvinsdottir resolveu criar um grupo no Facebook pedindo que o governo aumente a cota de refugiados que pretende receber anualmente, que hoje é de apenas 50.

Mais de 12 mil islandeses, sendo que o país tem pouco mais de 300 mil habitantes, ofereceram suas casas para receber refugiados.

“Os refugiados são nossos futuros maridos e mulheres, melhores amigos ou almas gêmeas. Eles são os bateristas da banda dos nossos filhos, nosso futuro colega, a Miss Islândia 2022, o carpinteiro que finalmente vai terminar o banheiro, o atendente da cafeteria, o bombeiro, o gênio da informática ou o apresentador de televisão”, escreveu ela em uma carta aberta ao ministro do Bem Estar Social, Eygló Harðar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além de moradia, através do grupo, os habitantes se organizaram para oferecer também comida, roupas e ensino: “Sou uma mãe solteira com um filho de seis anos de idade. Podemos adotar uma criança necessitada. Eu sou professora e poderia ensiná-la a falar, escrever e ler, além de ajudá-la a se ajustar à sociedade islandesa. Temos roupas, cama, brinquedos e tudo o que uma criança precisa. Eu, é claro, poderia pagar pela passagem aérea”, escreveu Hekla Stefansdottir.

O primeiro ministro do país, Sigmundur Davíð Gunnlaugsson, afirmou que está ciente da crescente pressão popular, e disse que vai deliberar junto com uma comissão especial montada para isso como “a Islândia pode contribuir o máximo possível”.

Segundo dados do governo ao jornal The Independent, a Islândia, considerado o país mais pacífico do mundo, recebeu 1.117 imigrantes em 2014.

Fonte: Brasil Post

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,409,205SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Avon anuncia fim de testes de produtos em animais na sua produção global

Até na China, onde esse tipo de procedimento é determinado por lei.

Artista transforma embalagens de lanche escolar do filho em verdadeiras obras de arte

Quem não se lembra das lancheiras decoradas que levava para a escola quando criança? Só que chega uma hora que as crianças crescem e...

Blogueiros que tem projetos de inclusão participam de amigo secreto no Dia do Amigo

Serão 13 amigos do projeto Diversidade na Rua participando desta brincadeira. O tema do amigo secreto será sobre a AMIZADE – valorizar o outro pela suas complementariedades e diferenças.

Brinquedoteca de hospital no RJ é reformada com doação de paciente que morreu

A brinquedoteca do Hospital Universitário Antonio Pedro, em Niterói, no Rio de Janeiro, ganhou mais vida depois que um ex-paciente, João Castro Souza e...

Filha faz plaquinha fofa para motoristas terem cuidado com pai motoboy e viraliza

Uma garotinha fez para seu pai motoboy uma plaquinha que é a mais pura expressão de carinho e cuidado que você vai ver hoje! “Motorista,...

Instagram