O microempreendedor Luiz Antônio Ferreira, morador de Poços de Caldas (MG), sempre trabalhou com construção civil, e hoje se dedica a fabricar vasos e produtos para jardins utilizando isopor e cimento.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Começamos lá atrás, com uma loja de vasos cerâmicos, e dali surgiu a ideia de criar algo novo e diferente – um produto verdadeiramente diferenciado. Fizemos uma pesquisa de mercado e identificamos no isopor uma excelente matéria-prima para a confecção dos vasos”, conta.
Ajuda para construir casa pra idoso que vive em condições desumanas
Para fazer os primeiros testes, verdadeiros protótipos, Luiz começou a coletar quilos e mais quilos de isopor descartados nas ruas da cidade. Em seguida, levava tudo para sua lojinha, onde submetia os reciclados a um processo específico de preparação, cuja fórmula é utilizada até hoje.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Ralamos o isopor em partes minúsculas e fazemos uma mistura, até chegar a uma proporção equivalente e forte o suficiente para construir os vasos.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Isopor em abundância para reciclar
A matéria-prima de Luiz é encontrada em abundância pelas ruas de Poços de Caldas, descartada irregularmente.
Leia também:
- Extra e Pão de Açúcar trocam bandejas de isopor por material biodegradável
- Jovem cria filtros de água a partir de restos de isopor
Além dos vasos, o empreendedor aposta na fabricação de tijolos feitos com isopor: mais leves e com a mesma eficácia, resistência e durabilidade dos comuns.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Com a mesma matéria-prima, nós também podemos fazer os tijolos. Estamos em fase de testes. Eu acredito que muito em breve, conseguiremos produzir tijolos de isopor especialmente para as classes menos favorecidas, de modo que essas pessoas possam adquirir o produto a um preço mais acessível”, afirma.
Ajuda para construir casa pra idoso que vive em condições desumanas
Há algum tempo, Luiz passou por dificuldades financeiras: as portas de empregos se fecharam. Sem oportunidades, ele encontrou no isopor a saída para conseguir uma renda extra. E podemos dizer: está dando muito certo, viu!
“Muitas pessoas procuram os vasos. Até porque é um vaso térmico, leve e com um preço muito baixo. É um produto excelente.”
Agora, o empreendedor busca parcerias para que o projeto possa se desenvolver e se expandir cada vez mais.
“Eu espero que a população e os empresários de Poços de Caldas estejam comigo nessa batalha pelo futuro dos jovens e das crianças, pois é um assunto muito importante. Sozinhos não somos nada. Mas em conjunto, podemos fazer a diferença no meio ambiente e na vida de muitas pessoas”, conclui.
Saiba mais assistindo o vídeo abaixo:
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fotos: Reprodução/Facebook
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.