Israelenses e palestinos encontram na produção de azeite de oliva um caminho para a paz

Você não leu errado o título da matéria, nem está com algum problema de visão. Israelenses e palestinos estão trabalhando juntos, unidos por um mesmo objetivo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles deixaram suas diferenças de lado e focaram naquilo que têm em comum: alguns dos melhores azeites de oliva do mundo. Através do projeto Olive Oil Wihtout Borders, da Near East Foundation’s, agricultores da Palestina e de Israel trabalham em conjunto para melhorar a produção de azeite de oliva e petróleo.

Segundo Salah Abu-Eisheh, diretor da Near East Foundation Country, o projeto foi pensado para promover a reconciliação entre palestinhos e israelenses. A ideia é fortalecer a cooperação econômica entre produtores e comerciantes dessas duas nações.

Cerca de 90 aldeias em Israel, Cisjordânia, território pertencente à Palestina, e agora na Jordânia, participam do projeto, incluindo mais de 2000 produtores de azeitona, 25 proprietários de moinhos e 50 empresas parceiras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eu queria conhecer mais os agricultores israelenses, porque eles tinham experiência para compartilhar, que realmente interessava a mim e ao meu trabalho”, disse Somaya Sawalmeh, um agricultor palestino.

“Israel e a Palestina é o mesmo mercado, então estamos falando de comércio – por exemplo, de Israel que está comprando o azeite da Palestina, e da Cisjordânia que está comprando o azeite de Israel, portanto, para o comércio, para o marketing, é muito importante “, disse o Dr. Fathi Abdelhadi, consultor da OOWB.

O projeto estabeleceu um acordo comercial transfronteiriço, que é respeitado, apesar do conflito entre Palestina e Israel. “As pessoas de ambos os lados, estão se encontrando, elas conversam – uma para a outra – pela paz. Eu penso que essa é uma razão importante para se encontrar, cada vez mais”, completou Abdelhadi.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ficou curioso? Saiba mais:

Via

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,429,587SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Idoso deixa este bilhete no carro que havia batido e diz: “Sou honesto”

Ele poderia fugir do local, mas preferiu esperar o dono do veículo voltar para arcar com os estragos da batida.

Mãe faz depoimento emocionante ao filho gay após assistir clipe de Pabllo Vittar “Indestrutível”

Depois do lançamento do videoclipe oficial da música Indestrutível, de Pabllo Vittar, uma série de depoimentos emocionados vem circulando pela internet. O artista, que...

Homem que andava até 25 km por dia a pé distribuindo currículos consegue emprego: “Tô muito feliz”

A longa caminhada de seu Wladimir Rodrigues, de 57 anos, parece ter encontrado seu destino. O homem, que estava desempregado e caminhava até 25...

Amigos comemoram aniversário de menino com carreata e buzinaço

O isolamento social e o período de quarentena decretados pelo governo dos EUA para conter o avanço do coronavírus acabou obrigando a influenciadora digital...

Com a prática da jardinagem, penitenciária recupera mulheres presas no Acre

No Acre, as plantas tem o poder de purificar o ar, embelezar paisagens e diminuir o tempo de reclusão de algumas presidiárias (!). Explica-se: o...

Instagram