Israelenses e palestinos encontram na produção de azeite de oliva um caminho para a paz

Você não leu errado o título da matéria, nem está com algum problema de visão. Israelenses e palestinos estão trabalhando juntos, unidos por um mesmo objetivo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles deixaram suas diferenças de lado e focaram naquilo que têm em comum: alguns dos melhores azeites de oliva do mundo. Através do projeto Olive Oil Wihtout Borders, da Near East Foundation’s, agricultores da Palestina e de Israel trabalham em conjunto para melhorar a produção de azeite de oliva e petróleo.

Segundo Salah Abu-Eisheh, diretor da Near East Foundation Country, o projeto foi pensado para promover a reconciliação entre palestinhos e israelenses. A ideia é fortalecer a cooperação econômica entre produtores e comerciantes dessas duas nações.

Israelenses e palestinos encontram na produção de azeite de oliva um caminho para a paz 3

Cerca de 90 aldeias em Israel, Cisjordânia, território pertencente à Palestina, e agora na Jordânia, participam do projeto, incluindo mais de 2000 produtores de azeitona, 25 proprietários de moinhos e 50 empresas parceiras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eu queria conhecer mais os agricultores israelenses, porque eles tinham experiência para compartilhar, que realmente interessava a mim e ao meu trabalho”, disse Somaya Sawalmeh, um agricultor palestino.

Israelenses e palestinos encontram na produção de azeite de oliva um caminho para a paz 4

“Israel e a Palestina é o mesmo mercado, então estamos falando de comércio – por exemplo, de Israel que está comprando o azeite da Palestina, e da Cisjordânia que está comprando o azeite de Israel, portanto, para o comércio, para o marketing, é muito importante “, disse o Dr. Fathi Abdelhadi, consultor da OOWB.

Israelenses e palestinos encontram na produção de azeite de oliva um caminho para a paz 5

O projeto estabeleceu um acordo comercial transfronteiriço, que é respeitado, apesar do conflito entre Palestina e Israel. “As pessoas de ambos os lados, estão se encontrando, elas conversam – uma para a outra – pela paz. Eu penso que essa é uma razão importante para se encontrar, cada vez mais”, completou Abdelhadi.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ficou curioso? Saiba mais:

Via

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,130,150SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fundador do Razões para Acreditar fará palestra gratuita em SP sobre como a página virou um negócio social

Se tem uma pergunta que vira e mexe aparece na caixa de perguntas do stories do Instagram ou mesmo que nos fazem pessoalmente, em...

Organização ensina como construir seu próprio painel solar para democratizar energia limpa

Arquitetura verde e soluções de energia limpa são cada vez mais importantes na hora de pensar no seu sonhado lar, e que tal um...

Garota de 14 anos cria app que ajuda pacientes com Alzheimer a reconhecer os outros

Algumas pessoas realmente são mais precoces do que outras, como é o caso de Emma Yang, que tem apenas 14 anos e já criou...

Indonésia ganha biblioteca pública feita com dois mil potes de sorvetes usados

O prédio serve como um espaço cultural, onde as pessoas podem ter acesso gratuito a livros, cursos e outras mídias.

Professora aposentada abre sua casa para alfabetizar adultos de graça

Aos 77 anos, a professora aposentada Eunir Alves Moreira de Faria colocou em frente de sua casa um cartaz oferecendo alfabetização gratuita para adultos na...

Instagram

Israelenses e palestinos encontram na produção de azeite de oliva um caminho para a paz 7