Israelenses e palestinos encontram na produção de azeite de oliva um caminho para a paz

Você não leu errado o título da matéria, nem está com algum problema de visão. Israelenses e palestinos estão trabalhando juntos, unidos por um mesmo objetivo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles deixaram suas diferenças de lado e focaram naquilo que têm em comum: alguns dos melhores azeites de oliva do mundo. Através do projeto Olive Oil Wihtout Borders, da Near East Foundation’s, agricultores da Palestina e de Israel trabalham em conjunto para melhorar a produção de azeite de oliva e petróleo.

Segundo Salah Abu-Eisheh, diretor da Near East Foundation Country, o projeto foi pensado para promover a reconciliação entre palestinhos e israelenses. A ideia é fortalecer a cooperação econômica entre produtores e comerciantes dessas duas nações.

Cerca de 90 aldeias em Israel, Cisjordânia, território pertencente à Palestina, e agora na Jordânia, participam do projeto, incluindo mais de 2000 produtores de azeitona, 25 proprietários de moinhos e 50 empresas parceiras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eu queria conhecer mais os agricultores israelenses, porque eles tinham experiência para compartilhar, que realmente interessava a mim e ao meu trabalho”, disse Somaya Sawalmeh, um agricultor palestino.

“Israel e a Palestina é o mesmo mercado, então estamos falando de comércio – por exemplo, de Israel que está comprando o azeite da Palestina, e da Cisjordânia que está comprando o azeite de Israel, portanto, para o comércio, para o marketing, é muito importante “, disse o Dr. Fathi Abdelhadi, consultor da OOWB.

O projeto estabeleceu um acordo comercial transfronteiriço, que é respeitado, apesar do conflito entre Palestina e Israel. “As pessoas de ambos os lados, estão se encontrando, elas conversam – uma para a outra – pela paz. Eu penso que essa é uma razão importante para se encontrar, cada vez mais”, completou Abdelhadi.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ficou curioso? Saiba mais:

Via

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,643,961SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Livro fala da relação de amor entre um neto e seu avô com Alzheimer com muito bom humor

O jornalista Fernando Aguzzoli sentiu a necessidade de escrever um livro infantil que tratasse da relação de amor entre um neto e seu avô,...

Em meio à guerra, soldados de Iraque e EUA se apaixonam

Uma história que faz a gente acreditar que o amor pode florescer em lugares onde só vemos ódio e dor.

Policial compra bolo de aniversário para jovem que chorava por terem esquecido a data

O que você faria se todo mundo que você conhecesse esquecesse de seu aniversário? Esta situação, hipotética para muitos, aconteceu com um garoto tailandês....

Enfermeira que salvou a vida de milhares de bebês recebe homenagem e encontra as crianças crescidas

A enfermeira Renee Hendrix recebeu uma linda homenagem dos pais dos bebês que ajudou a cuidar na Unidade de Cuidados Intensivos (UTIN) do Hospital...

Cachorro é flagrado dormindo confortavelmente ao lado de bebê; veja o vídeo

Alguns dias atrás, Kristin Ligh Rhynehart teve um mini-ataque do coração: procurou pela casa toda e não encontrou seu cachorro de estimação, Raven, 10...

Instagram