Já imaginou pavimentar ruas com plástico retirado do oceano? Será possível ainda este ano

O plástico descartado no oceano, que poderia ser reciclado e reaproveitado para diversas finalidades, é um problema mundial. São inúmeras as possibilidades de reaproveitamento. A Holanda começou a explorar uma dessas possibilidades, que serve de exemplo para países do mundo inteiro, incluindo o Brasil, onde sofremos com ruas esburacadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A empresa VolkerWessels anunciou um plano para retirar o plástico despejado no oceano que servirá para construir ruas em Roterdã, a segunda maior cidade da Holanda e com um dos maiores portos do mundo. A empresa, líder do projeto, pretende retirar o material instalando barricadas no oceano. Os plásticos serão transportados, processados e compactados em blocos para a construção de ruas.

Além do benefício para o planeta, o material, batizado de PlasticRoad, é mais resistente e mais fácil de manipular e preservar do que o asfalto. A empresa informou que o material garantirá vias três vezes mais duráveis – sua vida útil é de 50 anos.  A pavimentação das ruas também será mais rápida, já que as estruturas de plástico são pré-fabricadas. Um buraco no interior dos blocos possibilita a passagem de fios e encanamento.

“O plástico dá todos os tipos de vantagens em relação à construção de uma estrada, tanto na hora de instalar, quanto na hora de fazer a manutenção”, afirmou Rolf Mars, diretor da KWS Infra, subdivisão de estradas da VolkerWessels, ao The Guardian.

Diversos estudos comprovaram que qualquer tipo de plástico pode ser usado no material, resistente a temperaturas que oscilam entre -40° e 80°C. Os cientistas do projeto estão finalizando os testes de segurança do PlasticRoad – e se o cronograma for seguido à risca, as primeiras vias serão construídas ainda no final deste ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Crédito das imagens: Volker Wessels

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,842,344SeguidoresSeguir
24,832SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

O homem cego junto com seu amigo sem braços já plantaram 10.000 árvores em 10 anos

“Eu sou suas mãos e ele é os meus olhos. Nós fazemos um bom time” assim diz Jia Haixia, cego dos dois olhos e...

Alunos acolhem professor gay alvo de pixação homofóbica com corações de arco-íris

Os estudantes enfeitaram os portões da escola com corações de arco-íris em apoio ao professor.

Mulher usa sacolas plásticas para ajudar moradores de rua a terem onde dormir

Após perder seu marido, Marilynn Jones ficou reclusa e deprimida e estava em busca de algo para ocupar sua mente. Foi quando ela juntou sua habilidade...

Caixa de supermercado segura bebê no colo para mãe conseguir guardar produtos

É sempre gratificante ver pessoas que fazem mais do que sua "job-description", ou seja, vão além do que lhes foi pedido, e isso aconteceu...

Nova tecnologia salva vida de criança nos EUA

Graças a uma pequena peça que foi feita em uma impressora 3D a laser, uma criança de apenas três meses de vida pode ser...

Instagram

Já imaginou pavimentar ruas com plástico retirado do oceano? <!--second-line--> Será possível ainda este ano 3