Janela inteligente dá a passageiros cegos a oportunidade de “sentir” a paisagem

Existe coisa melhor do que contemplar a paisagem das montanhas ou do mar enquanto você viaja para destinos que cruzam essas belezas? Pena que nem todo mundo tem esse privilégio. Estamos falando dos passageiros cegos ou com deficiência visual.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao contrário da maioria das pessoas, eles não podem contemplar essas maravilhas da natureza. Foi pensando nessa carência que a Ford começou a trabalhar no desenvolvimento de uma janela de carro inteligente que dará a esse grupo de pessoas a oportunidade de “sentir” a paisagem através do toque.

RELACIONADO: Para ajudar colegas cegos, estudantes criam mapa acessível

passageiros cegos vendo paisagem
O dispositivo será capaz de reconstruir na mente dos passageiros cegos os detalhes da paisagem

Batizado de “Feel the View” (Sinta a Visão), o dispositivo ainda está em fase de testes e usa uma tecnologia totalmente nova. Ele tira fotos que são transformadas em imagens preto e branco de alto contraste, depois reproduzidas no vidro por meio de LEDs especiais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com um simples toque, os diferentes tons de cinza vibram em uma escala de 255 intensidades, permitindo reconstruir na mente dos passageiros cegos os detalhes da paisagem. E mais: um assistente vocal, conectado ao sistema de áudio do carro, com inteligência artificial online, ajuda a situar o contexto da imagem, descrevendo o que está sendo tocado.

passageiros cegos vendo paisagem

A novidade foi criada e desenvolvida pela matriz italiana da Ford e pela GTB Roma, com a colaboração da Aedo, startup italiana especializada em dispositivos para deficientes visuais. O Feel the View é uma evolução do método Braile, elevando seu conceito a um novo nível, para além das letras e números.

“Procuramos melhorar a vida das pessoas e vimos nesse projeto uma oportunidade fantástica de ajudar quem tem deficiência visual a experimentar um dos melhores aspectos das viagens de carro. A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples e pode transformar passeios comuns em viagens memoráveis”, diz Marco Alù Saffi, da Ford Itália.

Ficou curioso ? Dá o play no vídeo abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

passageiros cegos vendo paisagem

passageiros cegos vendo paisagem

Fotos: Reprodução/Ford Notícias

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,848SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai cadeirante entra na igreja andando com a filha e nos mostra do que o amor é capaz

“Papai é cadeirante e ele tá ensaiando pra entrar andando. Então na hora que eu chegar na igreja ele vai levantar da cadeira e vai...

Em apenas 4 horas, vaquinha para tratamento de gêmeas sobreviventes de incêndio bate a meta!

Cada dia mais razões para acreditar no amor ao próximo! ❤️ Em apenas 4 horas conseguimos bater a meta para o tratamento das gêmeas que...

Obama nomeia gay assumido para liderar exército americano

O presidente Barack Obama mostrou mais uma vez que está comprometido com a causa LGBT ao anunciar na sexta-feira passada, 18, a nomeação de...

Grafiteiros transformam portões de lojas (sem graça) em belas obras de arte ao ar livre em NY

Usar grafite para evitar pichações não é uma nova ideia: é cada vez mais comum para os proprietários de negócios trabalhar com artistas de rua. Neste caso, funcionou.

[VIDEO] Mulheres se reúnem e alugam um plataforma com elevador para ver a amiga internada com cancro

Por isso que eu acredito que amigo verdadeiro é família que a vida resolveu unir. E a Gabriela, uma jovem de La Plata, na...

Instagram

Janela inteligente dá a passageiros cegos a oportunidade de "sentir" a paisagem 3