De novo, japoneses limpam estádio da Copa durante jogo de sua seleção

Mais uma vez, os japoneses mostraram ao mundo um hábito milenar de sua cultura, chamado Oosouji, que consiste em fazer uma faxina das boas em locais, privados e públicos, por onde eles passam, como as arquibancadas de um estádio de futebol.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
É o que fizeram os torcedores japoneses após o jogo de sua seleção contra a Colômbia na Copa da Rússia, nessa terça-feira (19). A faxina foi em clima de festa: o Japão venceu a equipe colombiana pelo placar de 2 a 1.
Em 2014, na Copa realizada no Brasil, os torcedores japoneses também foram vistos limpando a arquibancada que eles ocupavam na partida contra a Costa do Marfim, na Arena Pernambuco, em Recife. O fato se repetiu no empate em gols entre Japão e Grécia, na Arena das Dunas, em Natal, e com a ajuda de um grupo de brasileiros.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Um ponto que chama a atenção é que os torcedores usaram na faxina os sacos de lixo que enfeitavam as arquibancadas. Antes mesmo da partida terminar, eles pegaram os sacos azuis e limparam todo o lixo – copos plásticos e outros objetos – encontrado debaixo das cadeiras das arquibancadas.
Vários vídeos dos japoneses limpando as arquibancadas começaram a circular nas redes sociais, que, podemos dizer, tornou-se uma tradição das Copas, desde que o Japão começou a disputar o torneio.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em campo, as chances do Japão levantar a taça do mundial – não é um dos favoritos – são pequenas, fora dele, nas arquibancadas, o país já é o campeão, pelo menos nos quesitos civilidade e sustentabilidade – e a Copa da Rússia só acaba no dia 15 de julho.
Senegaleses seguem o exemplo
Também em clima de festa, torcedores senegaleses limparam as arquibancadas depois da vitória histórica de Senegal frente à Polônia por 2 a 1, no mesmo dia que os japoneses. Confira o vídeo:
Senegal fans cleaning their section before leaving the stadium. How can you not love them? 🇸🇳❤
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
foto de capa: reprodução/Twitter