De novo, japoneses limpam estádio da Copa durante jogo de sua seleção

Mais uma vez, os japoneses mostraram ao mundo um hábito milenar de sua cultura, chamado Oosouji, que consiste em fazer uma faxina das boas em locais, privados e públicos, por onde eles passam, como as arquibancadas de um estádio de futebol.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É o que fizeram os torcedores japoneses após o jogo de sua seleção contra a Colômbia na Copa da Rússia, nessa terça-feira (19). A faxina foi em clima de festa: o Japão venceu a equipe colombiana pelo placar de 2 a 1.

japoneses limpam praça
Oosouji, um hábito milenar que os japoneses repetem na Copa da Rússia. Foto: Divulgação

Em 2014, na Copa realizada no Brasil, os torcedores japoneses também foram vistos limpando a arquibancada que eles ocupavam na partida contra a Costa do Marfim, na Arena Pernambuco, em Recife. O fato se repetiu no empate em gols entre Japão e Grécia, na Arena das Dunas, em Natal, e com a ajuda de um grupo de brasileiros.

japoneses limpam locais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um ponto que chama a atenção é que os torcedores usaram na faxina os sacos de lixo que enfeitavam as arquibancadas. Antes mesmo da partida terminar, eles pegaram os sacos azuis e limparam todo o lixo – copos plásticos e outros objetos – encontrado debaixo das cadeiras das arquibancadas.

Vários vídeos dos japoneses limpando as arquibancadas começaram a circular nas redes sociais, que, podemos dizer, tornou-se uma tradição das Copas, desde que o Japão começou a disputar o torneio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em campo, as chances do Japão levantar a taça do mundial – não é um dos favoritos – são pequenas, fora dele, nas arquibancadas, o país já é o campeão, pelo menos nos quesitos civilidade e sustentabilidade – e a Copa da Rússia só acaba no dia 15 de julho.

Senegaleses seguem o exemplo

Também em clima de festa, torcedores senegaleses limparam as arquibancadas depois da vitória histórica de Senegal frente à Polônia por 2 a 1, no mesmo dia que os japoneses. Confira o vídeo:

Senegal fans cleaning their section before leaving the stadium. How can you not love them? 🇸🇳❤

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma publicação compartilhada por 433 | Football (Soccer) (@433) em

foto de capa: reprodução/Twitter

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,145,419SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

IKEA planeja dar centenas de empregos a refugiados no Canadá

A IKEA, empresa sueca gigante no setor de móveis e decoração, planeja dar oportunidades de trabalho e renda digna a centenas de refugiados no...

Mauricio de Sousa chora em première do filme ‘Turma da Mônica: Laços’

Na próxima quinta-feira, 27, estreia nos cinemas brasileiros a aguardada adaptação live-action da Turma da Mônica: "Laços". No domingo (16), ocorreu a première especial do...

Vendedor de água virou palestrante e vai para Harvard

Rick Chesther ficou famoso depois que um vídeo dele explicando como ganhar dinheiro vendendo água viralizou.

Com doação de IR, projeto apoia mais de 500 pessoas com deficiência em Curitiba (PR)

O prazo das declarações do Imposto de Renda 2019 acontecem até o dia 30 de abril e você já pensou em apoiar projetos de...

Modelo vence depressão após abraçar vitiligo com orgulho: ‘Antes nem conseguia me olhar espelho’

Pouco depois de completar 23 anos, o modelo Roger Monte desenvolveu vitiligo, uma doença que se caracteriza pela perda da coloração da pele. O...

Instagram