Jardineiro “gangster” espalha plantações de alimentos nas calçadas de Los Angeles

0
2540
Ron em seu jardim

Ron Finley tem um humor impecável ao falar de agricultura. Ele vem transformando o conceito e a periferia de Los Angeles com suas agroflorestas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ron cultiva os próprios alimentos e defende a ideia que todos deveriam fazer o mesmo. “O que eu quero fazer é deixar isso sexy. Quero que todos nos tornemos ‘ecolucionários’, renegados, gângsters, jardineiros gângsters. Se você não é jardineiro, você não é gângster”, disse Ron em uma apresentação no Ted Talks, o que causou muitos risos na plateia.

foto de Ron Finley, o jardineiro Gangster
Reprodução: Ciclovivo

Crescendo no deserto alimentar

Ron cresceu em South Los Angeles, nos Estados Unidos. A região é chamada de “deserto alimentar”, conceito que implica a escassez de alimentos nutritivos em uma região.

Para ter acesso a frutas e verduras frescas, por exemplo, era necessário se deslocar cerca de 20 quilômetros de distância. “O nível de obesidade no meu bairro é cinco vezes maior do que em Beverly Hills (lar de estrelas de Hollywood)”, conta o jardineiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vendo que aumentava o número de fast-foods e centros diálise, mas não mercados e feiras saudáveis, Ron resolveu que iria fazer algo a respeito. Foi quando ele teve a ideia de fazer a sua primeira “floresta comestível”.

vista do alto de um jardim urbano de Ron
Esse é um dos jardins comestíveis de Ron. | Reprodução: The Guardian

Comida não é o problema. Comida é a solução

Ron começou a cultivar algumas frutas no gramado em frente a sua casa. Ele conta que pensou: “se é minha responsabilidade cuidar da calçada, posso fazer o que eu quiser”.

Mas a ideia não foi tão bem vista assim pelos vizinhos e gerou muita reclamação e até um mandado de prisão chegou a ser expedido para ele.

Um dos amigos de Ron começou uma petição a seu favor e conseguiu recolher muitas assinaturas. Isso fez com que o caso ganhasse muita repercussão, sendo noticiado em diversos jornais locais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com o povo envolvido, Ron não precisou se desfazer da sua horta e nem pagar a multa aplicada anteriormente.

Ainda bem, porque olha que tomate lindo!

 

 

 

 

LA Green Grounds

E foi aproveitando o embalo do movimento que Ron criou a LA Green Grounds, uma organização totalmente voluntária, onde eles ajudam os moradores de South Los Angeles na montagem e manutenção de seus próprios jardins comestíveis.

Jardim cultivado por Ron
Um dos jardins cultivados a partir do projeto de Ron. | Reprodução: Ciclovivo

Agora Ron leva suas agroflorestas para todas as partes da periferia de Los Angeles e tem inspirado diversas pessoas ao redor do mundo.

Para ele, o hábito do cultivo se trata de saúde, segurança alimentar e de oportunidade de um futuro melhor.

Se as crianças cultivam couve, elas comem couve. Mas, se ao contrário, elas não têm contato com alimentos “de verdade” e não entendem como lanches gordurosos afetam sua saúde física e mental parece óbvio que, quando houver opção, elas escolherão o fast-food”.

Fortalecimento racial

Além de incentivar o cultivo em prol da saúde, Ron também destaca que, como um homem negro, ele entende as dificuldades de pessoas da sua cor.

Para ele, envolver crianças e jovens negros nesta luta também é uma forma de “treiná-las para assumir o controle das comunidades”, incentivando para que elas sejam parte da criação de cidades mais sustentáveis.

E ele faz questão de participar de diversos plantios. Olha só!

 

Estou falando de colocar pessoas para trabalhar e tirar crianças da rua, e deixá-los conhecer a alegria, o orgulho e a honra de cultivar a própria comida; abrindo mercados de agricultores”, explica.

Com a pandemia, Ron percebeu que as pessoas entenderam melhor a importância de plantar a própria comida e que isso pode ir além de um hobby.

Inclusive, ele conseguiu que a norma de não poder plantar alimentos nas calçadas de Los Angeles fosse extinta!

Você pode assistir o trecho mais popular do Ted Talk de Ron neste link.

Que mais pessoas como Ron nos inspire!

[VEJA TAMBÉM]

Rob Kenney usou a história de vida dele para impactar milhares de outras vidas!

 

FONTE: CicloVivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.