Jornal impresso do Japão adota novo tipo de papel biodegradável que vira flores para abelhas

Nos últimos anos, os jornais impressos têm sido cada vez mais criticados pelo uso excessivo de papel para imprimir notícias que ficam desatualizadas já no dia seguinte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ainda que muita gente goste do “ritual” de segurar o jornal e ler as notícias fisicamente, a crítica do desperdício é pertinente e gera debate até mesmo nas empresas de jornalismo.

Levando esse problema à sério, o jornal japonês “The Mainichi Shimbunsha” decidiu inovar e agora usa papel 100% reciclado e misturado com sementes de flores, que atraem abelhas.

O jornal é um dos 5 mais populares do país e seu novo design foi desenvolvido pela Dentsu, que é uma das maiores agências de publicidade da nação asiática.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o portal ‘Nation’, o folhetim pode ser plantado em vasos ou no solo e, depois de algumas semanas, se transforma em flores – daí seu apelido entre os japoneses: ‘Jornal Verde’.

Ele é feito com uma mistura de papel reciclado, água e sementes de algumas espécies de plantas com pequenas flores. Sua tinta, usada na impressão, decompõe como um fertilizante.

Assim, o reaproveitamento do papel, ao contrário dos demais jornais tradicionais, é super fácil: basta colocá-lo em uma embalagem com terra para plantar e regar, e as sementes germinam, cujas plantas geram flores que as abelhas adoram.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa foi abraçada pelo público japonês, que elogiou a pegada mais sustentável que o “Mainichi Shimbunsha” busca ter. Recentemente, algumas escolas assinaram o jornal para educar as crianças sobre a questão ambiental e ensiná-las sobre a importância da reciclagem.

Tá aí uma ideia que pode servir de inspiração para outras empresas que trabalham com um grande volume de impressões em papel!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 1º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Fonte: Pensamento Verde
Fotos: Reprodução / Nation MX

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,843,411SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Índia planta 1 milhão de árvores frutíferas para combater a fome no país

A ONG OneTreePlanted publicou uma nota com uma das melhores notícias de 2020. Mesmo enfrentando grandes desafios por causa da pandemia, eles conseguiram plantar...

[VÍDEO] Menino imita o pai pintor e usa creme para assadura para “pintar” o quarto

Essa graça de menino é o Henry, que foi filmado pela mãe enquanto "pintava" a porta do quarto.  Acontece que ele fez isso com um...

Empresa permite que funcionários levem seus pets ao escritório

A percepção de que os pets aliviam a tensão no local de trabalho é unânime.

Descubra se seus cosméticos e maquiagem são tóxicos com ajuda de um aplicativo

Muitas mulheres ao final do dia se preocupam somente com a remoção total do rímel. Não pensam se seu removedor de maquiagem está lhes...

Com impressão 3D, brasileiro cria próteses infantis que resgatam a autoestima das crianças

Nascer sem ou eventualmente perder algum membro do corpo ao longo da vida é complicado para pessoas de qualquer idade. Mas sempre há uma...

Instagram