Jornalista cria campanha para ajudar garoto a disputar torneio de karatê

O garoto Davyson vai disputar o Campeonato Nacional Superliga Karatê, na cidade de Aracaju, no Sergipe, entre os dias 5 e 8 de julho. De origem humilde, ele representará o estado do Maranhão e tem grandes chances de conquistar uma medalha. (Ajudar uma causa social pode ser mais fácil do que você imagina. Cadastre o seu Visa e escolha uma causa. Cada vez que você usar seu cartão, a Visa fará uma doação. Cadastre-se.)
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Isso porque Davyson, 9 anos, é um multicampeão: ele venceu 48 campeonatos, dos 50 que já participou. Bastante talentoso, quase que ele não disputa o campeonato nacional. A participação de Davyson, que começou a praticar karatê aos 3 anos, só foi possível porque ele conheceu a jornalista Jacqueline Heluy.
“Na correria da redação da TV, esbarrei com o menino franzino carregando 48 medalhas penduradas no pescoço. ‘Essas medalhas são todas suas?’, perguntei cheia de curiosidade. Tímido, ele sorriu e respondeu que sim. E ainda me disse: ‘elas pesam cinco quilos’”, relatou Jacqueline em um post no seu perfil do Instagram.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ela conta que o garoto vive com a mãe, na periferia de São Luís. De manhã, ele varre o chão da casa, à tarde estuda e à noite treina karatê, durante duas horas. Davyson está na faixa verde, mas já poderia ter passado para a faixa roxa, se a mãe dele, uma trabalhadora doméstica, tivesse condições financeiras para comprar a faixa nova.
“Não é só a faixa que a mãe não pode dar ao Davysson. O pequeno campeão está buscando ajuda financeira para disputar o Campeonato Nacional Superliga Karatê, que acontecerá de 5 a 8 de julho, na cidade de Aracaju (SE), representando o Maranhão. A família não dispõe de recursos”, continuou a jornalista.
Somando as despesas de passagem de ônibus, ida e volta, para ele e um acompanhante, hospedagem e alimentação, Davyson precisaria de 800 reais para poder competir no Campeonato Nacional Superliga Karatê.
“Pergunto por que ele gosta tanto de lutar karatê. E o menino me responde: “porque eu aprendo a me proteger das coisas ruins e também porque o karatê me ensina a andar sempre no bom caminho”. Perguntei o que são as “coisas ruins” que ele precisa se proteger. O menino me olhou, calou e eu respeitei o seu silêncio.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Emocionada com o que tinha acabado de ouvir, a jornalista decidiu criar uma campanha para ajudar Davyson a ir para Aracaju disputar mais um campeonato de karatê e continuar brilhando no esporte. Na mesma publicação, Jacqueline disponibilizou uma conta para doações.
Graças à solidariedade de pessoas do país inteiro, e até de brasileiros que vivem no exterior, o menino da comunidade de Geniparana vai disputar o campeonato. A jornalista Jacqueline compartilhou a notícia em outro post.
“Levando na bagagem sonhos e muita determinação, o garoto seguiu hoje bem cedinho para Aracaju (SE), em busca de mais uma medalha de ouro”, disse ela.
O garoto embarcou em um ônibus fretado, acompanhado pela avó e mais 20 crianças de bairros da periferia de São Luís, que treinam com ele nas aulas de karatê do mestre João Santos.
“Aos amigos aqui do Insta que ajudaram a tornar realidade o sonho de um menino humilde em se tornar campeão nacional de karatê, a nossa eterna gratidão. E sigamos juntos na nossa corrente do bem”, finalizou Jacqueline.
crédito das fotos: Jacqueline Heluy/Instagram/Reprodução
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.