O renomado chef e ativista espanhol José Andrés montou uma força-tarefa para alimentar as vítimas do Furacão Dorian, que atingiu as Bahamas, o maior da história do país.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ele alugou dois helicópteros, um barco e um veículo anfíbio para chegar às áreas mais atingidas pelo furacão, especificamente as Ilhas de Abaco e Grand Bahama. Até o momento, o Dorian já provocou a morte de sete pessoas e derrubou mais de 10 mil casas.
Radicado nos Estados Unidos, Andrés coordena a missão humanitária através de uma instituição criada por ele em 2010, a World Central Kitchen. Sem fins lucrativos, a organização atua em regiões devastadas por fenômenos climáticos e desastres naturais.
Leia Mais
Nas Bahamas, a equipe de Andrés transformou igrejas, escolas, lojas, em cozinhas emergenciais, onde ele e voluntários preparam comidas frescas e quentes para os desabrigados. Os primeiros alimentos distribuídos foram sanduíches e frutas. A estimativa é que sejam preparadas mais de 10 mil refeições nos próximos dias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Mulher abriga 97 cães em casa para protegê-los do Furacão Dorian nas Bahamas
“Se as cozinhas forem destruídas, construiremos outras e cozinharemos em grandes panelas”, disse Andrés no seu twitter.
Reporting in from Marsh Harbor in Abaco where there is a lot of hungry people….We @WCKitchen are setting up a kitchen here now & will also be bringing thousands more meals tomorrow from Nassau. We have to move quick! #ChefsForBahamas pic.twitter.com/hmqEkKkO5l
— José Andrés (@chefjoseandres) September 4, 2019
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Outras ações humanitárias de José Andrés
José Andrés não tem se contentado em cozinhar excepcionalmente bem, mas tem buscado sempre matar a fome de quem passa por dificuldades.
Ele já esteve no Haiti, logo depois do terremoto que destruiu o país. Em 2017, viajou com sua equipe para cozinhar para a população de Porto Rico, após a ilha ser devastada por um furação de categoria 5. Também atendeu as vítimas dos incêndios florestais da Califórnia, fez o envio de 130 mil refeições para a Venezuela, mais de 300 mil para os desabrigados pelo ciclone que atingiu Moçambique, e ainda, ajudou a população da Indonésia, depois do terremoto e do tsunami que abalaram a região.
O que faz alguém ser reconhecido como um grande profissional não é somente a sua habilidade, mas as suas atitudes. Eleito pela Time Magazine duas vezes como uma das “100 Pessoas Mais Influentes do Mundo”, é proprietário de 31 restaurantes nos Estados Unidos. Em 2016, foi convidado para abrir um restaurante no hotel de Donald Trump, em Washington D.C. Depois que o presidente americano fez insultos aos imigrantes mexicanos no país, o chef desistiu.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fonte: Conexão Planeta/Fotos: Reprodução
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.